Temperatura de Cor – É a grandeza que expressa a aparência de cor de uma fonte de luz. A escala das temperaturas de cor segue a ordem crescente de “luz quente” para “luz fria”. À partir do experimento com o corpo negro ( radiador de Plank ), foi definida uma escala relacionada ao efeito térmico e a aparência da luz visível deste corpo.
Não confundir com temperatura térmica, sensação de calor e frio e nem com IRC (Índice de Reprodução de Cores). Unidade de medida Kelvin, Simbolo K. Ver Kelvin; Corpo Negro ( Radiador Plank ); Temperatura de Cor Correlata ( TCC ); Luz Fria; Luz Quente e Young-Helmholtz.

Temperatura de Cor Correlata ( TCC ) – À temperatura de cor medida num corpo negro ( radiador de Plank ), é realizada pelo implemento de calor causando a incandescência deste corpo até sua fusão. Este experimento definiu a escala de temperaturas de cor, medidas em graus Kelvins, pela aparência da luz. Portanto, numa escala estendida e correlata, TCC é entendida como a temperatura de cor absoluta, cuja cor percebida se assemelha ao mais próximo possível com aquela apresentada pela fonte luminosa incandescente.
Neste sentido, as fontes de luz distintas da incandescente que atuam por descarga elétrica (fluorescentes; Vapor Mercúrio; Vapor Metálico e Vapor de Sódio), tem sua aparência de cor definida pela TCC. Ver Temperatura de Cor; kelvin; Corpo negro ( Radiador de Plank ); Aparência da Luz; Young-Hemholtz; Luz ( Espectro Visível ); Cor Percebida e Descarga Elétrica.

Temperatura de Trabalho – É uma faixa de temperatura térmica em que um dispositivo elétrico pode operar mantendo suas características funcionais. Ao ultrapassar os limites estipulados pelo fabricante, estarão comprometidos: os circuitos elétricos; a funcionalidade, e a própria integridade do produto.

Transmitância – É a razão entre o fluxo luminoso transmitido e o incidente. É a passagem do raio luminoso através de um meio físico, sem alteração de seu espectro. Ao passar através do material, o raio luminoso sofre uma perda por absorção. Parte do raio se transmite e outra parte se converte em calor.

Unidade Consumidora – Conjunto das instalações e equipamentos elétricos que recebem energia elétrica em um ponto, com medição individualizada e correspondente a um único consumidor.

Up Light – Artifício para iluminar elementos de um ambiente de forma esguia e vertical como árvores e arbustos do jardim; estátuas e colunas de um prédio. Consiste basicamente em instalar projetores externos ou luminárias de embutir no chão, voltados para os objetos.
Importante ressaltar que quanto mais próximo do objeto a fonte de luz for instalada, maior a incidência de sombras muito marcadas e quanto mais afastada estiver a fonte de luz do objeto reduz-se este efeito.

V / W / X / Y / Z

Vida Média de uma Lâmpada – É a média aritmética do tempo de duração de cada lâmpada ensaiada de um determinado lote.

Vida Mediana de uma Lâmpada – É o número de horas resultantes, em que 50% das lâmpadas ensaiadas ainda permanecem acesas.

Vida Útil de uma Lâmpada – É a média de horas que um dado número de lâmpadas ensaidas atingem a depreciação de 75% de seu fluxo luminoso, podendo comprometer a acuidade visual das pessoas. Apesar da maioria das lâmpadas continuar acesas após atingir este valor, é recomendável providenciar a troca por novas lâmpadas.

Visão Escotópica – É composta por sensores nervosos do globo ocular denominados “bastonetes”, são adaptadas para baixas luminosidades, ou seja, atuam na visão das regiões claras e escuras.
O valor máximo de sua curva espectral ocorre em 507nm. O deslocamento da visibilidade ocasionada por zonas claras e escuras provocam o deslocamento da visão dos “bastonetes” para os “cones”, ocasionando a fadiga visual.

Visão Fotópica – É composta por sensores nervosos no globo ocular denominados “cones”, é menos sensível à luz do que a visão escotópica, permitindo a visão para grandes luminosidades ( visão detalhada da luz do dia ). É responsável pela visão das cores. O valor máximo da sensibilidade de sua curva espectral ocorre em 554nm. O deslocamento da visibilidade ocasioanada por zonas claras e escuras provocam o deslocamento da visão dos “cones” para os “bastonetes”, ocasionando a fadiga visual.

Volt – Unidade de grandeza elétrica entre os terminais de um elemento passivo de circuito que dissipa a potência de 1W quando percorrido por uma corrente de 1A. Símbolo V.

Wall Washing – Técnica que consiste em fixar pontos de luz dirigida com spots ou embutidos no teto; ou luminárias de chão embutidas; ou ainda projetores de pequeno porte, todos fixados em pontos equidistantes que focalizam uma extensão de parede causando nesta o efeito de um “banho de luz”.
Este efeito permite destacar as texturas das paredes promovendo ainda uma iluminação indireta para sinalizar caminhos e valorizar a arquitetura.

Watt – Potência desenvolvida quando se realiza, de maneira contínua e uniforme, o trabalho de 1 Joule em 1 segundo.
Símbolo W. Nunca confundir com a emissão do fluxo luminoso de uma lâmpada.

Xantopsia – Distúrbio da visão no qual os objetos são vistos na cor amarela.

Young-Helmholtz ( Teoria Tricromática ) – Importantes cientistas do século XIX estudiosos das cores. Segundo eles, a fóvea retiniana, ou cavidade do fundo do olho humano que forma o eixo visual com a córnea, compõe-se por três tipos de fotoreceptores nervosos (cones). O 1º grupo é sensível prioritariamente à ação das ondas luminosas longas (vermelho); o 2º às ondas de comprimento médio (verde), e o terceiro às ondas de comprimento curto (azul).
Baseado nesta teoria tricromática de visão de cores, e com a descoberta de novos pós, ditos tricromáticos, os grandes fabricantes que investem em pesquisa, conseguiram obter uma nova série de lâmpadas de descarga. Usando uma combinação de fósforo com terras raras, estes novos pós não apenas corrigem a cor, mas emitem luz colorida. Ou seja, mediante a medida apropriada dos pós trifosfóricos, obtêm-se atualmente lâmpadas de descarga muito mais eficientes.

Zebramento – É o fenômeno ocasionado pela existência de sucessivas regiões claras e escuras geralmente em uma mesma via, ocasionando a fadiga visual.

Zênite – Interseção da vertical superior de um lugar com a esfera celeste. O estudo deste parâmetro permite o melhor aproveitamento da luz natural num ambiente por via zenital sem ofuscamento direto.