Instalando um Gerador de Energia Elétrica

Escrito por

Importância do Regulador de Tensão do Gerador

O regulador de tensão serve para estabilizar a energia produzida pelo gerador, evitando oscilações e consequentes picos.

Sem ele seria impossível ligar os equipamentos sem correr o risco de queimá-los.

Existem dois tipos de reguladores de tensão:

  • Capacitor: mais simples, e menos eficiente. Portanto, evite ligar equipamentos mais sensíveis, como aparelhos de TV e computadores;
  • AVR (Automatic Voltage Regulator): mais moderno e seguro para aparelhos mais sensíveis. Faz com que a energia produzida pelo gerador se assemelhe em estabilidade à energia fornecida pela rede elétrica pública.

Sistemas de Segurança para Geradores

Existem alguns equipamentos que podem ajudar a garantir a segurança de toda a família. Eles evitam, por exemplo, riscos de descargas elétricas.

Um desses equipamentos é o interruptor de transferência manual, que gera um gasto maior na compra e na instalação, mas vale a pena em termos de segurança.

O procedimento também pode ser feito após a instalação convencional do gerador.

Gerador: Instalação da Caixa do Interruptor

gerador a gasolinaEste passo é um pouco mais complicado. Instalada do lado de fora da residência, a caixa do interruptor serve para que você conecte painéis de sistemas elétricos no gerador.

Também pode ser chamada de receptor, pois apresenta conectores do tipo macho (com dentes em vez de orifícios).

Se a sua casa já possui um receptor (o que é provável), a instalação de um outro deve ser feita por um por um profissional eletricista para garantir total segurança e eficiência.

Atenção às Dicas de Segurança na Hora de Instalar o Gerador

  • Durante a instalação da fiação, tome muito cuidado: não permita que crianças ou animais estejam próximos da área;
  • Não abasteça o tanque do gerador por conta própria, pois o combustível é altamente inflamável e pode causar acidentes;
  • Nunca conecte o seu gerador diretamente na caixa de fusível ou em qualquer outro aparelho, nem mesmo os mais pesados como a máquina de lavar;
  • Após realizar a instalação de seu sistema com fiação, peça que um engenheiro elétrico ou técnico eletricista verifique se o trabalho foi feito corretamente.