Saiba Quando Optar pelo Piso Cerâmico e Como Escolher

Escrito por

Pisos cerâmicos são revestimentos muito práticos e charmosos. Saiba em quais projetos ele melhor se adapta e como escolher o tipo certo para a sua casa.

Pisos Cerâmicos: Tipos e Modelos

Além de ser encontrado em muitas cores e padronagens, os pisos cerâmicos mais modernos vão além. Já é possível encontrá-lo com estrutura antiderrapante e resistente à gordura.

piso ceramico texturizado

Piso cerâmico texturizado como madeira

Em termos de design, você poderá encontrar modelos que imitam materiais naturais com perfeição. Estampas, como as de azulejos hidráulicos, também são uma opção. Há revestimentos cerâmicos foscos ou brilhantes.

O piso cerâmico antiderrapante é ideal para áreas mais úmidas da casa, como banheiros e lavanderias. Eles também são uma excelente escolha para ambientes adaptados para crianças e idosos.

Por terem reentrâncias que dificultam os escorregões, são um pouco mais trabalhosos na hora de limpar.

Já na decoração em geral, pisos cerâmicos podem se adaptar a uma enorme gama de estilos. Os avermelhados ou tons de terra foscos são perfeitos para a decoração rústica. Os lisos e brilhantes ficam ótimos em propostas mais contemporâneas.

Os texturizados imitam a madeira, bambu, pedras ou até mesmo metais.

Vantagens do Revestimento Cerâmico

piso cerâmico cozinhaAlém de sua imensa variedade de modelos, os revestimentos cerâmicos são muito mais duráveis do que os demais, com vida útil de cerca de 20 anos. Isso os tornam relativamente mais baratos que outros revestimentos.

Também são mais fáceis de higienizar. Ou seja, é uma ótima opção para quem tem alergias ou complicações respiratórias. Eles ajudam a manter a temperatura interna mais fresca em ambientes de clima quente e seco.

A instalação de pisos cerâmicos é uma das mais descomplicadas e econômicas. Só é preciso ter cuidado com as peças antes do assentamento, já que são mais delicadas.

Pisos cerâmicos são tão versáteis que podem criar as mais diversas paginações.

Para limpá-lo, basta varrer e em seguida passar um esfregão com detergente comum diluído em água.

O Que Levar em Conta na Compra de Pisos Cerâmicos

Leve em consideração a procedência do produto. Se tem qualidade, garantia de entrega e atendimento técnico da fábrica. Descubra o seu PEI (resultado de testes de resistência do esmalte da peça e abrasão).

Em áreas comerciais, analise o trânsito de pessoas e veículos no local. Isso vai impactar na escolha final. Também considere se haverá móveis ou outros objetos a serem arrastados com frequência. Como lojas de móveis, shoppings, supermercados, etc.

Saiba qual a metragem do ambiente. Isso poderá influenciar no tamanho ideal das peças a serem adquiridas.

Para não errar na escolha em relação as necessidades de uso, observe a codificação abaixo:

Código

Local de Uso (para revestimentos cerâmicos esmaltados)

LA

 Banheiros residenciais

LB

 Salas/quartos e cozinhas residenciais sem acesso para a rua, e locais LA

LC

 Áreas comerciais sem acesso para a rua. Ambientes residenciais  (garagens e varandas) com acesso para a rua, e locais LB e LA.

LD

 Áreas comerciais com acesso  para a rua e locais LC, LB e LA.

LE

 Calçadas e ambientes externos com áreas planas e locais LD, LC, LB e  LA.

LP

 Piscinas

LF

 Fachadas

Outras Dicas

piso ceramico coloridoAdquira 10% a mais de revestimento para eventuais cortes, quebras ou futuras reformas. No processo de fabricação de revestimentos cerâmicos pode ocorrer variações de tamanho e tonalidade.

Segundo as normas do setor cerâmico NBR 13818 (norma brasileira) e ISO 13006 (norma internacional) no mínimo 95% das peças devem estar livres de defeitos superficiais.

Se o número de peças defeituosas estiver dentro deste limite (5% do lote adquirido) o lote é considerado conforme.
Separe estas peças e use-as para recortes.

Caso o número exceder a este limite entre em contato com o fabricante antes de assentar as peças.

Abra duas ou três embalagens, espalhe as peças e verifique se o efeito estético é o esperado.