Como instalar a bomba de Ariete?

Como fazer a instalação de uma  bomba de Ariete!

 

 

1º) A queda vertical d’água deverá ter no mínimo 1,5 metros e no máximo 8 metros.

[divider]

2º) Fixar o Carneiro (ou Aríete) sobre uma base firme e nivelada, distante do início da queda d’água de no mínimo 10 metros e no máximo 50 metros.

[divider]

3º) Obrigatoriamente, o cano de entrada deverá ser Galvanizado, bem como mantido em linha reta e sempre em declive desde o início da queda até a entrada do Carneiro.

Jamais será permitida a instalação de curvas, joelhos ou formação de abaulamentos (voltas) em qualquer sentido, para que a força da propulsão gerada pela queda d’água atinja sua maior intensidade.

[divider]

4º) O cano do recalque poderá ser galvanizado, de plástico ou de borracha, e TEORICAMENTE poderá ter comprimento ilimitado.
Porém, o atrito d’água nas paredes do cano provoca perdas na força de recalque (100 metros de cano equivalem a 1 metro de elevação vertical).
Por esta razão, quanto menos curvas ou abaulamentos tiver o cano de recalque, melhor será o rendimento.

[divider]

5º) Recomendamos colocar a boca do cano de entrada no mínimo de 20 a 30 centímetros abaixo do nível normal d’água, bem como protegê-la com uma tela para evitar a penetração de impurezas.

[divider]

 

 Funcionamento da bomba de ariete:

1º) O Carneiro Hidráulico (ou Aríete) funciona quando a força de propulsão gerada por uma queda d’água for conduzida ao seu interior pelo cano de entrada.

[divider]

2º) No interior do bojo está instalada a Válvula de Retenção que retém no interior do bojo a água e o ar comprimido que são responsáveis pelo recalque d’água. É uma peça de borracha com grande durabilidade.

Quando houver necessidade de substituí-la, deve-se tomar o cuidado de apertá-la através das porcas e arruela lisa, de tal forma que a borracha possa ser girada sem esforço com os dois dedos.
Recomendamos jamais retirar o tampão superior externo do bojo.

[divider]

3º) A Válvula Motora é de vital importância, pois da água que penetra no Carneiro Hidráulico, uma parte destina-se ao recalque e a outra destina-se como força propulsora.

Ela é composta de Martelo e Castelo.

O Martelo tem movimento, e se o curso do mesmo for convenientemente ajustado obteremos um excelente rendimento no recalque e uma menor perda d’água. Regula-se o curso do Martelo através do Parafuso de Regulagem que se localiza debaixo da Válvula Motora e atarrachado na parte externa inferior da base do Carneiro.

Sugerimos, quando da instalação inicial de um Carneiro modelo 3 deixar o Martelo com o curso de mais ou menos meio centímetro e quase um centímetro para os modelos 4 e 5.

Instalado o Carneiro, já com água em seu interior, deve-se pressionar para baixo e por alguns instantes a haste do Martelo para dar início ao processo de recalque.

Havendo necessidade, deve-se repetir a operação por duas ou três vezes.
Depois de iniciado o recalque d’água, recomenda-se que lentamente se vá aumentando ou diminuindo, se necessário for, o curso do Martelo até que se obtenha o recalque em litros por hora previsto na tabela.

Encontrado o recalque desejado, limita-se definitivamente o curso do Martelo travando-se firmemente o Parafuso de Regulagem através da porca e arruela lisa (de metal) que irão pressionar firmemente a Arruela de Vedação (de borracha) contra a base do Carneiro Hidráulico para evitar a fuga d’água pela rosca do Parafuso de Regulagem.

O Martelo ao trabalhar bate de encontro ao Parafuso de Regulagem provocando um lento desgaste. Por esta razão, recomenda-se duas ou três regulagens anuais de seu curso.

[divider]

4º) Trabalhando ininterruptamente durante longos períodos, e por circunstâncias diversas, o volume de ar comprimido dentro do bojo poderá ser absorvido pela água ocasionando a paralização do Martelo e interrompendo o recalque d’água.

Acontecendo esta paralisação, deve-se desatarrachar os 4 parafusos que fixam o bojo do Carneiro, permitindo o escoamento d’água e a penetração do ar.

Para facilitar este ou qualquer outro conserto no Carneiro sugerimos a instalação de um “Registro Vane” ou “Torneira de Passagem Reta”, distantes em cerca de 20 centímetros do mesmo, colocados tanto no cano de entrada como no de recalque.

O Carneiro Hidráulico é o equipamento ideal para o abastecimento de água em sítios, fazendas e chácaras.

fonte: cataventoskenya

Postado por
FazFácil
Equipe especializada em arquitetura, reforma, design, jardinagem, consumo e cultura.
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

A ciência do sono, um campo cada vez mais vital da pesquisa médica e psicológica, oferece insights fascinantes sobre como...

Colorir é uma atividade que vai além do simples ato de pintar: é uma forma de relaxamento e uma maneira...

A Jade Vermelha, ou Mucuna bennettii, é uma planta exótica e visualmente impressionante, muito apreciada em jardins tropicais por suas...