Escadas com Design Especial

Escrito por

Escadas não precisam ser puramente funcionais. Mais do que levar pessoas de um andar ao outro, elas sempre podem, também, ser um aspecto de design que reforça o estilo de decoração do restante da sua casa. Conheça a seguir algumas sugestões inovadoras de escadarias.

Planejando o Design da Escada

Uma escada com design pode incrementar imensamente o visual de um ambiente. As criações de arquitetos e designers de interiores se multiplicam em modelos muito sedutores – e cada vez mais servem a propósitos além de conectar um piso ao outro.

Sim: uma casa pequena, por exemplo, poderá servir de estante ou gaveteiro para guardar livros ou objetos sobressalentes.

escada ziguezague metalOu seja, vale muito a pena chamar um arquiteto ou designer de interiores para projetar uma que reúna todas as suas necessidades. O objetivo dele será não apenas criar uma escada bela e funcional como também aproveitar o espaço da melhor forma.

Deverá facilitar a circulação de pessoas e levar em conta quem mora ali.

Escadas em espiral, por exemplo, costumam ser muito estreitas, o que não é bom para crianças ou idosos. E escadarias sem corrimão não oferecem o apoio necessário a esse público. A segurança é um fator essencial e deverá se sobrepor a um design mais ousado.

Já se os moradores forem adolescentes e adultos, a imaginação poderá correr solta. Desenhos inusitados e materiais menos usuais surgirão em quantidade na prancheta do designer.

Escadas Suspensas: Leveza e Integração

escada suspensa com fios de açoUm dos modelos mais incensados da arquitetura atual é o de escadas suspensas. Aqui, uma das laterais dos degraus é presa junto à parede, sustentando-o por completo. A outra extremidade permanece sem sustentação, criando a ilusão de flutuação.

Se o morador pedir um corrimão, ele também deverá ter uma estrutura independente, sem a presença de guarda-corpo para apoiá-lo. Afinal, ele poderá anular a integração total com o restante do ambiente.

A ideia é, de fato, que a escada exista, mas sem maiores barreiras até chegar à parede aonde os degraus estão instalados.

Uma variação sutil dessa proposta são fios de aço conectando cada degrau ao teto. Ou pequenos tubos de metal apoiando a extremidade livre do degrau ao de cima.

escada coluna centralA escada flutuante também pode ficar suspensa de maneira central, com uma estrutura semelhante a uma coluna vertebral. Ela vai segurar cada degrau de modo que sejam independentes ou do outro.

Esse tipo de escadaria deve ser adotado quando ela está instalada longe das paredes.

Estruturas centrais de suporte podem ser projetadas como uma verdadeira viga, com enorme impacto arquitetônico na casa.

Escadas com Degraus em Vidro

escada e guarda corpo de vidroAinda com a intenção de incrementar ao máximo a sensação de amplitude existem as escadas feitas com degraus de vidro.

Elas podem ser do tipo flutuante ou ser resguardada por um guarda-corpos de vidro, que continuará garantindo a transparência necessária para que os olhos passeiem livremente por todo o cômodo.

Com a incidência de luz, o vidro poderá criar brilhos nele mesmo, tornando-se magicamente translúcido, e projetando luminosidade ao seu redor.

Aqui, as placas de vidro deverão ser laminadas ou temperadas. Isso garante sua resistência. Considere providenciar algum tipo de aspereza para que não fique muito escorregadio. Isso pode ser feito com fitas aderentes ou mesmo criando aspereza no vidro.

Estruturas Inovadoras no Design de Escadas

escada curvadaPor vezes os degraus se tornam a própria estrutura da escadaria, bastando que estejam presos individual e diretamente ao chão, ou que se escorem nas paredes.

Eles também não precisam ser em formato de prateleiras. Muitos são curvos, outros são em formatos alongados de nicho.

Outros possuem um degrau independente para cada pé.

Livros e Gavetas Sob os Degraus

escadas degraus livrosSeja por falta de espaço, seja por simples gosto à ideia, é possível projetar degraus com espaço inferior dedicado a acomodação de livros, por exemplo.

Bastará que o degrau imediatamente anterior seja longo o suficiente, abrindo um vão que sirva para isso.

Assim, estamos falando de vãos que surgem frontalmente a quem sobe ou desce a escada. São, portanto, degraus suspensos, independentes um do outro.

Ao invés daqueles que formam um ziguezague contínuo, degrau após degrau, muito comum em escadarias de alvenaria.

escada com gavetasGavetas também podem ocupar esse mesmo nicho, aproveitando-o ao máximo.

Contudo também é possível que essa ideia se materialize lateralmente.

Bastará que cada degrau se assemelhe a um nicho empilhado em tamanhos cada vez menores um sobre o outro.

Um designer mais engenhoso poderá projetar uma escadaria capaz de conjugar essas duas ideias ao mesmo tempo, conforme a foto à direita.