Escadas Caracol: Elas Combinam com seu Projeto?

Original: https://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/escadas-caracol-projeto/ Escrito por

 

Sonho de muitas pessoas e gerando desagrado para outras, as escadas caracol geralmente provocam discussões e polêmicas em projetos.

Se por um lado sua aplicação é necessária à diversos ambientes, por outro pode ser incluída em projetos de forma bastante duvidosa e, às vezes, pouco confortável para os moradores.

Assim como diversos recursos da arquitetura e engenharia civil, a escada caracol deve ser pensada com cuidado e em harmonia com todo o projeto.

Escada Caracol e a Economia de Espaço

A principal característica que atrai quem escolhe esse modelo de escada é justamente a economia de espaço.

escada caracolElas são projetadas em curvas, fazendo com que a área ocupada seja mais verticalizada e não se estenda tanto horizontalmente.

Ou seja, ao contrário das escadas habituais, que se projetam pelo espaço, elas ficam contidas em um local menor, que não ocupa tanto a área de um cômodo mais reduzido, por exemplo.

Por isso, a primeira questão a ser pensada na hora de escolher é o espaço disponível – principalmente porque as soluções dadas geralmente são aplicadas em casos cujo projeto não conseguiu conciliar de maneira eficiente a integração dos dois andares.

Isso faz com que elas acabem sendo aplicadas em um trecho muito limitado, tornando-se também mais estreitas e perigosas.

Assim é importante garantir que o mínimo de espaço seja assegurado na planta.

Harmonia Entre Escadas Caracol e Projeto

A escolha das escadas caracol deve levar em consideração a harmonia com o restante do projeto.

Como elas possuem um estilo próprio, que se destaca de certas concepções de design e até mesmo de construção, o diálogo com o restante do espaço precisa ser bem afinado.

Elas são perfeitas para ambientes mais modernos e clean, que utilizem a ideia de uma escada mais leve sem gerar um impacto visual muito forte.

Vale a pena conversar com um arquiteto e tentar fazer uma amostra do resultado final.

Segurança das Escadas Caracol

escada caracolA escolha da escada caracol deve vir em conjunto com o pensamento em segurança – a começar pelos materiais escolhidos, que devem ser pensados em confiança e qualidade.

Os modelos podem ser encontrados até mesmo pela internet, facilitando a pesquisa e os métodos de entrega.

A preocupação com segurança aumenta ainda mais no caso de idosos e crianças na casa ou apartamento, tendo a exigência de um corrimão firme e um espaço para pisada garantido, conseguindo dar firmeza tanto na subida quanto na descida.

As medidas também devem ser pensadas, principalmente em ambientes mais estreitos.

A inclinação não deve ser muito grande e os degraus precisam de um bom espaço.

Escadas Caracol: Materiais

O uso de diferentes materiais dá também um toque de design.

Tanto a madeira quanto os metais são boas indicações, mas ambientes mais modernos podem incluir ainda o concreto e o vidro: isso faz com que a escada torne-se também parte integrante de toda a ambientação e decoração da casa.

O concreto pode vir em harmonia com um design mais minimalista e bruto, priorizando até mesmo a presença do concreto puro, sem qualquer pintura ou acabamento, dando um tom mais externo e amplo para essa parte da casa, reafirmando uma decoração mais ousada e modernista.

No caso do vidro, é preciso ter cuidado na escolha do material correto, principalmente nos tipos disponíveis no mercado.

Eles precisam ser temperados e garantir um impacto, tendo em vista possíveis acidentes.

Funcionalidade das Escadas Caracol

escada caracolOs modelos de escada caracol também possuem qualidades que caracterizam sua aplicação em diversos ambientes.

É o caso daquelas que possuem mais de uma função incluída no design: muitas escadas caracol possuem gavetas ou até mesmo aproveitamento dos degraus para outras funções, como armários e suportes.

É perfeita para ambientes pequenos e vale a pena investir em criatividade tanto para decorar quanto aprimorar essas escadas.