O projeto:

 

A medida comumente usada para prateleiras ou nichos de livros escolares, pastas e coleções de revistas é 35 centímetros de altura, para guardar cds você pode usar 15 centímetros e para dvd’s  deixe livre 19 centímetros de altura no mínimo.

A espessura da prateleira ou do nicho em questão deve seguir a proporção da largura dela; normalmente usamos de 3 a 5 centímetros de espessura, mas tudo depende de quanto leve ou marcante você quer ter suas prateleiras e nichos.
Por exemplo: se quiser um ambiente bem moderno e hi-tech, você pode criar nichos quadrados, de 40×40 centímetros, com espessura de 4 centímetros e pintá-los em laca preta brilhante.

Crie vários, um ao lado do outro, você ainda pode usar um papel de parede para revestir apenas essa parede, ou um adesivo bem colorido em uma outra parede lateral. Seu escritório pode ficar muito moderno.

Gaveta use para guardar: estojos de canetas, folhas soltas, agenda, enfim, itens que você normalmente manuseia todos os dias e que devem ter fácil acesso quando você estiver sentado trabalhando.

Podem ser gavetas soltas, num volante com rodízio, por exemplo, ou fixas, projetadas em marcenaria presas na bancada.
Podem ser feitas com divisões internas para organizar ainda mais coisas miúdas, cartões de visita, grampeador, caixas de clipes, canetas, lápis, enfim, divididas com material acrílico transparente, ou vidro.

Fica muito criativo se esta gaveta com divisões for a primeira, e você pensar em uma bancada de madeira, por exemplo, com um “vazio”, um “recorte” no tampo, em cima das gavetas, e fechá-lo também com um vidro transparente ou um acrílico, assim, você consegue enxergar essa primeira gaveta com a divisões internas e as suas coisas bem organizadas.

Fica muito interessante o uso de iluminação indireta e direta em prateleiras.
Você pode prever um ponto de arandela antes de instalar a marcenaria, projetar as prateleiras com um espaço para “esconder” ou embutir lâmpadas T5, ou uma mangueira de led ou xenon, o efeito é incrível.

Pode ser usada também iluminação direta com lâmpadas embutidas nas prateleiras tipo bipino, ou mini-dicróica, por exemplo.
Além disso, elas podem ser locadas sobre a bancada, para maior incidência de luz direta no local de trabalho.

A pratica

Acima, criou-se uma bancada de estudos, com espaço para guardar livros, cadernos, materiais escolares, enfim.
Tudo dividido em prateleiras e gavetas fixas.

Assim é possível distribuir tipos diferentes de materiais em divisões distintas, e organizar bem todos os livros escolares necessários ao dia-a-dia além dos usados para consulta esporádica, como dicionários e manuais, por exemplo.

Veja também o uso de iluminação direta sobre a mesa de estudos cria maior conforto e claridade para trabalhar.
Veja como os itens de decoração fazem toda a diferença, eles personalizam o dormitório e contam um pouco da história do dono desse lugar.