O que é a Goma-laca

A Goma Laca é uma substância orgânica derivada da secreção de um inseto (coccus lacca) encontrado em países do oriente como a Índia e a China.

Buscando a origem do vocábulo, encontramos: Goma – do egípcio Kummi, através do latim vulgar, Gumma – seiva translúcida e viscosa; Laca – do sânscrito Lakxa. Em árabe, Lakk: resina avermelhada (também empregada na fabricação de lacre).

A substância resinosa liberada por este inseto através de poros do corpo (abundantemente produzida em infinito número ( “cem mil” ) de partículas), incrusta-se nos galhos dos arbustos onde vive, ( figueiras dos pagodes, figueiras da Índia: Antea frondosa).

Para a preparação do verniz, estes galhos são colhidos e quebrados em pequenos pedaços de onde é extraída e purificada a substância que depois dissolvida em álcool será o ” verniz de goma laca”.

Aplicado manualmente com uma bucha de estopa envolvida em tecido fino de algodão (boneca), o verniz penetra nos poros da madeira. Sucessivas aplicações devem ser feitas até que se consiga a cobertura desejada, com textura e brilho. Esta resina é apresentada no comércio em torrões escuros e em finas escamas, semi-transparentes, com diversas tonalidades, indo do âmbar escuro ao amarelo pálido. Esta variação de cores é resultado da presença de substâncias colorantes naturais da árvore. Podemos encontrar no mercado a goma laca indiana limão, laranja, asa de barata, goma laca indiana clarificada ou ainda transparente.

A Goma Laca Indiana deve ser dissolvida em álcool absoluto (99%) em proporções variáveis dependendo da utilização. O uso da goma lacca é conhecido há pelo menos 2.500 anos. É uma forma tradicional de selar madeiras, cerâmicas, papelão e gesso. Também é utilizada como verniz e isolante de moldes de gesso.

[h3 type=”2″]Caracteristicas[/h3]

[box type=”” color=”” align=”right”][h3 type=”1″]Outros nomes da Goma Laca[/h3]

  • Verniz de Boneca
  • Asa de Barata
  • French Polish (inglês)
  • Shellac (inglês)

[/box]

A goma laca é durável, elástica e flexível, embora não seja a prova d´água, nem de calor, ou de quaisquer substâncias alcalinas.
O resultado estético resultante da madeira é diferente, e dá uma textura que podemos chamar de “natural”, onde os desenhos dos veios da madeira permanece mais visível, além de não esconder o relevo das camadas, os desgastes e acomodação que acontecem com o tempo.
Outra peculiaridade é que a goma laca permite periodicamente uma nova camada que recupera pequenos arranhões, áreas de desgaste e renova o brilho. Tudo isso com o mínimo de alterações nas características da madeira.

[h3 type=”2″]Goma laca indiana[/h3]

A goma laca indiana é a mais recomendada para móveis.. A goma laca deve ser comprada à quilo. Não compre caso ela já esteja embalada. Vá a uma loja que tenha goma laca à granel. Verifique com a mão se ela estar bem seca e sem nenhuma umidade. Ela deve esta quebradiça e deve ter uma aparência de asa de barata ( por isso o termo “asa de barata”). Para cada quilo de goma laca, compre 10 litros de álcool comum ou combustível, para a diluição.
fonte: www.guiadomarceneiro.com

Postado por
FazFácil
Equipe especializada em arquitetura, reforma, design, jardinagem, consumo e cultura.
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

A ciência do sono, um campo cada vez mais vital da pesquisa médica e psicológica, oferece insights fascinantes sobre como...

Colorir é uma atividade que vai além do simples ato de pintar: é uma forma de relaxamento e uma maneira...

A Jade Vermelha, ou Mucuna bennettii, é uma planta exótica e visualmente impressionante, muito apreciada em jardins tropicais por suas...