LÃ DE VIDRO – Manta isolante à base fibra de vidro cor amarela e é usada para tratamento térmico e acústico em paredes, divisórias e forros de gesso, dependendo da densidade e espessura é mais barato seu emprego. Rolos de 1x10m ou placas.
LÃ DE ROCHA – Manta isolante à base de fragmentos minerais cor marrom e é usada para tratamento térmico e acústico em paredes , divisórias e forros de gesso, porém seu preço é maior que a lã de vidro. Seu peso também é grande e seu emprego é utilizado em casos adequados.
LADRÃO – Cano ou orifício de escoamento, situado na parte superior de pias ou reservatórios de água, que evita o transbordamento de excesso.
LADRILHO – Peça quadrada ou retangular, com pouca espessura, de cerâmica, barro cozido, cimento, mármore, pedra, arenito ou metal. Chama-se de ladrilho hidráulico quando é rústico sem brilho e de espessura maior, em geral com floreios, mosaicos.
LADRILHO HIDRÁULICO – Tipo de cerâmica rústica, de espessura maior que 8 mm e aspecto poroso, podendo ter desenhos de florões pintados em relevo tem medidas em geral 20×20 cm ou 15×15 cm.
LAJE – Estrutura plana e horizontal de pedra ou concreto armado, apoiado em vigas e pilares, que divide os pavimentos da construção.
LAJOTA – Pequena laje de pedra. Termo mais usado para designar as planas de pedras ou de cerâmica, usadas nos pisos de jardins.
LÂMINA – Bloco vertical numa construção de vários pavimentos.
LAMINADO – Vidro composto pela sobreposição de camadas de vidro no mínimo 2 que recebe entre as camadas butirol que é uma resina, com espessuras padrão de 6 mm, 8mm, ao quebrar não solta estilhaços absorve melhor impacto de projéteis.
LAMINADO MELAMÍNICO – Lamimado Melamínico ou Melamina ou “Formica” ou Laminado Plástico, tipo de revestimento feito de folhas de celulose (papel) prensado com resina a altíssima pressão e utilizadas coladas sobre materiais diversos tendo diversas texturas e padronagens, atualmente se fabrica com camada de folha de alumínio ou metal o que dá aparência de metal, sendo de custo mais elevado, dimensões médias 1,25×2,51 ou x3,05m espessuras de 0,8 a 1,2 mm, sendo a mais grossa para colagem sobre emboço.
LAMBREQUIM – Ornamento recortado em madeira que arremata forros e beirais
LAMBRIS ou LAMBRIL – Faixas inferiores que revestem as paredes geralmente em lâminas de madeira (rodapés), ou revestimento de madeira ripada usado em forros e paredes, com encaixe do tipo macho-fêmea.
LAMINADO – Vidro formado por lâminas de vidro e de películas plásticas. Derivado do prensamento de material celulósico e de resinas, cuja superfície é protegida por resina melamínica, tornando-se resistente à abrasão e ao calor. Tem vários acabamentos foscos, brilhantes, texturizado ou frost, uma variação ondulada.
LÂMPADA FLUORESCENTE ou HALÓGENA – Dispositivo eletrônico no qual a luz é gerada a partir de substâncias, como o flúor, o cloro, o bromo e o iodo, colocadas no tubo.
LANTERNIM ou CLARABÓIA – Pequeno telhado sobrepostos à cumeeira que proporciona a circulação do ar. Ver Cúpula.
LAPIDADO – Vidro que recebe pequeno corte (milímetro) em forma de bisel nas arestas não confundir com bizotado cuja dimensão é maior, este serve para dar arremate nas arestas em vidros temperados ou laminados.
LAREIRA – Construção de alvenaria ou pré-fabricado de metal e de concreto que aquece o ambiente.
LAUDÊMIO – Remuneração ou taxa que o enfiteuta alienante paga ao senhorio direto da coisa aforada, como compensação pela sua renúncia ao direito de opção na transferência do domínio útil, ou de consolidar, na sua pessoa, a propriedade plena.
LAVABO – Pequeno banheiro sem espaço para o banho.
LEI DE ZONEAMENTO – Legislação municipal que rege o uso de terrenos urbanos.
LENÇOL FREÁTICO – Camada onde se acumulam as águas subterrâneas. Seu rebaixamento é contratado a firma especializada em solos que utiliza bombas para extração da água e canalização para bueiros sendo exigida pela Prefeitura a utilização de caixa de coleta e decantação de sólidos antes do bota fora, sendo aplicadas multas quando a mesma não é utilizada, havendo embargo da obra.
LEQUE – Degraus na mudança de direção de uma escada.
LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO – Refere-se à análise e descrição topográfica de um terreno. Também chamado de levantamento planialtimétrico.
LEVIGADO – Tipo de acabamento dado nas pedras planas, a pedra fica lisa porém não brilha é a etapa antecedente ao brilho.
LICENÇAS DE OBRA – Temos várias licenças que precisam ser obtidas na prefeitura, como a LICENÇA DE OBRA, e quando for necessário a construção de tapume na frente do terreno/obra a respectiva LICENÇA DE TAPUME DE OBRA, sendo renováveis periodicamente. Para obras especiais existem várias licenças a serem obtidas em diversos órgãos.
LIMITADOR DE CONSUMO D’ÁGUA – Dispositivo instalado no ramal predial para limitar o consumo d’água.
LINHA, TIRANTE ou TENSOR – Parte inferior da tesoura onde encaixam as pernas.
LISTELO – Filete. Pequena moldura usada para arrematar peças cerâmicas.
LIVING – Termo que na Arquitetura é o mesmo que sala que serve para ter mobiliário como sofás e permitir reunião de familiares.
LOCAÇÃO – Implantação da obra a partir do gabarito. Ver Gabarito.
LOGRADOURO – O que pode ser logrado ou usufruído. Rua, praça ou jardim, de livre acesso a todos. Pastagem pública para os gados de uma região.
LONGARINA – Viga de sustentação disposta segundo o comprimento de uma estrutura em que se apóiam os degraus de uma escada ou uma série de estacas. pisos elevados, etc. Ver Viga.
LONGITUDINAL – Que diz respeito ao comprimento. Tomado no sentido da maior dimensão. Colocado ao comprido ou no sentido do eixo principal.
LOTE – É a parte de terreno situada ao lado de um logradouro público, descrita e assegurada pelo título de propriedade. Ver Terreno.
LUMINÁRIA – Peça encarregada de iluminar o ambiente. Pedra que não concentra calor, mas mancha facilmente. É impermeabilizada com resina.
LUMINOTÉCNICO – É o Projeto ou tudo que diz respeito ao estudo de iluminação de um ambiente, de uma obra, de um local.
LUNETA – Abertura de forma circular, envidraçada, colocada no topo de janelas e portas. Também é um tipo de abóbada. Ver Adam.