Lavabo pequeno: como decorar

Escrito por

Lavabo pequeno:

Se optar pela cuba esculpida, você deve escolher o tipo de acabamento a ser feito.
Mármore e seus secundários, como o marmoglass – um material de ótima vida útil, e com pouca manutenção;

Lavabo pequeno decoração II

Corian – um material que pode ser esculpido até em curvas e existem diversas opções de cores;

Vidro – é possível fazer caixas transparentes ou coloridas e ficam muito leves também, entre outras opções – feitas de pastilhas de vidro, de cerâmica pintada, etc…

O que indico e gosto de trabalhar bastante é a cuba esculpida em mármore. Acredito que o custo benefício é ótimo em função da manutenção e da vida útil do material, além do valor agregado dele.

Deve-se sempre utilizar válvula oculta na hora de montar a cuba, pois a manutenção é feita por ela de forma simples. Neste caso, se, por exemplo, cair uma aliança dentro da cuba, o acesso é descomplicado.

Aqui vale a criatividade, como exemplos: pode ser feita uma “caixa” bem profunda, solta, sem bancada, ou ao contrário, uma bancada com a cuba embutida bem rasinha… o interessante aqui é não deixar o ralo à vista.

Sempre se faz um caimento na pedra, e esconde-se o ralo.

Lavabo pequeno: Metais

Lavabo pequeno: MetaisComo já disse antes, você pode optar por dois tipos de metal: de bancada ou de parede.

No mercado existem uma infinidade de opções, acabamentos, desenhos e formas.

Atualmente, o acabamento mais usado é cromado prata, ou fosco.

O dourado não está em alta.
As linhas mais bonitas e elegantes são as menos rebuscadas, mais retas, como por exemplo a Linha Quadratta da Deca, ou a Linha Plano da Vallvé. Cabe aqui seu toque pessoal na escolha do metal.

É possível também instalar um monocomando, o qual comanda, com apenas um registro, a água quente e fria.
Se optar por esse metal, é necessário verificar se existe tubulação na alvenaria de águas quente e fria. Como exemplo, temos o monocomando de parede Cromo da Vallvé.

Lavabo pequeno:  Acessórios de Banheiro

Para complementar seu ambiente, você também deve ter o cuidado de escolher os acessórios do seu lavabo.

É essencial:Lavabo pequeno: decoração

– A papeleira – que pode ser instalada na parede, existem opções com tampa, com 1 ou com 2 lugares para o papel higiênico, e ainda um modelo que tem uma base apoiada no chão. Eu indico para o lavabo a opção com suporte para 2 unidades.

– A lixeira – pode ser quadrada, ou redonda, de diversos materiais. Cabe sempre as com tampa. O acabamento pode ser de acordo com as cores do seu lavabo; cromada, branca, preta, etc…

 – A saboneteira – existem alguns tipos: que comporta sabonete líquido, mais indicado para o lavabo e a que comporta sabonete em barra.
Podem ser instaladas na parede, ou apenas arrumadas sobre a bancada ou ainda dentro de uma bandeja. O acabamento e as cores seguem a lixeira, ou ainda podem ser transparentes.

No mercado existem frascos bem sofisticados para enfeitar seu lavabo, com perfumes delicados e até com brilho dentro do líquido.

– Toalheiro e cabides – indicado um toalheiro pequeno, de 20 cm pelo menos, para toalhas de rosto, e atrás da porta 2 cabides, para sua visita pendurar a bolsa, ou, esporadicamente, um casaco. Prefiro as linhas retas também.

– Bandejas – podem fazer parte da produção do seu lavabo uma bandeja pequena com o sabonete líquido, e toalhinhas enroladas, que podem ficar em cima da bancada, ou se seu lavabo for pequeno, podem estar num banquinho, ou numa prateleira de madeira, em baixo da sua cuba.

– Vasos de flores – arranjos, enfim fazem parte da produção, capriche!

Lavabo pequeno:   Revestimentos

Lavabo pequenoComo opção de revestimentos, você pode escolher desde apenas uma cor de tinta diferente em uma parede, até mesclar materiais como já citado anteriormente.

É muito rico o uso de pastilhas mesclado com mármore, por exemplo, ou apenas um papel de parede no lavabo todo, fica muito chique também. Cabe aqui combinar bem as cores e texturas escolhidas.

A madeira também é bem-vinda, já que seu lavabo não tem área molhada (box) pode-se usar e abusar desse material.

Opções de mármore para lavabo: mármore sivec, branco piguês, travertino romano, verde issogne, entre outros.

Claro que não poderia faltar no seu lavabo o uso de espelho.
Como estamos falando de um ambiente pequeno, é ótimo usar o espelho como truque para ampliar seu banheiro.

Na parede onde ficará a cuba, procure colocar um espelho do maior tamanho possível, assim “aumentará” o espaço.

Você também pode fazer um chassi de madeira atrás do espelho, e assim criar um nicho nesse chassi, na parte de baixo, para instalar um facho de luz e iluminar a bancada com iluminação indireta
. Essa iluminação pode ser feita por lâmpada T5, ou então xenon.

A última opção tem melhor qualidade, e um valor de mercado bem maior do que a conhecida e comum lâmpada T5.

Resumindo, depois de todas as informações, seu lavabo vai estar preparadíssimo para seu próximo evento social! Muito charme e requinte para seu novo ambiente!

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Marcus Cruz