Tomada com mau contato : Faíscas ao inserir o plug na tomada!

Escrito por

 Tomada com mau contato :

Primeiramente antes de inserir o plug na tomada, devemos verificar se o equipamento elétrico esta com o botão liga/desliga na posição “ligado”.

Se estiver, coloque-o na posição “desligado”, para que não haja centelhamento ao liga-lo na tomada.

Entenda porque podem sair faíscas no contato da tomada

Normalmente a faísca na tomada acontece devido ao alargamento do espaço das lâminas de contato na tomada propriamente dita.  Isso se dá devido à má qualidade na fabricação.

Da flexibilidade das laminas de contato das tomadas

Deve-se levar também em conta a “Ductibilidade” (que é a facilidade em flexionar o metal) dependendo da liga ou tempera que o ferro das laminas das tomadas foram fabricadas.

Isso também influi na geração de faíscas, pois as laminas de ferro nas tomadas funcionam como uma mola.

Quando se é introduzido o Plug na tomada, as laminas de contato se retraem e ficam pressionando os pinos do Plug, proporcionando um contato firme, evitando faíscas ou centelhas.

Acontece que com o ferro é mais difícil se manter na posição original quando se retira o Plug, ou seja, ele não retorna, ficando um espaço maior para a entrada do Plug quando for de novo introduzido na tomada.

O Plug fica frouxo, provocando faíscas.

Faíscas que saem da tomada caracterizam mau contato!

Tomada com mau contato - material fracoIsso caracteriza mal contato, ocasionando aumento da corrente elétrica, podendo até provocar incêndio se o disjuntor não desarmar.

A solução é trocar por uma tomada nova, preferencialmente de melhor qualidade.

Não são todos os fabricantes que tem esse cuidado e qualidade na fabricação de material elétrico.
Por isso, ao comprar, devemos verificar a qualidade do material ou perguntar ao vendedor o tipo de material usado na fabricação do componente elétrico.

È melhor gastar alguns Reais a mais na compra de material elétrico, pois a qualidade sempre custa um pouco mais, do que mais tarde ter prejuízo em milhares de reais causado por curto-circuito na rede elétrica provocado por material ou componente elétrico de BAIXA QUALIDADE.

Lembrando que, antes de trocar a tomada, verificar os parafusos de conexão dos fios, pois eles podem estar frouxos, e devem ser ajustados para uma conexão firme.

Tomada com mau contato : A importância do material das lâminas metálicas das tomadas

Tomada com mau contato - tomadas e plugsDependendo da marca do fabricante, as laminas metálicas de contato nas tomadas podem ser:

LATÃO PURO – ÓTIMA QUALIDADE:

– Um pouco mais cara (O latão é aquele metal amarelo, que se polido parece ouro).
Bom condutor elétrico, boa flexibilidade.

FERRO LATONADO – MÉDIA QUALIDADE:

– As laminas de contato são fabricadas em ferro e recobertas com uma fina camada de latão mediante um processo eletroquímico chamado eletrólise, também conhecido como Galvanoplastia.

Esse processo se dá em um tanque com produtos químicos, normalmente ácidos ou derivados, onde de um lado estão penduradas dentro do tanque as lâminas de ferro ligadas a um fio com corrente elétrica polarizada e imersas no liquido em temperatura controlada, e do outro lado do tanque também é pendurado uma barra de latão puro, devidamente ligado ao outro fio energizado; onde circula uma corrente elétrica previamente calculada.

Quando os elétrons percorrem o líquido de um lado para o outro (corrente elétrica), arrastam junto os átomos do latão já devidamente “amaciados” (podemos dizer assim) pelo componente ácido no tanque, e são depositados nas lâminas de ferro que ficam amareladas iguais ao latão puro, só que é somente uma fina camada de latão que recobre o ferro.

E isso é o suficiente para tornar o ferro imune durante muito tempo à oxidação (ferrugem) o que proporciona um bom contato elétrico.

O processo de eletrólise também é usado com outros metais, como o OURO. Todos já ouviram falar dos “Folheados a ouro”, que são joias mais baratas.

Com o Níquel o processo é conhecido pelo nome popular de “Niquelar” outros metais para evitar oxidação (uma espécie de ferrugem, também conhecida como Zinabre).

FERRO CADMIADO – QUALIDADE ABAIXO DA MÉDIA:

– Boa condução elétrica, mas desgasta com facilidade e se deteriora fácil, provocando corrosão rápida.

O Cádmio é um metal raro, mas produzido facilmente por reação oxida, e quando aplicado sobre o ferro pelo mesmo processo de Eletrólise descrito anteriormente, torna o ferro na cor amarelo parecido com o Latão, porém com leves tons de avermelhado ou esverdeado.

Tomada com mau contato -  celula eletrolitica

Esquema elétrico de deposição de Cádmio em aço carbono por Eletrólise

Com o tempo de uso devido ao seu baixo ponto de fusão, inicia-se um processo de ferrugem no ferro, provocando faíscas nas lâminas de ferro das tomadas e nos encaixes roscáveis dos receptáculos para lâmpadas.

fonte: www.aedb.br