Iluminação Aconchegante na Sala: Como Fazer

Escrito por

Uma iluminação eficiente e ao mesmo tempo aconchegante está, sim, ao seu alcance. Ela é ideal para criar um clima convidativo para a sala de estar, um espaço social que deve estimular o conforto de quem a ocupa. O segredo está na iluminação indireta, aquela onde só se vê onde a luz incide e não o ponto de onde ela é irradiada. Aprenda a substituir a luz direta e dura da sua sala a seguir.

Regras Gerais da Iluminação Aconchegante na Sala

Normalmente os ambientes são estruturados para ter poucos pontos de luz. Portanto, para garantir a iluminação de todo o cômodo, usa-se lâmpadas bem fortes, caracterizando o visual ofuscante da luz direta.

Para quebrar esse efeito estimulante demais, é preciso criar novos pontos de luz na sala e utilizar, com cada um deles, lâmpadas mais amenas. Assim começa o projeto da iluminação aconchegante.

Se você ainda prefere manter um ponto de luz poderoso, providencie um abajur que rebata bem sua força. E identifique quais os demais locais da sala que podem se beneficiar de lâmpadas mais fracas.

Mas você também poderá criar um cômodo totalmente feito de luz indireta. Aqui, a distribuição dos pontos de luz deverá ser ainda mais inteligente, para evitar penumbras indesejáveis.

Outra dica importante é esconder as lâmpadas e apostar no foco ao invés de uma luz que irradia amplamente.

Iluminação Indireta: Usando Luminárias

sala lumináriaA maneira mais simples de criar a iluminação indireta é usando luminárias. Principalmente as de tomada, que são bem mais numerosas do que os pontos de luz tradicionais.

Aí entram abajures e luminárias de piso, mesa ou pendentes. Arandelas, aquelas que instalamos nas paredes, também são bem-vindas.

Mais uma vez, o segredo é que elas tenham rebatedor, ou seja, que não deixem a lâmpada à mostra.

Instale as Lâmpadas no Forro do Teto

sala forroSe seu teto é revestido com forro rebaixado, ou você pretende instalar um, você terá um ótimo artifício para criar uma iluminação aconchegante. A vantagem é que as lâmpadas poderão se espalhar por uma área grande.

Na parte de cima da ponta desse forro, coloque luminárias fluorescentes tubulares. Ou fitas de led embutidas.

Iluminação no Chão ou em Móveis

iluminação chãoConsidere, ainda, a iluminação pelo piso. É ótimo para criar luz indireta. Utilize spots direcionáveis e posicione-os em direção às paredes.

Lâmpadas embutidas no chão apontam diretamente pra cima e podem ofuscar. Então não aposte nelas.

Utilize fitas led ou pequenos spots e esconda-os atrás de painéis ou estantes. Se quiser ousar, instale-os sob sofás, poltronas, mesas ou estantes. Vasos de plantas também são ótimos esconderijos.