Equipamentos de proteção individual para construção

Escrito por

Equipamentos de proteção individual ou EPI’s são fundamentais para o conforto e segurança dos operários de qualquer obra, seja ela de uma casa ou em empreitadas de prédios.
Veja quais EPIs são indispensáveis em uma obra.

A construção civil é uma das indústrias que mais crescem no Brasil, seja por conta da bolha imobiliária em algumas cidades ou não.

Os profissionais que atuam nessa área precisam ter atenção redobrada quando o assunto é equipamento de proteção individual (EPI), pois qualquer deslize ou falta de atenção, o acidente pode ser muito grave.

Quando usar equipamento de proteção na obra

equipamentos de proteção nas obras

Os epi’s ( equipamento de proteção individual) são obrigatórios.

Antes de ingressar no trabalho, os funcionários devem ter em mãos todos os dispositivos que são importantes para que eles possam realizar o serviço com segurança.

A utilização de EPI é obrigatória, por isso não espere que aconteça um simples ou grave acidente para usá-lo.

Por exemplo, o risco de queda de materiais é eminente em uma obra (seja ela qualquer), mesmo que existam diversas e amplas plataformas de proteção, muitos elementos podem cair do alto e atingir os funcionários de determinada obra.

Então, não se esqueça de usar o capacete em tempo integral, não prefira remediar quando é possível prevenir.
Os protetores auriculares e os abafadores de ruídos vão prevenir a perda de sua audição; as botas vão proteger seus pés; as luvas suas mãos, etc.

Principais EPI’s na construção civil

Confira quais são os principais equipamentos de proteção individual usados na construção civil:

epi

Principais equipamentos de segurança em obras.
Fonte: R3EPI

  • Abafador de ruído;
  • Bota de segurança;
  • Capacete de segurança;
  • Cinto de segurança;
  • Luvas;
  • Máscara filtradora;
  • Óculos de segurança;
  • Protetor auditivo tipo plug;
  • Protetor auditivo tipo concha;
  • Protetor facial;
  • Viseira.

É primordial saber que toda empresa é obrigada a fornecer aos seus trabalhadores, gratuitamente, o equipamento de proteção individual mais adequado para seu colaborador.

Inclusive, o EPI deverá estar em perfeito estado de conservação e funcionamento, de acordo com as disposições da Norma Regulamentadora Seis (NR6), que pertence ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Investir em segurança resulta em eficiência na obra

Diversas pesquisas apontam que com o passar dos anos o número de acidentes de trabalho diminuiu na construção civil, entretanto esse número poderá ser ainda menor se houver uma fiscalização mais rigorosa por parte das empresas empregadoras, assim como uma maior conscientização por parte dos funcionários.

equipamentos de proteção

Proteja seus funcionários contra possíveis quedas.

 
Não negligencie as normas de conduta e segurança, atuar em um ambiente onde a qualidade de vida dos envolvidos é uma questão essencial, trará mais conforto a todos os envolvidos.
Pense racionalmente sobre isso!

Autoria:
Texto elaborado pela equipe da empresa R3 EPI