Forros de Bambu em Pérgolas

Escrito por

Pérgolas são estruturas muito charmosas e versáteis: podem ser feitas de diferentes materiais. Se o seu estilo é mais puxado para o rústico, com uma pegada mais praiana ou mesmo oriental (vai depender do restante da decoração), considere utilizar forros de bambu para fazer a cobertura desse espaço. Veja alguns exemplos a seguir.

Dependendo do estilo do seu pergolado, você poderá apostar numa cobertura de bambu. Ela confere um toque de rusticidade à pérgola – às vezes mais sofisticado, às vezes mais irreverente. Até o provençal tem vez.

Como Usar Bambu como Cobertura para Pérgolas

cobertura bambuSe o seu objetivo é o look bambu total, incluindo não só a cobertura como também a própria estrutura do pergolado, é importante que os pilares verticais estejam bem presos ao chão com concreto.

O bambu é um material relativamente leve que precisa de reforço para ficar no lugar.

Quanto maior a extensão da pérgola, mais pilares de bambu serão necessárias. Principalmente se a cobertura for mais pesada, com plantas sobre ela, por exemplo.

Aqui temos um exemplo. A cobertura ficou por conta de uma esteira de palha de bambu, com samambaias pendentes.

cobertura bambuNuma proposta mais sofisticada, de linhas retas e bastante simetria, temos estruturas de metal apoiando um forro de bambu bem alinhado.

Repare que o espaçamento entre cada caule é o que regula a quantidade de luz que o espaço vai receber. Quanto mais unidos, mais sombreado fica.

Aqui, deu-se preferência ao espaçamento médio.

Outro detalhe é que, além de varandas, áreas de piscina e decks, o pergolado também pode ser usado em caminhos e entradas para a casa.

cobertura bambuO bambu também pode ser pintado. O ideal é que você, novamente, conte com a assessoria do fornecedor para saber exatamente como fazer isso.

Você também pode tentar encontrar um fornecedor que já entregue as peças na cor desejada.

O branco deu um ar mediterrâneo ao ambiente. Com móveis diferentes, ajudaria a compor um estilo provençal.

cobertura bambu

Quando o bambu é posicionado de forma mais desalinhada, o cenário fica ainda mais rústico.

Para quebrar um pouco esse efeito, foram instaladas cortinas de palha bem alinhadinhas.

Forros de Bambu e as Curvas

cobertura bambuA flexibilidade do bambu também permite que ele seja instalado de uma forma curvilínea, muito atraente.

Para isso você vai precisar da ajuda de um decorador que entenda do material ou mesmo da ajuda de um fornecedor de coberturas em bambu.

Eles indicarão o tipo de bambu que pode ser flexionado sem problemas para dar suporte ao forro, e como instalar corretamente, de acordo com o projeto.

cobertura bambuNo caso de caminhos com curvas, o bambu pode acompanhar a rota de forma criativa.

Tudo depende do posicionamento das vigas.

Orientações para a Cobertura de Bambu dos Pergolados

Se você não está bem familiarizado com o bambu na decoração, compre o material para sua cobertura junto a uma empresa especializada.

Ali você encontrará diferentes espécies de bambu e contará com ajuda profissional para avaliar qual o melhor tipo para o seu projeto.

O bambu deve ser resistente e estar em perfeitas condições, sem soltar farpas, lascas ou apresentar rachaduras.

É importante que esteja tratado com esmaltes e outros vernizes que o protejerão contra as variações climáticas, como chuva, sol forte, vento, etc.

Reaplique regularmente os vernizes, de modo que as peças estejam sempre protegidas.