Telhados da cor verde: O que é e quais as vantagens e desvantagens

Telhados da cor verde: A cobertura é um dos principais componentes da edificação, protegendo-a da precipitação, altas e baixas temperaturas. A aparência do telhado afeta o design do edifício. Hoje, o telhado verde está ganhando popularidade.

Considere suas características, prós e contras, além de exemplos específicos, que simplificarão a escolha.

O que são telhados verdes

telhados da cor verde
Foto: Pinterest – projetos.habitissimo.com.br

“Telhados verdes” é uma tradução literal do termo inglês “green roofs”. Significa o preenchimento parcial ou completo do telhado com plantas.

Pode ser tanto plantas em recipientes, quanto plantadas no solo. Hoje, esse paisagismo é mais comum em megacidades: nos telhados de shopping centers, prédios de escritórios, arranha-céus residenciais.

Benefícios dos telhados da cor verde

telhados da cor verde
Foto: Pinterest – decorfacil.com
  • Melhorar a ecologia do próprio edifício e da área circundante: os espaços verdes purificam o ar, retendo cerca de 20% das impurezas nocivas.
  • Aumentar o nível de isolamento acústico. Isto é especialmente verdadeiro para edifícios localizados perto de rodovias, aeroportos e outras fontes de ruído.
  • Aumentando o nível de isolamento térmico: o telhado verde regula bem os processos de troca de calor entre o edifício e o meio ambiente. No inverno, o calor permanece e no verão a casa fica agradavelmente fresca.
  • Local adicional para descanso e área adicional para a implementação de idéias de jardinagem.
  • Prolongando a vida útil de um telhado. As plantas e o solo até certo ponto protegem o telhado dos efeitos de fatores negativos: umidade, luz solar, etc.

Como qualquer área do projeto paisagístico , os telhados verdes têm suas desvantagens junto com as vantagens.

Desvantagens dos telhados da cor verde

  • Gastos significativos. Você terá que pagar pelo reforço do telhado e sua cobertura. Você também terá que gastar dinheiro em um sistema de irrigação automático, pois não é muito conveniente regar o telhado manualmente.
  • A necessidade de cumprir rigorosamente as regras de segurança.
  • Seleção cuidadosa de plantas e cuidados com elas. Nem toda planta é capaz de crescer em tais condições e agradar com sua aparência.
  • Os telhados verdes não são adequados para todos as casas.Apesar de todos os prós e contras, um telhado verde é um projeto realmente interessante. E o que você acha?

Construção de telhados verdes

O telhado verde consiste em várias camadas obrigatórias.

1. Fundação

A primeira camada de um telhado verde é a estrutura de suporte de carga do próprio telhado. Para um telhado plano – são lajes de concreto, para um telhado inclinado – uma caixa sólida.

2. Camada de impermeabilização

Antes de fazer um telhado verde, pense na impermeabilização. Sem exceção, todas as plantas precisam de umidade e rega regular. Mas essa exposição é extremamente prejudicial aos materiais de que é feito o telhado. Portanto, é usada a impermeabilização, que cerca o solo em que as plantas crescem do próprio telhado.

Certifique-se de que a camada de impermeabilização seja a mais confiável possível. Caso contrário, em caso de vazamento, para realizar reparos, você terá dificuldades. Afinal, remover todas as camadas localizadas em cima da impermeabilização é muito caro e demorado.

3. Barreira de raiz

Uma barreira de raiz é necessária para evitar danos que podem ser causados ​​por raízes que crescem profundamente no telhado. A barreira da raiz, como regra, é um filme ou folha de polímero comum. Um filme que tenha um revestimento metálico é o ideal. É colocado sobre uma camada de impermeabilização.

4. Camada de drenagem

O material de drenagem é capaz de reter uma certa quantidade de água, necessária para a vida das plantas.

Nesse caso, a água deve se mover livremente ao longo do telhado em direção ao ralo. No caso de um telhado inclinado, a água flui sozinha se você fornecer furos especiais em seus cantos para isso.

Em um telhado plano, deve-se tomar cuidado para garantir que a água não fique estagnada.

5. Solo fértil no telhado verde

Nesta fase, é criada uma camada de solo. Nele você vai colocar as plantas. Ao escolher uma mistura de solo, o tipo das plantas é levado em consideração.

Para espécies de cobertura do solo e grama, é necessária uma camada de 5 a 10 cm de espessura para criar um gramado.

A altura do solo para plantar arbustos e plantas deve ser de até 1 m. Os solos para uso no telhado devem ser leves, quentes e úmidos -absorvente e poroso.

6. Plantas nos telhados da cor verde

Depois de colocar todas as camadas para o telhado verde, você pode começar a plantar.

Ao escolher representantes da flora, tenha em mente que aqui serão criadas condições próximas às do deserto. É o sol e o vento. Portanto, escolha as espécies mais despretensiosas.

Entre as plantas, dê preferência às espécies pequenas. Elas devem ter um pequeno sistema radicular.

A jardinagem no telhado é uma tendência da moda que permite alterar radicalmente a aparência dos edifícios e adicionar espaço útil ao seu jardim.

Além disso, se você seguir a tecnologia corretamente, poderá proteger sua casa do mau tempo e do ruído excessivo.

Postado por
Handreza Hayran
Handreza Hayran é uma escritora de estilo de vida e entretenimento, com grande interesse em decoração de interiores e otimização doméstica.
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

A ciência do sono, um campo cada vez mais vital da pesquisa médica e psicológica, oferece insights fascinantes sobre como...

Colorir é uma atividade que vai além do simples ato de pintar: é uma forma de relaxamento e uma maneira...

A Jade Vermelha, ou Mucuna bennettii, é uma planta exótica e visualmente impressionante, muito apreciada em jardins tropicais por suas...