Dicas para Começar a Construir

Escrito por

Finalmente você vai construir o imóvel com o qual sempre sonhou. No entanto, para evitar que vire um pesadelo, é importante de planejar antes de começar a construir. Confira algumas dicas a seguir.

Faça Negócios Seguros

Em se tratando de imóveis, toda atenção é pouca na hora de comprar o terreno.
Além de todas as etapas de verificação da idoneidade da terra, ainda é necessário adquirir a Autorização de Construção e o Uso do Solo do Lote para iniciar a execução do projeto. Isso deve ser feito junto à prefeitura local.

Todos os documentos e a planta baixa do terreno deverão ser entregues ao escritório de arquitetura e engenharia escolhidos. Assim será possível que se determine a extensão da obra.

Afinal, dependendo da área, pode ser necessária a realização de sondagens, serviços de nivelamento, fundação, estruturas, projetos hídrico-sanitários, elétrico e executivo.

construçao casa

Apenas assim você fará uma construção segura e com uma boa perspectiva de gastos e prazos.

Peça ou pesquise referências na hora de contratar a empresa que executará a construção. Elas devem possui certidões municipais, estaduais e federais.
Também confira se a empresa possui pendências jurídicas, para saber se ela está em boa forma.

Em seguida, visite as obras feitas pela empresa. Exija a presença de um arquiteto ou engenheiro de confiança para acompanhá-lo. Em geral eles identificam detalhes relevantes.

Visite, de preferência, construções mais antigas. Observe se algum problema estrutural apareceu com o passar do tempo.

Organize as Finanças para a Obra

Uma vez feito o planejamento, é hora de organizar uma planilha de custos e gastos. Isso é fundamental para que seu orçamento não estoure.

casaPara isso é possível contratar profissionais independentes ou até mesmo consultorias focadas nesse tipo de atividade.

Neste último caso, tenha certeza de que o acordo assinado contenha cláusulas com garantias de assistência técnica para o contratante. E que a empresa assuma qualquer tipo de ação que envolva a obra.

Exija, ainda, que a contratação da empresa inclua a limpeza da obra, horários, volume de funcionários e organização. Para se assegurar de que tudo está indo bem, chame um engenheiro independente para fazer uma supervisão periódica.

Seu novo  imóvel é um projeto de vida. Tome todos os cuidados para evitar problemas no futuro.