Iluminação com Luminárias e Spots em Trilho Eletrificado

Escrito por

Luminárias e spots em trilho eletrificado são mais versáteis do que se pensa. Veja a seguir como é fácil criar uma boa iluminação para a casa a partir deles.

Trilhos eletrificados podem ser usados em estilos de decoração. Além disso, são uma alternativa perfeita para quem não conta com sancas, economizando bastante dinheiro e preciosos centímetros com rebaixamento de gesso.

Afinal, rebaixamento não é recomendável para ambientes mais estreitos, já que reduz a altura do seu pé direito.

Vantagens de Luminárias e Spots em Trilho Eletrificado

Além de ser uma saída em conta quando comparado à iluminação em sancas, os trilhos eletrificados só precisam contar com um ponto de luz no teto.

Ou seja, um ponto de alimentação será distribuído não apenas para uma luminária ou spot, mas vários deles. Só vai depender da distribuição da iluminação que você deseja realizar.

Caso não goste do projeto inicial de iluminação, bastará mover os spots e luminárias. Ou mudar a direção para as quais estão apontando.

Tudo isso sem a necessidade de obras – ou seja, sem contratação de pessoal e sem sujeira. É tudo concluído no mesmo dia.

Decorando com Trilho Eletrificado

luminaias trilhoSim, até mesmo decorações mais tradicionais ou rústicas podem entrar na onda do trilho eletrificado. Basta escolher um modelo bem discreto, da cor do teto.

Os spots também devem ser de modelos bem simples.

Uma saída muito criativa é utilizar luminárias pendentes no lugar dos spots. Assim você poderá personalizar esse recurso de iluminação bem de acordo com o estilo da sua casa.

Numa decoração mais casual, ou industrial, o contraste entre o teto e a cor do trilho e dos spots devem existir. De preferência, escolha trilhos no estilo meia calha ou de canos, que reforçam a pegada moderna do ambiente.

luminarias trilhoConforme já comentado, com os spots (mas não tanto com as luminárias) você poderá direcionar o foco da luz para onde quiser. Isso também faz parte dos recursos de decoração.

Aponte focos de luz para o teto e você criará um ambiente mais suave. Para as paredes, você poderá jogar a atenção sobre um quadro ou uma estante em particular.

Para baixo o potencial de iluminação é máximo. Você poderá direcionar para o lado do sofá onde costuma ficar quando quer ler.

Equipamentos para Montar o Trilho Eletrificado

trilho luminaria pendenteAlém dos trilhos ou da eletrocalha, você vai precisar dos spots, refletores (para iluminação mais intensa) ou de luminárias. Neste último caso, verifique se o trilho escolhido é capaz de suportar o peso delas.

Prefira spots com soquete tipo E27, de rosca comum. Assim é mais fácil encontrar novas lâmpadas. Lâmpadas mini-spots de LED alcançam a melhor iluminação possível. Ela deverá ter facho aberto em 120 graus e fica difusa.

Mas você também pode usar uma lâmpada de facho fechado para dar destaque a algum móvel ou quadro no meio do trilho. Neste caso opte por uma lâmpada PAR20 de LED e ângulo de abertura de 20 a 35 graus.