Decorando casas, os designers geralmente confiam na regra básica e mais eficaz. Ajuda a criar uma composição que é percebida por nós de forma mais harmoniosa.
Nós apresentamos a você o que é a “regra de 3 no interior” e como usá-la na prática.
Regra de três ao colocar decorações na prateleira
Como “três” é considerado o número de conclusão (tem começo, meio e fim), os objetos dispostos de acordo com ele parecem uma composição completa.
Ao decorar o rack, tente reduzir o número de coisas em um plano para três. Você obterá não apenas uma peça de mobiliário “mais leve”, mas também fará com que pareça mais elegante.
Use a mesma técnica ao decorar uma cômoda ou uma prateleira de parede.
Regra de três ao colocar quadros e pinturas
A regra de simetria é apropriada apenas em interiores clássicos estritos. Se sua casa for projetada em estilo moderno, você não deve organizar os móveis “em uma régua”.
A negligência dá uma atmosfera de facilidade e conforto, e a decoração ajuda a dinamizá-la.
Por exemplo, três pôsteres emoldurados colocados na parede criam o equilíbrio necessário.
Plantas e a regra de três
A folhagem faz com que as plantas da casa pareçam caóticas e, se seu objetivo é criar uma selva urbana em seu apartamento, você pode ignorar com segurança a regra de três.
Mas para uma melhor percepção das plantas de interior, divida as plantas em grupos, brinque com a altura e faça oásis em forma de triângulos que parecerão mais orgânicos do que plantá-las independentes.
Os fabricantes de suportes e cabides de plantas são familiarizados com a regra de três a usam para aumentar as vendas.
- Veja também: Artesanato com bambu: diferentes decorações de um estilo mais natural
Poltronas e mesa
Ao organizar os móveis, leve em consideração que a divisão condicional em grupos de três dá um resultado mais perfeito. Isso ajuda a reduzir a precisão da situação e dar-lhe individualidade.
É difícil imaginar poltronas simétricas colocadas lado a lado sem um terceiro item – uma mesa de centro.
Não tenha medo de combinar texturas – se os móveis estiverem unidos por cores, estofados ou materiais de moldura diferentes permitirão que você adicione variedade.
Travesseiros
Um número ímpar de travesseiros sempre parece melhor do que dois ou quatro.
Têxteis de destaque animam o interior, adicionando pontos brilhantes a ele. Mas se você colocar uma almofada de cada lado do sofá, a simetria pode tirar o conforto da sala.
Use tecidos da mesma qualidade, mas com estampas diferentes em tons semelhantes. Um interior com os mesmos ornamentos e texturas ficará entediado.
- Veja mais: Furoshiki: o método japonês de embrulhar presentes
Luminárias e a regra de três
Um número ímpar de equipamentos em um grupo parece mais interessante. Ao escolher luminárias, considere a área da sala para que os produtos pareçam proporcionais.
Um bom exemplo são três laminárias em um recanto de leitura dispostas em um triângulo, ou três luminárias em fileira projetadas para uma área de trabalho ou de jantar.