Grades de Proteção para Varandas e Vãos de Escadas

Escrito por

 

Grades para sacadas e vãos de escadas não são só acessórios imprescindíveis para a segurança interna e externa de moradores e visitantes: são, também, ornamentos do ambiente, capazes de realçar estilos e conferir um acabamento decorativo aos espaços.

Grades comuns, sem detalhes e de formato reto ou levemente abalroado, podem dar lugar a materiais como ferro retorcido e trabalhado, aço inox, gesso, madeira, alumínio tubular ou até mesmo vidro.

Com elas você pode pode afirmar atmosferas contemporâneas, clássicas ou bucólicas, variando do moderno ao clássico.

Principais Tipos de Grades para Varandas

Os quatro principais materiais utilizados em grades para varandas e vãos de escadas são madeira, vidro, metal e gesso.

Cada um deles possui características próprias de formato e possibilidades de cores e texturas.

grades varanda gesso

Grades de concreto, em formato de colunas.

  • Madeira: ideais para casas com estilo campestre ou rústico. Suas dimensões variam de grandes, com pedaços inteiros de madeira, até os bem esculpidos e lixados. Disposições de tiras de madeira de formato encruzilhado também são muito apreciadas, atribuindo um aspecto provençal ao projeto;
  • Vidro: não interferem no visual geral da casa ou da vista externa do imóvel, no caso de varandas e sacadas. Agem como placas de proteção, que impedem a passagem de pessoas e animais. Dependendo do projeto arquitetônico, podem receber películas solares que conferem cores e brilho diferenciados;
  • Metal: Aqui entra a maior variedade de materiais e estilos, com diversidade de formatos e tonalidades. É possível encontrar modelos com apenas uma grande grade central horizontal até aqueles com moldes geométricos, de plantas, flores e diversos desenhos. Existem os tubulares, cromados, coloridos. Além disso, há projetos que utilizam cabos de aço como grades.
  • Gesso ou concreto: Em forma de colunas dispostas uma ao lado da outra, são mais sólidas e tradicionais.

Também é possível conjugar dois materiais diferentes para grades de varandas.

Essa combinação é mais evidente no caso de escadarias, cujo corrimão pode ser de madeira e a grade de metal, por exemplo.

O acabamento superior e estruturas de sustentação das grades de uma varanda podem ser de metal e, no lugar de grades tradicionais, coloca-se placas de vidro.

Às vezes o morador ou o arquiteto optam por substituir grades por um balcão de concreto, colocando apenas uma pequena estrutura vazada de metal no topo para arrematar o projeto.

Cores de Grades para Vãos de Escadas e Varandas

grade de açoOs tons originais de madeira e metais, como ferro e bronze, podem ser preservados – mas você sempre tem a opção de pintar suas grades de acordo com o estilo da decoração.

A regra mais aplicada por arquitetos e decoradores é a de escolher tonalidades que não chamem muita atenção – a menos que o efeito desejado seja o de preencher o ambiente com mais informações visuais.

Tons claros, como o branco e pastéis, devem ser empregados quando o resto da casa segue essa mesma palheta mais suave.

Tons terrosos dialogam melhor quando da presença de tecidos, móveis e pisos rústicos e naturais.

Cores nobres como dourado ou prateado ficam perfeitos em decorações clássicas, opulentas e sofisticadas.

Todos os materiais, com exceção do vidro, são passíveis de pintura. Escolha tintas apropriadas para exposição climática.

Aproveitamento de Grades de Sacadas e Varandas

grades varanda floresAlém da proteção e do elemento decorativo, grades podem servir a outras funções secundárias, como suporte de vasos de plantas, espécies de trepadeiras e até mesmo mesinhas acopláveis, dependendo de seu formato.

Assim é possível otimizar o espaço de maneira original, seja para apoiar pratos e copos na área externa da casa – ideal para receber visitas -, seja para cultivar uma espécie vegetal da sua preferência.

Medidas Estruturais para Grades

grades varandaDe forma geral, um gradil de varanda deve ter, em média, 0,90 cm de altura.

Dependendo do piso, será necessária a criação de uma mureta de alvenaria tipo rodapé para fixar a estrutura da grade. Essa mureta pode chegar a até 0,45 cm de altura.