Segurança nunca é demais, para isso, a tecnologia nos oferece o que há de mais moderno e funcional para nossa proteção e segurança.
As fechaduras evoluíram de tal maneira que atualmente fica difícil escolher a melhor.
[clear]
Desde a comum com cilindro simples, até as do tipo “Tetra” com vários segredos numa só chave que todos conhecem, e também as fechaduras eletronicas atualmente mais usadas por hotéis ou empresas modernas.
[h2 type=”2″]Diferença entre fechadura elétrica e fechadura eletronica[/h2]
Não se pode confundir fechadura elétrica com fechadura eletrônica, pois apesar de terem a mesma função que é manter a porta fechada, são diferentes na funcionalidade e operação.
[h3 type=”2″]A Fechadura Elétrica[/h3]
É mais simples em relação à Eletrônica, pois depende apenas de um controle através de um único botão de acionamento para sua abertura.
Geralmente a porta é aberta à distancia, após a identificação do visitante através de um interfone.
É muito utilizada em residências e condomínios, por serem de preço menos elevado que as eletrônicas.
[clear]
Seu funcionamento se dá por uma bobina elétrica (solenoide) que ao ser percorrido por uma corrente elétrica, transforma-se em um eletro imã, atraindo a lingueta de ferro, e abrindo a porta.
O fechamento é através de uma mola que empurra a lingueta ao fechar a porta, conforme podemos observar na foto acima.
[clear]
[h2 type=”2″]Fechaduras Eletrônicas[/h2]
Com o advento da Tecnologia Digital, avançou muito a maneira com o que podemos ter em matéria de segurança, funcionalidade e proteção com as Fechaduras Eletrônicas.
Existe atualmente um sem números de tipos e modelos para todos os gostos e desejos.
Desde as mais simples com segredo digital através de senha numérica em um teclado externo, até as moderníssimas e avançadas fechaduras com Identificação biométrica, que nada mais é que a impressão digital de um ou vários dedos através de um sensor, até a completa identificação da íris dos nossos olhos.
Existem também as fechaduras eletrônicas que funcionam através de um cartão magnético igual a um cartão de banco, alguns ainda com fita magnética, aos mais modernos com um “Chip” inserido no cartão.
[clear]
Fechadura Eletrônica simples com segredo através de senha numérica
As fechaduras eletronicas mais simples e em uso atualmente aqui no Brasil, são os modelos cuja abertura se faz através de senhas numéricas.
[space][space]
Fechadura Eletrônica moderna com tranca Biométrica (Impressão Digital)
É possível em alguns modelos, o registro de até 100 impressões digitais diferentes, ou seja, o proprietário pode permitir que várias pessoas tenham aceso a abertura da porta.
Este tipo de fechadura é ideal para facilitar o acesso seguro em indústrias ou empresas.
Fechadura Eletrônica com abertura através da leitura da Íris com uma pequena câmera digital com total proteção do olho, sem luzes fortes ou laser e em uma distância segura entre 48 a 53 cm.
[h3 type=”2″]Complementos de Segurança e Funcionalidade das Fechaduras Eletrônicas[/h3]
Existem ainda outras funcionalidades nas fechaduras eletrônicas que aumentam a proteção e segurança pessoal .
Alguns fabricantes acrescentam itens especiais para melhorar o desempenho de seus produtos.
Uma dessas funções que parece ser a mais importante, é o acréscimo de sensores internos de calor ou fumaça.
Isto permite que em caso de incêndio, o sensor mantenha a porta aberta para que todos tenham acesso imediato à saída do local.
Isso pode ser o fator que salvará um numero maior de vidas.
[blockquote]Outra função essencial é a possibilidade de acrescentar um sistema independente e automático de alimentação elétrica por meio de baterias para o caso de falta de energia.
Assim a fechadura eletrônica não deixará de funcionar para abrir a porta e manterá sua funcionalidade. [/blockquote]
É claro que poderá ser utilizado o sistema de abertura por meio da chave comum pela parte interna, que é o que a maioria dos fabricantes recomenda.
O importante é observar a necessidade que se apresenta na hora de escolher um de terminado tipo de fechadura, não só pela importância da segurança, mas também pela operacionalidade do sistema de uso por seus usuários, e é claro também pelo fator econômico.