Decorar o jardim com espelhos é uma forma incrível de refletir a luz do sol, fazer uma área externa pequena parecer maior e ampliar a visão dos cantinhos mais bonitos. Veja agora como usá-los de formas muito charmosas e originais entre árvores, flores, gramados, cercas e fachadas.
Vantagens do uso de espelhos no jardim
Instalar um ou mais espelhos no jardim é uma forma prática, barata e imediata de transformar dramaticamente esse espaço para melhor. É mais ou menos como a adição de tapetes ou almofadas à decoração da sala, por exemplo.
Como mencionamos antes, ele incrementa a luminosidade do jardim ao refletir a luz do sol. Sem contar que cria uma ilusão de que o terreno é maior e “multiplica” visualmente os trechos mais especiais.
O que levar em conta na hora de escolher um lugar para o espelho em área externa
Escolha um aspecto do jardim que merece o destaque que o reflexo do espelho vai criar. Pode ser uma árvore centenária, um arbusto com folhagens bonitas ou um canteiro com suas flores preferidas.
Um pátio com mesa e cadeiras para lanchar ou um lounge ao ar livre também são boas opções.
Evite posicionar o espelho de frente para locais que apresentam problemas, como um encanamento enferrujado ou pavimento quebrado.
Também evite colocá-lo num ponto alto demais, como próximo ao telhado da casa ou pendurado num galho. Isso poderá confundir os pássaros, que correrão o risco de colidirem contra a superfície espelhada e se machucar.
Embora uma das vantagens do espelho em área externa ser o incremento da luminosidade natural, é importante que ele não reflita diretamente os raios solares. Isso poderá resultar na criação de feixes com potencial para iniciar fogo se direcionados para a grama seca.
Como escolher o espelho ideal para o jardim?
Vai depender do seu objetivo.
Tamanho do espelho
Se você pretende ampliar visualmente o seu jardim, quintal ou terraço aposte num modelo grande: alto e largo. Ele deve ser colocado num ponto estratégico, de modo que reflita a maior parte possível da área.
Caso queira exaltar um aspecto especial do jardim use o espelho grande para isso. Ele não precisará ser pendurado ou afixado numa superfície vertical: pode perfeitamente ficar encostado numa árvore ou grande, por exemplo. Isso dará a você mais liberdade para buscar a posição de maior aproveitamento do espelho.
Espelhos menores ficam melhores pendurado na altura de um adulto ou das pessoas sentadas, caso reflita uma área com cadeiras ou sofás. Como são mais leves o mais seguro é que fiquem pendurados ou afixados em fachadas ou pilastras por exemplo.
Material do espelho para área externa
Você pode perfeitamente usar um espelho comum, comumente feito para lugares secos. Contudo com o tempo as chuvas e a umidade natural do próprio jardim podem acabar atacando sua parte traseira, criando manchas indesejadas na frente.
Se bem que algumas pessoas podem curtir as manchinhas: dá um ar de autenticidade, de passagem do tempo, que pode ser muito romântico.
Se esse espelho tiver uma moldura é fundamental que ela seja à prova de intempéries. Também deve estar perfeitamente vedada, de modo que a água e a umidade não se infiltrem no verso.
Espelhos mais resistentes são feitos de vidro laminado ao invés do comum. O espelho leva uma camada extra de vidro colado, blindando seus lados.
Uma alternativa mais barata e também à prova de intempéries é a do espelho de acrílico, ou polimetilmetacrilato (PMMA). Trata-se de um tipo de plástico. Sua versão mais barata é a do poliestireno. No entanto este tende a quebrar-se com facilidade e amarelar com o tempo. Sem contar que a qualidade de seu reflexo é inferior.
Jardim com espelhos: pendurados, colados ou apenas encostados?
Boa pergunta. Afinal de contas, qual a melhor maneira de instalar o espelho em área externa?
- Espelhos grandes e pesados podem ficar encostados displicentemente. Contudo é importante que, se ele estiver apoiado diretamente sobre o solo, é importante que não seja fofo demais: o espelho pode atolar na terra quando chover. Uma dica é cobrir a área de contato com pedrinhas, que drenarão a superfície;
- Um espelho médio, tipo o que instalamos atrás das portas da casa para uma visão de corpo inteiro, é ótimo caso você queira manejá-lo ao longo do dia – para fugir do sol direto, por exemplo, ou refletir um céu ao entardecer. Então ele também pode ficar encostado;
- Se você desejar instalar um espelho médio ou pequeno numa fachada ou cerca ao ar livre o mais seguro é usar cola. Isso porque costumam ser mais leves; um vento mais forte poderá derrubá-los do prego e causar acidentes.
Dica original: janelas espelhadas
Uma forma original de adicionar espelhos na área externa é substituir ou cobrir o vidro das janelas com espelhos. Ou instalar películas espelhadas nas vidraças, que também filtram a luz e o calor do sol, deixando o ambiente interno mais fresco.[divider]
Se a fachada não for realmente uma fachada, mas um muro, você pode instalar uma moldura de janela com vidros espelhados nele.[divider]
O efeito se torna realmente dramático quando o espelho faz parte de uma porta. Parece a entrada para um jardim secreto![divider]
Um jeito incrível de tornar o conjunto todo ainda mais maravilhoso é rodear a janela espelhada com trepadeiras que dão flor.
Mais dicas para decorar o jardim com espelhos
Espelho longos e arqueados resgatam o visual gótico que tem tudo a ver com jardins. Explore formatos de outras épocas do passado para resultados magníficos.[divider]
Aquele lugar especial onde você juntou vasos de plantas menores pode ganhar destaque usando um espelho por trás do conjunto.[divider]
Locais que merecem um belo reflexo são aqueles de relaxamento e lazer. Parquinhos, balanços, chuveiros, laguinhos…[divider]
E dá, sim, para apostar nos espelhos basculantes – aqueles de chão, com estrutura que permite que ele fique em pé sem precisar de instalação ou de lugar para se encostar. Basta tratar a estrutura contra as intempéries.