Tamanho

O tamanho dos quadros pode variar, permitindo inúmeras ideias de composição. Porém, é importante tomar cuidado com os exageros, principalmente quando se pensa no tamanho do cômodo que será decorado.

Os quadros maiores são perfeitos para salas amplas, galerias ou espaços mais vazios.

No caso de apartamentos ou casas menores, é sempre mais agradável escolher molduras menores e que trabalhem em conjunto ao invés de uma única imagem.

Isso faz com que o conjunto seja mais harmônico, demonstrando também mais cuidado e apreço para com a decoração do ambiente.

Quadros: Disposição em Mosaico

quadros mosaicoAmplamente utilizada em decoração nos últimos tempos, a formação de um mosaico a partir de imagens é uma boa pedida para dispor quadros na parede.

Tanto no caso de fotografias quanto de pinturas, a ideia é excelente: disposição em mosaico não exige muito espaço incrementa o visual do cômodo.

Uma dica é criar uma composição que explore mistura e movimento, com quadros de diversos tamanhos e orientações.

Esse aglomerado visual causa muito mais impacto do que imagens semelhantes alinhadas de maneira simétrica.

Vale a pena ainda mesclar pequenos quadros com outros maiores e mais chamativos, o que traz uma impressão visualmente agradável.

Fundo

Não se esqueça de que as paredes serão o fundo para a decoração com quadros. Isso significa que elas precisam oferecer visibilidade e interesse às imagens e molduras.

As cores que causam mais destaque são as mais sóbrias, como branco, cinza, preto e até mesmo o concreto queimado.

Juntamente com a iluminação adequada, elas tornam qualquer cômodo mais agradável e harmonioso.

Ambientes Pequenos

quadros quartoCômodos pequenos podem parecer impossíveis de decorar, mas eles são, muitas vezes, mais fáceis de trabalhar.

No caso dos quadros, escolha sempre uma faixa da parede a ser usada em sua totalidade, restringindo a ela os objetos: nunca cubra uma parede inteira, pois isso obstrui a visão e diminui a sensação de amplitude.

O pé direito deve ser aproveitado ao máximo, já que ele é o maior responsável pela amplitude visual.

A inserção de espelhos também ajuda, sendo ótima opções para integrar a mistura de quadros e molduras.