Ferramentas: Tipos de Desempenadeiras

Escrito por

A desempenadeira tem como função principal nivelar a parede, espalhando a massa de maneira uniforme e alinhada.

Também conhecida como desempoladeira ou desemboladeira, a desempenadeira maneja materiais como argamassa e concreto. É feita em forma de chapa de aço com uma empunhadura no centro.

Existem, também, as versões plásticas.

Além de nivelar uma superfície, ela corrige qualquer excesso de massa que tenha fugido à linha dada a esta parede. Também é utilizada para realizar rejuntes.

Modelos dentados permitem espalhar o material criando sulcos – ideais para a boa fixação de revestimentos como azulejos, cerâmicas e pedras.

Outros modelos são ideais para criar efeitos em paredes.

Conheça a seguir os principais tipos de desempenadeiras e seus usos.

Desempenadeiras Lisas e Superlisas

desempenadeiras-lisa-superlisa

Diferença entre desempenadeiras lisa e superlisa

A desempenadeira lisa é a mais básica, indicada para realizar preparos de massa, revestimentos de superfícies com massa grossa ou fina e acabamentos regulares, planos.

Trabalha materiais como massa, argamassa e monocapa. Possui um subtipo específico para gesso e para aplicação de rejunte.

Sua base é alveolar, semelhante a uma colmeia. Isso facilita a remoção de eventuais partículas.

Já as desempenadeiras superlisas possuem base completamente plana, sem relevos. São destinadas para preparo, revestimentos e acabamentos ainda mais elaborados com massa fina ou monocapas.

Tanto as desempenadeiras lisas e superlisas possuem versões plásticas.

Desempenadeiras Dentadas e Superdentadas

Desempenadeiras dentadas possuem um lado mais largo formato dentado. Já as superdentadas possuem tanto a lateral quanto a largura dentados. As dentadas tradicionais apresentam formato dentado quadrado e servem para o preparo do material.

As superdentadas, com dentes em 6 x 6 x 6 mm, são específicas para pastilhas de porcelana e de vidro, inclusive cerâmicas menores que 20x20cm em área interna.

Já as superdentadas 8 x 8 x 8 mm servem para o assentamento de revestimentos (cerâmicas, pedras) em pisos e paredes.

superdentada

Desempenadeira superdentada

Quando essas peças possuem grandes formatos, recomenda-se a desempenadeira raio 10mm. Isso dispensa o uso de dupla camada (argamassa colante no verso da placa e na base).

A desempenadeira superdentada em U é específica para o assentamento de porcelanatos e grés. Também dispensa o uso de dupla camada de armagamassa colante no verso e na base da placa.

superdentada-em-u

Desempenadeira superdentada em U

Desempenadeiras dentadas e superdentadas possuem versões plásticas.

Desempenadeiras de Espuma ou Emborrachadas

Desempenadeiras de espuma nivelam massas, argamassas e monocapas e realizam acabamento em massa fina. Sua base é revestida com espuma de poliuretano de 2 cm de espessura e densidade que permite que seja resistente e flexível ao mesmo tempo.

Já a desempenadeira emborrachada é ideal para dar acabamento mais liso em rebocos, substituindo o uso da esponja.

Podem ser usadas também para a aplicação de rejuntamento; facilitando a remoção dos excessos de rejuntamento sobre os revestimentos.

Desempenadeiras de Borda Redonda

A desempenadeira de borda redonda possui formato elíptico ao invés de retangular. É indicada para aplicação superficial de cimento quando da queima de pisos cimentados.

desempenadeira-borda-redonda

Desempenadeira de borda redonda

Também faz o alisamento da concretagem por deposição ou projeção, já que facilita o contorno de pilares e tubos.

O formato curvo permite o movimento de vai e vem na superfície do concreto, evitando marcas e riscos.