Desenhe uma Planta em Escala para Decorar seu Espaço

Escrito por

Um dos maiores segredos de uma decoração bem feita é projetar o espaço numa planta em escala. Com base nisso, é possível planejar todos os outros elementos do ambiente. Veja agora algumas dicas para transformar completamente um cômodo usando uma planta em escala – é fácil!

Planta em Escala: Dimensões de Mobiliário e Equipamentos

Planta em Escala: Passo a Passo

Uma planta em escala é um desenho detalhado, com proporções exatas do ambiente que você deseja decorar. Ele inclui medidas de paredes, localização de janelas e de móveis.

Para fazê-lo você vai precisar de três ou quatro folha de cartolina (colorida ou branca), lápis, fita métrica ou metro, tesoura, régua escolar e lápis de cor ou o seu computador com um bom programa de desenhar, de qualquer forma o processo em si é o mesmo.

O primeiro passo é medir o comprimento das paredes marcando as portas, corredores ou outras quebras de linha que existam nas paredes que delimitam este ambiente.

A melhor maneira é com uma fita métrica: vá medindo pelos rodapés das paredes até completar a volta.

Em seguida desenhamos em “escala” o resultado dessas medidas numa folha de papel em branco. A escala pode ser feita de 1 para 50, ou seja, cada metro de parede será desenhado como 2 cm.

Exemplo: para uma sala de 7 metros de comprimento por 4 metros de largura teremos um desenho retangular 14 cm de comprimento por 8 cm de largura.

Para uma porta de 80 centímetros de largura, teremos 1,60 cm.

Se quiser pode alocar, também, janelas ou outro detalhe que fiquem acima dos móveis.

Planta em Escala e os Móveis

Agora que já temos o nosso espaço, vamos medir as duas poltronas que continuarão na sala em frente à TV

Exemplo: A primeira tem 1,95 m de largura por 80cm de profundidade. A segunda tem 1,30 m por 80cm. Isto representa 3.9 cm por 1.6 cm para primeira e 2,6 cm por 1,6 cm para a segunda.

Vamos recortar estas duas medidas numa folha de papel (com cor de preferência).


Temos agora o espaço e duas poltronas:

Decidimos comprar uma nova mesa de jantar. Já fomos pesquisar as mais bonitas e os tamanhos existentes no comércio. A escolhida foi uma mesa de 1,90 cm por 85 cm, para seis pessoas.

Recortaremos agora a mesa de jantar (3,8 cm por 1,7 cm) em outra cor e vamos colocá-la no nosso espaço.

Mas antes vamos também recortar as cadeiras (6) que tem 40 cm por 45 cm (8 cm por 9 cm) no mesmo papel que fizemos a mesa:

 A mesa de centro continuará a mesma que já possuímos, 1,50 cm x 1,00 – ou seja, recortaremos um papel com 3 cm x 2 cm:

A seguir vamos produzir a estante, que será reformada mas continuará na sala e que mede 2 m x 0,60 m de profundidade – ou seja 4 cm x 1,2 cm:

O tapete continua bonito, então vamos reduzi-lo de 2 m x 1,50 por um papelzinho de 4 cm x 3 cm:

Você pode fazer (recortar) quantos objetos achar necessário (TV, som, vaso de plantas, aparador, etc.).

Agora que já temos todos os nossos objetos vamos localiza-los da maneira mais confortável e prática possível.

Nunca esqueça que temos que deixar os espaços de circulação: andar, recuar cadeira para levantar, espaço enfrenta as poltronas para as pernas, etc.

Dicas Básicas de Decoração de Ambientes

Vasos e plantas podem facilmente fornecer harmonia e bem-estar ao ambiente, mas devem ser usados com cautela: o mais importante é o espaço dedicado à boa circulação das pessoas.

Um ambiente confortável deve dar prioridade a uma circulação de ar e de luz. Segundo os orientais, a casa vale pelos espaços vazios que ela contém.

Planta em Escala: Comprando Móveis

Na hora de adquirir móveis, uma das primeiras dúvidas diz respeito ao tamanho: é difícil calcular se um móvel visto em exposição numa loja vai caber no espaço que queremos.

Só a diferença na iluminação já muda nossa noção de volume e profundidade.

Inicialmente o melhor a fazer é medir. Se você não tiver um metro, use a fita métrica.

Na loja, não se preocupe com os vendedores: meça os móveis e leve as medidas para sua casa.

Sugestões de Arrumação em Planta em Escala

Arrumação 1:

Arrumação 2:

Aqui nós demos algumas formas de arrumação somente como ilustração, levamos em conta que nenhum dos objetos era grande demais para o espaço que se tinha – o que nem sempre é o caso.

Não podemos esquecer o espaço ocupado pelas pernas e pés, para levantar ou sentar (pelo menos 30 cm). e espaço para passar entre os objetos (60 cm a 80 cm).

No seu quarto, por exemplo, é preciso deixar entre o armário e a mesa de cabeceira espaço suficiente para abrir as portas e entre o pé da cama e o que estiver na frente (cerca de 60 cm).

Estas medidas são as mínimas.