Bombas Verticais…[clear]
[h2 type=”1″ width=””] Esquema Básico de Instalação série: VAS. (Dancor)[/h2]
Atenção : Fixar a tampa do motor antes de instalar a bomba, utilizando-se dos mesmos parafusos da caixa dos terminais de fixação do motor.
[h2 type=”1″ width=””]Montagem da Tubulação de Recalque[/h2]
A tubulação deverá ter apoio próprio, para não exercer peso na bomba e seu ralo (modelos: 1050/1053/1060/1063) ficará assentado numa base cerca de 20cm do fundo do poço ou caixa coletora.
Essa bomba deverá ter resistência para sustentar o equipamento, mantê-lo na posição vertical e evitar a vibração do conjunto.
Os modelos 1101/1103 possuem uma base de apoio (placa base) que serve, simultaneamente, como tampa da caixa coletora e apoio da bomba.
• Observe todos os detalhes dos Esquemas Básicos de Instalação, principalmente quanto ao posicionamento da válvula de retenção na coluna.
• Os tubos rígidos utilizados na parte externa do esgotamento, podem ser substituídos por mangueiras ou mangotes resistentes em função do líquido (na instalação móvel).
[h2 type=”1″ width=””]Bombas Verticais :Funcionamento[/h2]
Concluídas as instalações hidráulicas e elétricas, seguir os procedimentos:
1- Ligar o motor para verificar o sentido de rotação e desligar;
• Motor monofásico sai da fábrica com o sentido de rotação correto;
• Motor trifásico: Caso o sentido de rotação estiver invertido (obsrve o sentido correto indicado pela seta), inverta a ligação de uma das fases;
Caso ocorra alguma falha no fornecimento de energia, principalmente quando se tratar de bomba trifásica, devido o retorno de energia, poderá ocorrer uma inversão de fase, com isso, invertendo o sentido de rotação do motor.
Neste caso, será necessária uma nova verificação do sentido de rotação.
Obs:A instalação de seu equipamento deverá ser realizada por um profissional especializado.