F

Fase Elétrica – Termo genérico que se refere tanto a uma tensão de fase como a um condutor fase. Situação relativa de duas ou mais grandezas senoidais de mesma frequência quando a defasagem entre elas é igual a zero.
Em corrente alternada é equivocado dizer polo positivo ou negativo, pois existe uma frequência de variação de polaridade de 60 Hz, ou 60 variações por segundo.
Somente é válido mencionar a polaridade da fase elétrica em circuitos de corrente contínua. Razão entre a demanda média e a demanda máxima da unidade consumidora, ocorridas no mesmo intervalo de tempo especificado.

Fator de Demanda – Razão entre a demanda máxima num intervalo de tempo especificado e a carga instalada na unidade consumidora.

Fator de Fluxo de Reatores – Os reatores de lâmpadas de descarga, possuem um percentual de aproveitamento do fluxo luminoso destas. Este valor deve ser levado em consideração quando construir uma equação de cálculo luminotécnico para evitar distorções no resultado.

Fator de Perdas Luminosas – Engloba as depreciações quanto ao fluxo luminoso, ao acúmulo de sujeira, tanto nas luminárias e lâmpadas, como nas superfícies do ambiente, ao longo de sua utilização.
Este fator permite compensar na equação de cálculo luminotécnico as referidas perdas decorrentes de falhas na manutenção do sistema.

Fator de Potência – Razão da potência ativa pela potência aparente. Medida de desempenho no aproveitamento otimizado da energia elétrica oferecida pela distribuidora de energia. O fator de potência no Brasil é definido como alto à partir de 0,92 (ABNT).

Fator de Uniformidade – É a relação entre o menor e o maior valor de iluminância em uma área considerada, e é expressa pela fórmula U = E min. / E média, onde E = ilumância. Quanto mais próximo o fator de uniformidade estiver de “1”, mais homogêneo será a iluminância do local.

Fator de Utilização – Utilizado em cálculos luminotécnicos para obter um valor referente ao desempenho da luminária, que representa o percentual do fluxo luminoso emitido pelas lâmpadas, já depreciado o fator de fluxo do reator, que consegue atingir o plano de trabalho.
Tal fator, depende do rendimento da luminária e como a luz se distribui a partir de seu corpo ótico, do coeficiente de reflexão das superfícies do ambiente (teto, piso e paredes), assim como o índice do recinto (proporções geométricas).

Fita Isolante – Fita adesiva com revestimento apropriado para utilizar em isolamento elétrico de emendas ou ligações de fios e cabos.

Fluorescência – Fotoluminescência na qual a radiação óptica emitida, desaparece tão logo cessa a absorção da radiação excitadora.
Nas lâmpadas que realizam este processo, é criado um arco elétrico entre os eletrodos imersos em gás apropriado. Este gás provoca a emissão de raios ultravioleta pela excitação do mercúrio, chocando-se com o fósforo que reveste a parede interna da lâmpada causando o efeito em questão. Não confundir com fosforescência !

Fluxo Luminoso – É a grandeza obtida pela radiação total de uma fonte luminosa, entre os limites de comprimento de onda visíveis ao olho humano. Não há direcionamento específico de luz neste caso.
O fluxo luminoso das lâmpadas em geral é depreciado ao longo do tempo, causando perdas de iluminância nas áreas de trabalho. Sua unidade é o lúmen (lm).

Footcandle – Unidade para medir a quantidade de luz que atinge uma superfície, tal como uma parede ou mesa.
Um lúmen caindo sobre uma superfície de um pé quadrado produz a iluminância de 1 footcandle.
Um footcandle é igual a 10,76 lux.

Formação de sombras e penumbras – A formação de sombras e penumbras pode ser explicada pelo fato de a luz se propagar em linha reta.
Colocando-se um corpo opaco entre uma fonte luminosa (que pode ser uma lâmpada) e uma tela, observa-se que se formam na tela três zonas bem diferenciadas: uma zona iluminada aonde chegam todos os raios de luz; uma zona aonde só chegam alguns raios; e a zona de sombra aonde não chega nenhum raio.

Fosforescência – Fotoluminescência retardada pela acumulação de energia em um nível de energia intermediário.
Ex: Um interruptor de luz visível no escuro, possui esta propriedade. Não confundir com fluorescência !

Fotoluminescência – Luminescência causada pela absorção de radiação ótica.

Fotometria – Ramo da ciência óptica que estuda os métodos e processos de medição de fluxos luminosos e das características associadas a tais fluxos. Seus conceitos são essenciais para projetos luminotécnicos e de conservação de energia.

Fotossensibilidade – Sensibilidade aguçada às radiações luminosas e suas variações.

Frontlight – Expressão do inglês que designa iluminação obtida por meio de projetores que direcionam o foco para uma placa publicitária, criando um contraste com as adjacências destacando a placa por meio de luminância refletida do objeto. Importante observar as características da cor de fundo e das cores de destaque da placa para não ter efeitos indesejados.

Fusível – Dispositivo de proteção de circuitos elétricos, constituido por um material que funde, interropendo o circuito quando a correte que o percorre ultrapassa um valor pré-determinado.