Instalação de Cortina D´Água e Painel Borbulhador

Escrito por

Então você conferiu nosso artigo sobre decoração com cortina d´água, que inclui painel borbulhador. E decidiu que sim, vai aderir a essa moda. Muito bom! Agora você precisa saber sobre as especificações técnicas para a instalação. Confira já.

Em primeiro lugar é importante definir aonde pretende instalar o painel borbulhador ou cascata.

Instalação de Painel Borbulhador

Em primeiro lugar é importante definir aonde pretende instalar o painel borbulhador ou a cortina d´água.

Você precisará considerar um local para colocar o compressor de ar. Ele mede 15 cm x 15 cm x 20 cm e pesa 1,5 Kg. Não se esqueça que deverá existir uma tomada no lugar

Esse cantinho deverá ser de no máximo 5 m de distância. Uma mangueira de 6 mm ligará o compressor ao painel.

O ruído é semelhante ao de um motor de geladeira – não é alto. No entanto se você quiser barulho zero, acomode o compressor dentro de uma caixa com isolamento acústico.

Não é necessário ponto de água. O painel borbulhador sai da fábrica preparado para que, na instalação, seja necessário apenas fixar, encher de água e fazer a ligação elétrica.

Você comprará a peça pronta, bastando apenas encher o reservatório com água destilada. Um marceneiro tem o perfil adequado para fazer a instalação mas as empresas também instalam.

Abastecimento de Água da Cortina D´Água

cortina d´águaO reabastecimento de água pode ser feito de forma manual. Ou então usar um dreno e uma entrada de água, para ficar mais prático.

É importante definir, ainda, como será feito para que a água siga do reservatório e chegue até a bandeira, na parte superior da peça. A forma ideal é passar o cano dentro da parede.

Mas também é possível que a passagem fique escondida dentro de uma moldura de inox, presa nas laterais do vidro ou por trás dele. 

Não são necessários ponto de dreno ou ponto de água.

No caso da cortina d´água que escorre, a água pode apenas deslizar abertamente pelo vidro ou contar com outra lâmina para protegê-la. O primeiro caso é mais indicado para ambientes comerciais e ambientes especialmente secos.

Manutenção e Cuidados

A única manutenção necessária consiste em repor a água que evapora com o tempo.

É uma operação rápida e fácil onde, além da água, acrescenta-se um produto especial que evita a formação de limo, lodo ou o entupimento das saídas do ar. Dessa forma, a água permanece cristalina por anos.

O painel não deve ser instalado de frente para um ar condicionado: se ele receber ar quente ou frio somente em um dos lados, pode haver empenamento e ruptura dos filetes internos.

Consultoria: Bella Telha