Feng Shui: Como Usar o Baguá na Harmonização da Casa

Escrito por

O Feng Shui é um conjunto de técnicas para harmonizar a circulação de energia dentro de casa, melhorando a qualidade de vida em várias áreas da vida. Para mapear quais os locais que corresponde cada uma delas, essa técnica milenar chinesa utiliza o baguá para se orientar. Aprenda você também a aplicá-lo e estimular ou corrigir os bons fluidos.

Como Funciona o Baguá

O baguá é uma espécie de bússola em formato octogonal. Cada um de seus trechos, chamados de guá, corresponde a um setor da vida; seu centro é a saúde, já que sem ela a própria existência se torna impossível.

Ele deve ser colocado sobre a planta exata da área que você deseja harmonizar, a fim de revelar qual guá rege cada setor.

bagua

É possível aplicar o baguá não apenas sobre a planta da sua casa mas também num só cômodo. Jardins e escritórios, da mesma forma, podem ser beneficiados.

Os guás são:

  • Trabalho e negócios
  • Sabedoria, religião e espiritualidade
  • Família
  • Prosperidade e riqueza
  • Fama e sucesso
  • Amor
  • Filhos e sonhos
  • Amigos
  • Saúde, no centro

Aplicando o Baguá na sua Casa

Para aplicar o baguá na sua casa ou apartamento, você pode começar abrindo sua planta baixa – ou desenhá-la você mesmo, com o máximo possível de proporcionalidade entre os cômodos.

Em seguida, imprima um baguá, recorte-o e coloque-o sobre a planta baixa. O guá do trabalho deve estar alinhado com a parede da porta de entrada. Em seguida, centralize o baguá sobre a planta toda, de modo que se encaixe sobre ela.

Se a sua ou apartamento tiver ou segundo ou mais andares, siga os mesmos passos anteriores para cada piso, com o local de entrada do piso norteando o guá do trabalho.

Apresentamos abaixo um exemplo ilustrativo:

planta bagua

Pronto! Localizamos qual parte da casa é influenciado por cada guá.

Primeiras Dicas para Harmonizar Cada Guá da Casa

Existem muitas técnicas para harmonizar cada guá da sua casa – é um assunto à parte. Mas existem dicas básicas para você ir começando.

O guá do trabalho, por exemplo, são regidos pelo elemento água. É um ótimo lugar para você ter um aquário, uma fonte, ou colocar espelhos. As cores mais auspiciosas são o preto e o azul.

Os cantinhos da sabedoria e do amor são regidos pela terra; portanto, são bons pontos para ter vasos com plantas bem cuidadas. Para a sabedoria, as cores amarela e azul são as mais indicadas. Para o amor, o rosa, o branco e o vermelho. Objetos em pares ajudam a harmonizar os relacionamentos.

Prosperidade e família são do elemento madeira, bem sólido. Móveis e objetos desse material dão estabilidade a essas áreas. As cores são, respectivamente, dourado e verde.

O banheiro deve ser harmonizado com ainda mais cuidado

O guá da fama e sucesso, de fogo, pode ser harmonizado com velas e tons de vermelho e laranja. Filhos e amigos, de metal, correspondem às cores branca, prateado e dourado.

Atenção: a cozinha e o banheiro são considerados pontos da casa que “roubam” energia. Além de seguir as indicações de harmonização do Feng Shui, para corrigir esse problema você poderá colocar cristais e plantas

Outra coisa: se a planta da sua casa ou apartamento possui áreas faltantes, ou seja, não construída, faltará esse setor para harmonizar. Assim, a recomendação é que você espalhe pela casa as técnicas de harmonização próprias desse setor.

Por exemplo, se falta na planta o cômodo do amor, coloque nos outros guás objetos em par, tons de vermelho, fotos do casal e assim por diante.