Enchente ou Inundação- Cuide logo da parte elétrica

Escrito por

 

Antes de tudo, precisamos entender o significado correto dos termos: Enchente , Inundação e Alagamento.

Diferença entre enchente, inudação e alagamento

Vamos observar no quadro abaixo a visualização das ocorrências para podermos entendê-las melhor:

enchente, inundação e alagamento

A Enchente é quando periodicamente sobe o nível de um rio, córrego, canais de drenagem, etc., podendo-se afirmar que essa ocorrência é cíclica, ou seja, acontece de tempos em tempos, ou quando acontece uma chuva muito forte na localidade, mas sem influir demasiadamente na vida das pessoas e sem causar desastres de grandes proporções.

Já a Inundação, essa sim pode se tornar perigosa, pois o nível do rio, córrego ou o canal de drenagem ultrapassa os limites admissíveis naturais, devido ao enorme volume de água proveniente de um grande temporal.
Invadindo áreas povoadas, residências e estabelecimentos comerciais e industriais, causando enormes prejuízos materiais e até perdas de vidas.

Geralmente durante alagamentos a rede elétrica dos bairros afetados é desligada

Nesse caso sim, devemos se preocupar em todos os aspectos, começando pela rede elétrica interna e externa.

Dentro de casa em uma situação de inundação próxima, devemos tomar precauções importantes:

– Um item importante e extremamente essencial em caso de inundação minente é ter sempre a mão lanternas funcionando corretamente e baterias e pilhas em reservas.

Essa precaução é pelo motivo da rede elétrica provavelmente ser desligada pela Operadora local para evitar acidentes sérios.

Devemos leva em conta que a água é um excelente condutor de eletricidade, principalmente quando a agua vêm acompanhada de detritos minerais (terra e barro).

Se a água entrar em contato com tomadas e interruptores, aparelhos eletro domésticos ligados em suas tomadas, provavelmente acontecerá curto circuitos e acidentes fatais.

Uma observação interessante: na história da Física, importantes cientistas afirmam que a água destilada, ou seja, completamente pura não conduz eletricidade, por não possuir minerais diluídos em sua composição química, apenas hidrogênio e oxigênio (H2O).

Sua casa está alagada – o que fazer?

Caso a rede elétrica demore a ser desligada, e mesmo que seja desligada, são necessários então os seguintes passos:

enchente - o que fazer?

– Desligar todos os disjuntores do quadro de distribuição elétrica residencial.

– Desligar todos os equipamentos das tomadas para evitar curto circuito ao retornar a energia.

– Se houver necessidade, dispor os equipamentos em local mais alto possível, para preserva-los intactos e secos, evitando sua perda devido a entrada de água em seus circuitos internos.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros recomendam ainda o seguinte:

-Colocar documentos e papeis importantes em sacolas plásticas e guarda-los em local seguro.

-Manter uma reserva de água potável e alimentos prontos para transporte imediato.

– Recorrer sempre as Autoridades Locais nesses casos, e cumprir as orientações dos Agentes.

Mesmo que a rede elétrica local seja desligada, deve se evitar subir em postes ou torres para se proteger da inundação, pois a rede elétrica pode ser religada sem prévio aviso, e causar graves acidentes.

O que fazer com aparelhos elétricos quando passa a enchente

alagamento o que fazer

Após o nível das águas retornarem ao seu leito original, não se devem religar os disjuntores sem antes ser efetuada uma vistoria e secagem de todas as tomadas e em caso especiais os interruptores também, se foram afetados pelo nível elevado da inundação.

As tubulações (conduites e eletro-dutos) devem ser vistoriadas com atenção para não permanecerem com água em seu interior.
Se as mesmas se encontrarem nessa situação, e não puderem ser secas artificialmente de imediato (injeção de ar através de um compressor quando possível), é melhor aguardar que fiquem secas naturalmente, e isso pode levar algum tempo, às vezes dias.

Caso a rede seja ligada estando as tubulações com água, pode haver um vazamento de corrente elétrica pelas paredes úmidas, causando choques fortes e até óbito por eletrocussão.

Sempre que possível, esse serviço deve ser confiado a um eletricista profissional qualificado e de sua inteira confiança.