Esquadrias de alumínio. A caixilharia…

Escrito por

 

A caixilharia de alumínio!

A caixilharia de alumínio é uma das grandes vitrines do metal na construção civil, graças a sua variada disponibilidade de cores e acabamentos associada à sua resistência e vida útil.

Esquadrias feitas de alumínio são muito utilizadas por arquitetos e projetistas em obras de todo porte, desde as pequenas obras populares até as grandes obras de alto padrão.

O aspecto externo do alumínio, além de conferir um bom acabamento apenas com sua aplicação pura, confere modernidade a qualquer aplicação por ser um material nobre, limpo e que não se deteriora com o passar do tempo.

Por outro lado, o metal permite uma ampla gama de aplicações de tintas e outros acabamentos, mantendo sempre o aspecto original e permitindo soluções criativas de design.

O alumínio oferece uma excepcional resistência a agentes externos, intempéries, raios ultravioleta, abrasão e riscos, proporcionando elevada durabilidade, inclusive quando usado na orla marítima e em ambientes agressivos.

Instalação dos caixilhos

De preferencia a instalação dos caixilhos de alumínio deve ser feita por pessoal especializado que pode ser da própria fornecedora dos caixilhos.
É importante que o instalador tome alguns cuidados nesta fase da obra para assegurar o perfeito funcionamento das janelas e portas de alumínio.

Normalmente as etapas que antecedem a instalação dos caixilhos são o revestimento interno e externo. – os caixilhos devem vir embalados em plástico e identificados (tipo, andar, etc.), preferencialmente em época próxima de sua instalação para evitar que fique por muito tempo exposto às condições da obra; – a armazenagem na obra deve ser feita em local seguro, afastado da circulação de pessoas e equipamentos, seco, coberto, livre de poeiras.

As peças devem ser colocadas sobre calços, na vertical, encostadas umas nas outras e separadas por cunhas de madeira, papelão ou pedaços de carpetes; – após a colocação das esquadrias de alumínio e se ainda existir algum serviço a ser executado, é recomendável proteger os caixilhos com vaselina ou plásticos adesivos; – a limpeza pode ser feita com água e detergente neutro com até 10% de álcool (jamais utilizar esponjas de aço ou de outra fibra que possa riscar a superfície de alumínio); – as superfícies de alumínio não podem ser expostas ao contato com cimento, argamassas ou mesmo resíduo aquoso desses materiais ou com ácido clorídrico (muriático), pois haverá uma reação química na superfície com a formação de manchas definitivas.