INSTALAÇÃO ELÉTRICA

 

Observe a plaqueta de identificação do forno de aquecimento de ar e verifique, se ele é compatível com as características da rede elétrica disponível.

Contrate um eletricista competente para efetuar a instalação elétrica conforme a legislação e as Normas técnicas vigentes.
 
Especificamente a norma técnica NBR 5410 da ABNT estabelece detalhadamente os critérios que devem ser seguidos para o projeto dessa instalação elétrica.

Execute um circuito elétrico de alimentação dotado de disjuntores e de um dispositivo DR (corrente diferencial residual nominal não superior a 30 mA), independente dos demais, desde o quadro de distribuição.

É indispensável o aterramento do forno de aquecimento de ar.
Este deverá ser feito com cabo, de mesma seção que os condutores de alimentação, ligado a um sistema de aterramento adequado.
Por sistema de aterramento adequado entende-se aquele que satisfaz à Norma NBR5410 da ABNT, constituído pela armadura das fundações da edificação ou por eletrodos de aterramento.

Toda a fiação deve ser feita externamente à sauna ou próxima à parede externa de sauna.
A entrada dos cabos no interior da sauna deve ser em um ponto junto ao forno e a cerca de 20 cm de altura do piso.
Os cabos de alimentação e de aterramento devem ser para 90 ºC em regime contínuo.

As paredes internas e o teto devem ser revestidos de madeira adequada, como o cedro e o mogno, e não devem, em hipótese nenhuma, ser envernizadas, pintadas ou enceradas.
As paredes externas podem ser feitas em alvenaria ou madeira.
Sempre deve existir uma isolação térmica, entre as paredes interna e externa, de lã de rocha com 3 cm de espessura.

A altura interna (pé direito) deve situar-se entre 2,0 e 2,1 m.

O piso pode ser cimentado ou em cerâmica, com um estrado de madeira removível colocado sobre ele.

Os bancos devem ser de madeira (estrados) e totalmente vazados para permitir uma boa circulação do ar quente.
Devem estar situados a 40 cm e 80 cm acima do estrado do piso e ter largura entre 50 cm e 60 cm.

A porta deve ser de madeira, com isolação térmica, ter visor transparente e abrir para fora da sauna.

O fecho deve ser magnético ou com mola, de modo a permitir abrir a porta simplesmente empurrando-a. Não é permitindo o uso de nenhum tipo de fechadura.

A luminária deve ser adequada para saunas e estar situada em um ponto que não apresente perigo ao usuário. Seu interruptor deve ser colocado no lado exterior da sauna.

Finalmente, é conveniente a instalação de uma ducha nas proximidades da sauna, de preferência no mesmo ambiente interno em que ela estiver localizada .

 Quais produtos são indicados para revestimento em Saunas de alvenaria?

A sauna é um ambiente com umidade elevada e os produtos submetidos a esta condição devem ter baixo índice de expansão por umidade e, se forem esmaltados, devem possuir resistência ao gretamento.

Para ambientes de paredes a Eliane dispõe das linhas de Piscina e Fachadas que atendem com total segurança os ambientes com umidade constante, como as piscinas, ou expostos às condições do tempo, como as fachadas.

Ainda podemos recomendar o uso de Porcellanato que, por apresentar absorção de água praticamente nula, não possui expansão por umidade sendo também um produto ideal para este tipo de ambiente.

Nos pavimentos, ou seja, pisos destinados à sauna, recomenda-se o uso de produtos com coeficiente de atrito classe II (maior de 0,40), pois estas características vão permitir uma melhor resistência ao escorregamento e maior segurança ao caminhar.

fonte:Jacuzzi