Sim, é possível executar medições de aterramento, fio terra ou como é conhecido no meio elétrico: malha de terra.

Você deve utilizar a escala de medição de corrente alternada que deve estar identificada no aparelho como ACV 750 v.

Basta inserir as duas pontas de prova nos bornes de conexão para começar a fazer a medição.

Primeiramente deve-se medir a tensão em volts entre a fase e o neutro sendo a rede de 127 volts. Se for rede em 220 volts, medir as fases entre si e depois cada fase e neutro.
Esse procedimento é para se saber se há desbalanceamento entre as fases devido à diferença de tensão nas mesmas.

Isso pode ser explicado da seguinte maneira: Uma das fases tem 127 volts, e a outra pode ter uma pequena diferença de tensão para mais ou menos, quando medida com o neutro.
Lembre-se que na rede de 220 volts, cada fase tem uma tensão de 127 volts cada uma ao medi-las independentemente com o neutro.

Existe também a rede monofásica de 220 volts, sendo uma fase e um neutro utilizados normalmente na região sul do Brasil.
Portanto tenha cuidado ao efetuar medições de tensão com instrumentos de teste tipo multímetro ou alicate amperímetro, que deve de preferência estar na escala de 750 volts em ACV, para evitar a provável queima do aparelho.

Bem, após medir a tensão entre as fases e neutro, partimos agora para a medição efetiva do aterramento.

Com as pontas de prova, mede-se entre uma fase e o terra a tensão entre elas, que deve ser de 127 volts ou 220 volts conforme medição entre fase e neutro.

Se a tensão medida for igual, significa que o aterramento é muito bom.

A medição deve ser igual entre fase e neutro e a medição entre fase e terra.
Caso haja diferença entre as duas medições em torno de 2,5 a 3,0 volts, pode até ser usado, mas significa que o aterramento não está perfeito por diversas razões, que podem ser:

A- Terreno muito seco

B- Haste de Aterramento com extensão de tamanho pequeno

C- Mau contato nas conexões

Assim basta verificar a causa e corrigi-la.

Pode-se também medir a resistência ôhmica entre o neutro e o terra, que deve estar próximo de zero ou no máximo em torno de 10 Ohm.
Essa medição é feita na escala que é identificada com o símbolo da letra grega OMEGA: Ω

Quanto menor for à resistência medida, melhor será o aterramento.
Essa medição só é feita após muita prática na utilização dos instrumentos de teste, portanto, continue praticando o manuseio de seu aparelho.

Existe ainda um aparelho de medição de aterramento denominado TERRÔMETRO, mais o valor financeiro é alto, e somente é usado por engenheiros elétricos ou eletro técnicos profissionais.