Onde pode ser instalado um gerador solar?

Pode-se usar geradores solares para suprir eletricidade para praticamente qualquer carga em qualquer região do Brasil mas eles se tornam viáveis economicamente apenas para pequenas cargas.

Por isso eles são mais usados em residências rurais distantes das redes elétricas, estações de telecomunicação em morros, bombeamento d’água em locais sem energia, na sinalização de estradas, em barcos e em um sem número de aplicações onde o consumo de energiaé baixo e torna-se difícil levar uma rede elétrica da concessionária.

De que é composto o gerador solar?

É composto basicamente por um ou mais módulos de células fotovoltaicas que geram eletricidade em corrente contínua, 12 Volts (como a eletricidade do automóvel) e que carregam uma ou mais baterias.

Um controlador de carga é utilizado para evitar a carga excessiva da bateria em períodos de muita insolação ou sua descarga completa em períodos nublados.

Caso você queira eletricidade em corrente alternada 120 Volts (como a eletricidade doméstica) tem que adquirir também um inversor que faz a transformação (ver desenho abaixo).

Posso instalar os módulos fotovoltaicos no telhado ou terraço de minha casa?

Pode.
O importante é que não existam sombras nos módulos fotovoltaicos durante todo o dia e que eles fiquem virados para o norte verdadeiro e inclinados em relação a horizontal no mínimo 15 graus (colocar um ângulo igual à latitude do local dependendo do clima da região).

Também não podem ficar muito distantes das baterias para evitar muitas perdas elétricas.

 Posso instalar um gerador se eu já tenho eletricidade da concessionária de energia?

Pode, mas você tem que separar os circuitos.
Selecione um circuito elétrico especifico para ser alimentado pelo gerador solar.

Recomenda-se que seja um circuito de iluminação com lâmpadas fluorescentes de alta eficiência e tomadas exclusivas para aparelhos eletrônicos para não se ter um consumo muito elevado.

Você pode também instalar uma chave elétrica comutadora que permite que este circuito seja alimentado pela rede da concessionária quando as baterias estiverem descarregadas.

Neste caso é essencial a aquisição do inversor, pois todos os aparelhos deverão ser de corrente alternada.

 Vale a pena instalar um gerador solar para economizar na conta mensal de energia da concessionária?

Se seu objetivo é somente economizar não vale a pena pois a redução que você obtém em sua conta de energia não compensa o custo financeiro do investimento realizado.

Para você reduzir 50 kWh/mês (ou cerca de R$30,00/mês conforme a tarifa) de sua conta você precisará investir cerca de R$15.000,00 (este calculo deve ser refeito com as tarifas atualizadas).

Entretanto se seu objetivo é também contar com uma fonte geradora de energia renovável e limpa em sua casa você poderá instalar um sistema menor para atendimento a algumas cargas.

fonte: Solenerg Engenharia