Eucalipto Autoclave na Construção da Casa

Original: https://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/eucalipto-autoclave-casa/ Escrito por

Seja na estrutura de casas, seja no acabamento de projetos arquitetônico e na decoração, o eucalipto autoclave tem sido cada vez mais utilizada na construção civil.

E não é para menos: o custo da madeira de eucalipto é consideravelmente menor do que a de florestas nativas, representando grande economia – o valor da construção de uma cerca, por exemplo, pode cair 50%.

Outro ponto alto é seu tempo de vida útil, que é de 15 anos a mais que o de madeiras nativas. Essa durabilidade se deve, em grande parte, ao tratamento autoclave ao qual as toras de eucalipto são submetidas.

Conheça as vantagens e o uso da madeira de eucalipto autoclave na construção e decoração da casa.

Tipos de Eucaliptos Usados na Construção e Arquitetura

O Brasil abriga cerca de 800 espécies de eucaliptos; no entanto, são quatro as utilizadas na construção de casas:

  • madeira eucaliptoEucalipto Citriodora: como sua madeira possui fibras mais densas, as toras de eucalipto citriodora resistem melhor ao processo de tratamento autoclave. Como empenam e racham menos, são as melhores para a produção de vigas, tábuas e decks. É ideal para formar grandes estruturas. No entanto, seus troncos podem apresentar pouca uniformidade de formatos, o que pode comprometer o efeito final de um projeto de paisagismo com pedaços roliços.
  • Eucalipto Cloeziana: quase tão resistente quanto o citriodora, o eucalipto cloeziana é muito mais uniforme, se tornando o preferido dos arquitetos, decoradores e paisagistas. É ideal para acabamentos como pérgolas, telhados e painéis.
  • Eucalipto Saligna: espécie mais abundante entre as quatro, o eucalipto saligna é muito comum. No entanto possui densidade bem menor que o citriodora, sendo muito mais sujeita a rachaduras e empenamentos. Logo, não é indicada para estruturas e sim para cercas, pequenos galpões e currais. Sua vantagem é que possui aparência uniforme.
  • Eucalipto Grandis: em termos de resistência, o grandis se posiciona entre o cloeziana e o saligna. Seu aspecto é uniforme, mas apresenta mais nós.

Eucalipto com Tratamento Autoclave

O tratamento autoclave confere à madeira resistência muito maior às intempéries climáticas, como chuvas, vento e sol forte. Além disso, inibe corrosões dos metais que estão em contato com a madeira, como pregos, parafusos, porcas e outras estruturas.

O processo consiste na substituição da seiva do tronco por conservantes químicos.

Como é realizado com o uso de um cilindro de metal que produz força à vácuo, produz menos impacto ambiental. Além disso, os conservantes são nocivos apenas para insetos e fungos, não apresentando toxidade para humanos e animais.

pergola madeira eucalipto

Pérgola em eucalipto

Após o tratamento, uma vez seca, a madeira pode ser trabalhada normalmente, tanto de forma manual quanto industrial.

Ainda assim é comum que algumas madeiras apresentem rachaduras ou trincas, o que não comprometem a durabilidade da peça. Basta utilizar, nas fissuras, inseticidas e fungicidas apropriados, massa e lixa.

Também é comum que surja alguma resina nos nós da madeira.

O eucalipto autoclave deve ser conservado em abrigo seco, longe da chuva e do sol, até ser devidamente empregado na construção.

Eucalipto Autoclave na Construção da Casa

Quando se pensa em construção, uma das primeiras estruturas que vem à mente são os pilares e as vigas.

casa madeiraMas não é tão simples assim: é fundamental consultar um engenheiro ou um arquiteto para validar a ideia. É indispensável ter um projeto detalhado da estrutura, com todos os cálculos incluídos.

A mão-de-obra deve ser especializada na hora da execução da obra. A boa notícia é que as peças de eucalipto são relativamente leves e a obra é bem mais limpa, por conta da ausência de cimento.

A montagem das estruturas em eucalipto tendem, também, a serem mais rápidas – sobretudo se os troncos já vierem cortadas e com encaixes preparados.

As toras de eucalipto podem ser em formato roliço, aparelhado (aplainado), cortado à machado ou serrado. Esse “esqueleto” de madeira costuma representar de 15% a 20% do valor total da casa.

Além da economia e da durabilidade, o eucalipto utilizado em estruturas confere uma atmosfera orgânica, rústica, e ao mesmo tempo grandiosa ao ambiente.

E vai além: ele também é bastante empregado na construção de pergolados, cercas, quiosques, decks, painéis e até mesmo parquinhos para crianças.

Para completar, o eucalipto imprime impacto ambiental significativamente menor que o aço, o concreto, o alumínio e o cimento.

Deve-se, no entanto, estar atento à umidade; portanto, evite empregar o eucalipto em construções enterradas, caso de porões e subsolos. Nesses casos, utilize conexões metálicas entre a madeira e a fundação de concreto.

Tendências Arquitetônicas no Uso do Eucalipto Autoclave

deck eucaliptoO eucalipto pode ser combinado a materiais como acabamentos metálicos, vidro, policarbonato, telhas e outros. No entanto, para isso, é importante considerar a presença de possíveis imperfeições na madeira, como nós.

Uma das saídas para esse problema é a utilização do chamado eucalipto torneado, ou perfilado. São peças trabalhadas para formar um cilindro inteiro, sem diferenças de espessuras entre suas extremidades.

Como possuem apenas de 4 a 5 cm de diâmetro, não são indicadas para utilização em estruturas.

A medida máxima de qualquer peça de eucalipto é de 6 metros. Mais do que isso, é necessário empregar as industrializadas, de madeira laminada cortada, que consiste em algumas ripas formando pilares e vigas prontos.

Na decoração, o eucalipto pode ser encontrado em um sem número de modelos de móveis e até mesmo revestimentos.