Forros para Teto em Fibras Naturais

Original: https://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/forros-teto-fibras-naturais/ Escrito por

Muito empregados em ambientes externos, o bambu e a palha também podem levar um pouco de natureza e rusticidade para dentro de casa. Conheça a seguir as vantagens de forros para teto feitos de fibra natural e se apaixone por alguns projetos.

Nem só de pergolados vivem os revestimentos de bambu ou palha. A pegada étnica que eles trazem também conquistou ambientes internos.

Forros desses materiais podem muito bem serem aplicados ao teto de salas, quartos e lavabos. Dependendo do seu negócio, até mesmo lojas e escritórios podem surpreender com esse recurso.

No caso da palha, o importante é que o cômodo seja seco. Ou seja, banheiros, cozinhas e lavanderias estão fora da lista. O vapor e umidade produzidos por esses locais podem acabar estragando as fibras.

Teto de Palha para Interiores

forro teto palhaA palha é um dos materiais mais procurados quando o assunto é forrar o teto de forma rústica.

Ela aceita pinturas, técnicas de envelhecimento e outros artifícios para customizá-la. Os fornecedores, no entanto, dispõem de muitos modelos diferentes.

quarto teto palhaVocê encontrará diversos tipos de trama, às vezes com dois tons de palha.

As próprias palhas são variadas. Podem ser do tipo italiano, indiano, chinês, malacca e outros.

aplicação forro palhaAvalie sempre se a peça de palha é encorpada o suficiente para evitar ondulações depois de instalada.

A instalação é simples, mas conte sempre com um profissional especializado na hora de fazer isso.

Fique de olho, ainda, se a peça de palha recebida está perfeitamente lisa, sem fibras soltas. Também é importante que as peças vedem completamente o teto, para evitar acúmulo de poeira no local.

Na hora de limpar, faça-o com espanador ou com um aspirador de pó. E só – sem panos úmidos ou produtos químicos, que podem queimar as fibras.

Bambu como Forro para Tetos

teto bambu salaAssim como a palha, o bambu também é ótimo para trazer rusticidade ao ambiente interno.

O fato de ser um caule oco ainda traz a vantagem de funcionar como isolante térmico e acústico, levando ainda mais paz e conforto para dentro de casa.

Outro ponto forte é que pode fazer parte de projetos de banheiros e lavanderias. Bastará envernizá-los com produtos que protegem a madeira da umidade.

Na cozinha, no entanto, não é recomendado. Não é uma superfície tão fácil assim de limpar a gordura.

painel teto bambuSe você optar por bambus mais grossos, eles deverão vir prontos de fábrica, de acordo com as medidas da área, em forma de placas. As ripas de apoio podem ser em madeira ou no próprio bambu.

Você pode cobrir completamente o seu teto ou apenas usar algumas placas para rebaixá-lo um pouco, como a proposta ao lado.

teto inclinado bambuBambus mais finos podem ser acomodados na hora pela equipe de instalação.

Existem muitos tipos de bambu, dos mais rústicos, quase como palhas, até os mais padronizados. Dependendo da espécie do bambu, as tonalidades variam do verde ao amarronzado.

Mas você também poderá pintá-lo da cor que mais combina com a sua decoração.