Dicas para uma Pintura Externa Durável para a Casa

Escrito por

Por dentro a sua casa está decorada como você sempre quis – mas do lado de fora ela anda precisando de uma boa renovada. Fique por dentro das melhores tintas para usar em fachadas: pintura externa sem mistério.

Quando pensamos na pintura externa de um imóvel devemos levar em consideração a ação climática que ela deverá enfrentar. Sem isso, você correrá o risco de adquirir o tipo errado de tinta, resultando em trincas, descascados, desbotamentos, bolsões de água, etc.

Ou seja: a pintura da sua fachada precisa ser feita com produtos à prova de intempéries. Precisa tolerar, em boa forma, a incidência do sol, da chuva, ventos, calor prolongado, frio, umidade e maresia.

Felizmente, o mercado oferece ampla linha de produtos para a pintura externa, com variadas opções de acabamentos e muitas cores. Veja a seguir.

Tinta Acrílica na Pintura de Fachadas

casaA tinta acrílica é feita à base de água e pode ser utilizada tanto dentro de casa como em suas superfícies externas. Elas podem ser emborrachadas ou laváveis.

As acrílicas emborrachadas são especialmente indicadas para fachadas e muros. Como possui uma membrana flexível, a retração e dilatação da argamassa diante do sol ou da chuva não provocam descascamentos ou rachaduras na pintura.
Assim, continua sempre protegendo a superfície das intempéries.

Já as tintas acrílicas do tipo lavável, por resistirem a esfregões e produtos químicos de limpeza, podem ser utilizadas do lado de fora também, pois são muito resistentes. Seu acabamento é acetinado.
Tintas acrílicas do tipo sem cheiro possuem acabamento acetinado ou fosco e também resistem às ações típicas do ambiente externo.

Aliás, já que mencionamos acabamentos, vale a pena citar o efeito de cada um deles. Tintas foscas, por exemplo, são ótimas para disfarçar pequenas irregularidades da superfície.
Desse modo, não só disfarçam imperfeições como também podem ser retocadas localmente sem que fique aparente.

Tintas semibrilho realçam mais as paredes. Em compensação, são ainda mais resistentes do que as de acabamento fosco.

Por fim, tintas acetinadas dão um efeito mais sofisticado e possuem um brilho suave. Também resistem bem à limpeza e ficam especialmente bonitas em cores mais claras.

Tintas Esmalte, Verniz e à Óleo: Indicadas para Fachadas e Detalhes de Madeira

pintar fachadasSe a sua fachada é feita de madeira ou de azulejos, fique de olho nas tintas esmalte. Eles podem ser encontrados em acabamentos fosco, alto brilho e acetinado e são muito resistentes às ações climáticas.

Atualmente o mercado já oferece esmaltes à base d´água, que apresentam menos cheiro e secam bem mais rapidamente. Também podem ser aplicadas em metais.

Tintas verniz são especificamente indicados para superfícies de madeira, incluindo, naturalmente as expostas às intempéries. São ideais se você deseja manter o visual da própria madeira, pois são transparentes.
No entanto, já é possível encontrar vernizes com pequenas pigmentações que dão acabamentos que imitam tons de madeiras mais nobres. E também já existem os em versão à base d´água.

A variação do verniz chamada stain penetra bastante na madeira, tornando-a ainda mais resistente à água da chuva ou umidade.

Tintas à óleo são ideias para acabamentos em madeira, tais como esquadrias e portas. Podem ser foscas ou brilhantes e são altamente impermeabilizantes. Também podem ser aplicadas em ferro.

Tinta Epóxi: Alta Resistência ao Sol e à Chuva

pintura casa famíliaA tinta epóxi tem uma resistência acima da média, tanto em relação a impactos quanto por produtos químicos. É muito durável, ficando bem colocada por vários anos. Além do concreto, pode ser usada sobre azulejos e cerâmicas.

Como sua aplicação é mais complexa, conte com uma equipe especializada para cobrir sua fachada. A superfície precisará estar bem limpa e desengordurada.

Na presença de trincas e rachaduras, estas precisarão ser completamente corrigidas antes da aplicação. Caso contrário, possíveis infiltrações causarão bolhas na película final.

Existem tintas epóxi à base de solventes e à base de água. Ambas podem ser usadas em áreas externas.

Para Telhados, Use a Tinta Isolante Térmica

Sim, telhados também fazem parte da área externa da sua casa. Para ele, há a tinta isolante térmica, muito resistente e flexível, e que cumpre o papel de refletir a maior parte do calor emitido pelos raios solares.

Também pode ser usada para impermeabilizar telhados, lajes e até mesmo as próprias paredes da fachada. Quanto maior a área aplicada, maior será o controle do calor dentro do imóvel.

Pintura Externa: Dispense a Tinta Látex ou PVA

As tintas látex ou PVA são muito populares para pintar paredes internas, mas são contra-indicadas para as superfícies externas. São pouco resistentes ao sol, desbotando e descascando com facilidade.

Também não resiste bem a lavagens constantes e à ação constante da água, o que as tornam contra-indicadas para chuvas.