Elevador para Casas e Pequenos Estabelecimentos

Escrito por

Você mora, ou possui um negócio, numa casa com dois andares ou mais? Se sim, fique com a gente e conheça as vantagens de instalar um elevador nela. Comodidade e acessibilidade em alta!

Por causa do aumento do valor de terrenos – e das áreas normalmente apertadas nas zonas urbanas -, construções de casas verticalizadas, com pavimentos superiores, tem se tornado tendência.
A instalação de elevadores próprios para pequenas edificações acompanha esse movimento.

Elevadores em casas e pequenos estabelecimentos não existem apenas por uma questão de comodidade, mas sobretudo de acessibilidade.

Pessoas com deficiências físicas, cadeirantes e idosos são poupados do transtorno de subir escadas, diminuindo também o número de tropeços e quedas dos degraus.
O que torna os elevadores essenciais em casas de repouso e pequenas clínicas.

Um elevador numa loja de dois ou mais pavimentos não apenas saúda clientes com dificuldades de locomoção como traz mais sofisticação à marca.

Modelos de Elevador para Casas

elevador escada casaExistem três modelos de elevadores para instalação em imóveis como casas ou pequenos estabelecimentos de saúde ou comerciais. O hidráulico, o elétrico e o pneumático.

Elevador Hidráulico

O hidráulico é mais confiável e seguro: é à prova de fogo e tremores de terra. Além disso, consomem menos energia elétrica e possuem manutenção mais simples e barata.

Eles se movem a partir de um pistão hidráulico localizado embaixo dele. Elevadores hidráulicos com capacidade para três pessoas são os mais procurados.

Elevadores Elétricos

Também conhecidos como elevadores de contrapeso, os elétricos possuem uma suspensão composto por um cabo suspenso em um eixo. Não é tão seguro quando o hidráulico, mas exige um menor espaço para instalação, e é mais silencioso.

Elevadores Pneumáticos

Por fim, há os elevadores pneumáticos, que possui sua própria grua. Isso elimina a necessidade para a instalação de uma sala de máquinas mais ampla, tornando seu preço de instalação mais baixo. No entanto, é bem barulhento, e só comporta duas pessoas ao mesmo tempo.

Em termos de design, elevadores residenciais podem ser revestidos de aço inoxidável, madeira, laminado ou fórmica. Vidro também pode ser empregado para uma experiência panorâmica junto à fachada do imóvel, por exemplo.

Instalação do Elevador em Casas

elevador escritório

Escritórios, clínicas e outros estabelecimentos situados em casas podem instalar esses elevadores

Se você ainda está construindo, o arquiteto responsável pelo imóvel poderá projetar toda a estrutura do elevador na planta. Caso contrário, atenção. Não dá para chamar uma empresa especializada e simplesmente mandar instalar o seu elevador.

É preciso contratar um bom arquiteto para avaliar o espaço disponível para o vão comum, as necessidades dos moradores ou frequentadores, e calcular tudo direitinho para você fazer a melhor escolha de modelo.

A altura do último pé direito da casa, por exemplo, deve ser de 2,7 metros. Já o fosso sob o andar inferior precisa ser de 20 centímetros de profundidade. O perímetro mínimo é de 2 metros x 2 metros.

Um quadro especial para a instalação de energia compatível com o modelo do elevador será necessário.

Apenas um arquiteto dirá, com segurança, se a casa suporta todas as demandas de pesos e cargas elétricas elevadas.

Essas obras de adequação do imóvel a um elevador duram de duas a três semanas para serem concluídas.

Preços de Elevadores para Casas

Os valores dos elevadores para residências e pequenos estabelecimentos comerciais variam conforme a tecnologia adotada, velocidade, o número de andares, do tamanho e do acabamento.

Embora não exigida por lei, recomenda-se uma manutenção especializada mensal dos elevadores, o que possui um custo.

Em contrapartida, uma casa com um elevador costuma valorizar em torno de 20%.