Eucalipto Autoclave na Construção da Casa

Escrito por

Eucalipto Autoclave na Construção da Casa

Quando se pensa em construção, uma das primeiras estruturas que vem à mente são os pilares e as vigas.

casa madeiraMas não é tão simples assim: é fundamental consultar um engenheiro ou um arquiteto para validar a ideia. É indispensável ter um projeto detalhado da estrutura, com todos os cálculos incluídos.

A mão-de-obra deve ser especializada na hora da execução da obra. A boa notícia é que as peças de eucalipto são relativamente leves e a obra é bem mais limpa, por conta da ausência de cimento.

A montagem das estruturas em eucalipto tendem, também, a serem mais rápidas – sobretudo se os troncos já vierem cortadas e com encaixes preparados.

As toras de eucalipto podem ser em formato roliço, aparelhado (aplainado), cortado à machado ou serrado. Esse “esqueleto” de madeira costuma representar de 15% a 20% do valor total da casa.

Além da economia e da durabilidade, o eucalipto utilizado em estruturas confere uma atmosfera orgânica, rústica, e ao mesmo tempo grandiosa ao ambiente.

E vai além: ele também é bastante empregado na construção de pergolados, cercas, quiosques, decks, painéis e até mesmo parquinhos para crianças.

Para completar, o eucalipto imprime impacto ambiental significativamente menor que o aço, o concreto, o alumínio e o cimento.

Deve-se, no entanto, estar atento à umidade; portanto, evite empregar o eucalipto em construções enterradas, caso de porões e subsolos. Nesses casos, utilize conexões metálicas entre a madeira e a fundação de concreto.

Tendências Arquitetônicas no Uso do Eucalipto Autoclave

deck eucaliptoO eucalipto pode ser combinado a materiais como acabamentos metálicos, vidro, policarbonato, telhas e outros. No entanto, para isso, é importante considerar a presença de possíveis imperfeições na madeira, como nós.

Uma das saídas para esse problema é a utilização do chamado eucalipto torneado, ou perfilado. São peças trabalhadas para formar um cilindro inteiro, sem diferenças de espessuras entre suas extremidades.

Como possuem apenas de 4 a 5 cm de diâmetro, não são indicadas para utilização em estruturas.

A medida máxima de qualquer peça de eucalipto é de 6 metros. Mais do que isso, é necessário empregar as industrializadas, de madeira laminada cortada, que consiste em algumas ripas formando pilares e vigas prontos.

Na decoração, o eucalipto pode ser encontrado em um sem número de modelos de móveis e até mesmo revestimentos.