Como Fortalecer Estruturas de Concreto

Escrito por

O concreto armado é um material poroso que pode sofrer sob a ação de gases, sais, ácidos e até mesmo microorganismos. Choques, terremotos, explosões, enchentes e variações de temperatura também podem acabar comprometendo seu desempenho inicial. Para resolver o problema, é necessário fortalecer essas estruturas de concreto. Conheça a seguir as principais técnicas.

Sintomas do Enfraquecimento das Estruturas de Concreto

A menos que a estrutura esteja em estado avançado de degradação, antes de mais nada é importante fazer um bom diagnóstico do que pode estar acontecendo. Os sinais de enfraquecimento podem ser visualizados na superfície externa da edificação.
Eles podem indicar que danos ocultos estão ocorrendo no interior.

concreto rachado

Fissuras, trincas, erosão, desgaste, desagregação, desplacamento, esfoliação, manchas, calcinação, perda de aderência entre as juntas de concretagem, porosidade ou permeabilidade podem ser consequências de uma estrutura enfraquecida.

Se você detectar um ou mais desses problemas, chame um engenheiro qualificado para confirmar o diagnóstico. Ele também será de suma importância para orientar sobre o material ideal para realizar a recuperação do concreto e qual a melhor técnica para fazer isso.

No Que Consiste a Recuperação do Concreto

A ideia central é devolver a estrutura de concreto à suas condições originais. Parte fundamental desse processo é verificar se as armaduras internas já entraram em estado de corrosão.

Se esse for o caso, será necessário remover as oxidações e refazer todo o cobrimento ao redor dessas armaduras. Para isso, será necessária a utilização de concreto bem adensado.

Isso impedirá a penetração de oxigênio e da umidade que podem corroer os vergalhões. Além disso, reconstruirá a parte da estrutura de concreto que sofreu os danos.

Técnicas para Recuperação de Estruturas de Concreto

Concretos e argamassas poliméricas são uma opção bastante usada na recuperação do concreto danificado. Eles contem resinas à base de metil metacrilato ou epóxi e são bastante aderentes, impermeáveis e duráveis. São mais indicados para aplicação em pequenas áreas.

estrutura corroida concretoAinda assim, contrate mão-de-obra especializada, pois os resultados desse produto podem variar. Não precisam de fôrma e podem ser moldados facilmente.

Outra solução, mas para áreas mais amplas, é o concreto projetado com espessura mínima de 50 mm. Assim como o concreto polimérico, ele não necessita de forma, já que é ejetado diretamente sobre a região que necessita de reparos.

As desvantagens são a existência de um desperdício maior de material na hora do conserto e a sujeira que provoca no ambiente. E talvez um tempo de cura mais estendido.

Estruturas densamente armadas ou de difícil acesso requerem concretos e argamassas especiais para “grauteamento”. Eles possuem excelente aderência, não retraem. No entanto, exigem fôrmas bem estanques.

O concreto que mais dá trabalho é o comum, pois exigem grande aumento de secção e bom conhecimento de tecnologia de concreto para alcançar a aderência ao concreto antigo.

Reforço de Estruturas com Fibra de Carbono

A fibra de carbono consta como uma solução altamente eficiente para fortalecer estruturas de concreto. Sua principal ação é atuar como resistência às sobrecargas que incidem sobre a estrutura original.

É a técnica mais rápida de recuperação do problema. No entanto, não é recomendado adotá-la sem antes uma análise cuidadosa. Até porque seu custo é bastante elevado.

Além disso, é fundamental contar com a mão-de-obra de uma empresa especializada. Sem isso, seu desempenho poderá ficar comprometido.