2. estrutura de sustentação:

Trama de componentes estruturais que dá sustentação aos componentes de fechamento.

Aparente ou embutido em ranhuras presentes nos bordos das placas de gesso, o sistema de sustentação (estrutura e/ou pendurais) deverá ser projetado prevendo uma sobrecarga de 50kg/m2, além do peso próprio dos componentes.

Estruturas de sustentação são, normalmente, constituídas por perfis principais e secundários ou travessas, inter-travadas por presilhas ou dispositivos de união que evitam deslocamentos e rotações das peças.

Na fixação dos forros (estruturas metálicas ou de madeira), recomenda-se que as peças tenham rigidez suficiente para inibir a formação de flecha superior a 1/500 do vão, sob ação de carga concentrada de 100 kgf (aplicada em qualquer ponto da estrutura).

3. pendurais :

É o componente que sustenta diretamente as placas de gesso ou os perfis de estruturação do forro (estrutura de sustentação).

São elementos em aço ou liga de alumínio, que podem ser de haste lisa, tira de chapa, arame e/ou de suas composições, permitindo deste modo, regulagem para nivelamento.

Devem receber tratamento anticorrosivo antes da colocação (galvanização, eletrozincagem, fosfatização ou cromatização).
Os fios de aço devem ter diâmetro mínimo de 2,7 mm.
Em casos especiais podem ser utilizados fios com diâmetro de 2 mm ou mesmo dois fios entrelaçados, com diâmetro de 1 mm cada.

4. perfis metálicos:

Os perfis metálicos são geralmente em “T” invertido, formando uma grelha modulada, sustentada pelos pendurais.
Podem ser de aço, alumínio, ou de ligas de alumínio.

Os perfis ou chapas galvanizados devem receber um acabamento, pelo menos na face exposta, aplicado a seco, em ambientes com condições controladas.
Poderão ser empregadas pinturas eletrostáticas ou convencionais.

Os elementos utilizados em ambientes agressivos (locais úmidos, ou ambientes externos) devem ainda receber na face não aparente uma proteção adequada ao ambiente.

A proteção dos metais deve garantir a manutenção do aspecto inicial durante a sua vida útil.

Drywall – Forros