Pia de porcelanato: Em uma reforma ou construção o que mais traz dúvidas é sobre a escolha do acabamento. Essa é uma das partes mais importantes, já que é responsável por proteger a estrutura, ao mesmo tempo em que embeleza o ambiente.
Para quem está em dúvida sobre como usar a pia de porcelanato no banheiro ou na cozinha, reunimos as principais informações que você precisa saber sobre o porcelanato, suas vantagens e desvantagens e como usar na pia.
Por que escolher o porcelanato para a pia?
O porcelanato é um revestimento que se tornou um dos mais procurados para quem está em reforma ou construção. Mas como saber se o porcelanato é o material certo para a sua pia?
Assim como outras pedras, o porcelanato possui vantagens e desvantagens, por isso é preciso analisar se o porcelanato é o revestimento ideal para o projeto da sua pia.
Diferente do granito e do mármore, o porcelanato não é uma pedra, mas sim uma cerâmica a base de argila com uma aparência muito similar com essas pedras.
Para quem busca uma opção personalizada, o porcelanato entra como uma opção ideal, já que esse material permite uma grande possibilidade de moldagem e detalhes na cuba e na bancada da pia.
- Veja também: Como pendurar fotos? Aqui estão 8 ideias (ou regras estéticas)
Vantagens e desvantagens da pia de porcelanato
Uma das principais características da pia de porcelanato é sua capacidade de não absorver líquido.
O porcelanato quase não absorve líquido, o que é diferente de outras pedras como mármore e granito.
Como a pia tanto do banheiro como o da cozinha está em constante contato com água ou produtos químicos, usar o porcelanato na cuba e na bancada garante uma maior resistência, já que esse material ao ter uma baixa absolvição, evita manchas ao contato de líquidos.
O porcelanato também oferece uma experiência personalizada, possibilitando encontrar o material em diferentes cores, formatos, modelos e tamanhos. Isso permite encontrar o porcelanato seguindo o gosto pessoal de cada um.
Essa característica é uma das maiores vantagens do porcelanato, assim, o material pode servir tanto para ambientes pequenos como para os maiores, seguindo as dimensões de acordo com o espaço disponível.
A resistência é outra vantagem que esse revestimento oferece. O material suporta altas cargas e até impactos, a superfície é difícil de riscar e isso torna o porcelanato ainda mais indicado para o uso em pias e bancadas.
O transporte do porcelanato é bem mais fácil do que do outras pedras, isso é por conta de suas peças serem mais leves, o que facilita o transporte sem grande risco de danificar o material.
E para quem tem responsabilidade sustentável, o porcelanato causa menos danos ao planeta do que as pedras naturais.
Granito e mármore são extraídos na natureza e esse processo é bastante agressivo para o meio ambiente. Já o porcelanato é um material sintético, feito a partir da argila, causando menos danos e sendo mais sustentável.
O preço do porcelanato é uma das vantagens que mais atrai, já que o material oferece uma estética sofisticada e com o valor inferior ao de outras pedras como o mármore. Isso é um dos grandes motivos que tornaram o porcelanato um dos revestimentos mais populares dos últimos anos.
Porém, assim como o porcelanato possui suas vantagens, ele também tem seu lado negativo, sendo um dos principais a mão de obra.
Mesmo com grande aderência ao material nos últimos anos, o porcelanato é um revestimento que ainda carece de mão de obra, já que nem todo mundo é qualificado para instalar essas peças.
Essa limitação em mão de obra qualificada ainda pode acarretar em trabalhos feitos por pessoas não preparadas, correndo o risco de danificar a peça ao não saber fazer as bordas, deixando as pontas expostas e até representando risco de acidentes.
As emendas também podem se tornar um problema caso o porcelanato não seja instalado por um profissional.
- Veja mais: Como escolher cortinas para claraboias e telhados de vidro
Tipos de acabamento de porcelanato
O porcelanato pode ser encontrado com diferentes acabamentos, que podem apresentar variações de acordo com o modelo. Confira as formas de acabamento do porcelanato disponíveis no mercado:
- Porcelanato polido: esse tipo de acabamento é o mais usado em pias, já que ele recebe um polimento e uma camada de impermeabilizante. O resultado desse acabamento traz uma superfície mais lisa e com brilho intenso.
- Porcelanato natural: o acabamento natural não recebe nenhum acabamento, deixando uma superfície mate. Ele tem um visual neutro, com uma superfície fosca e sem brilho.
- Porcelanato EXT: é um acabamento com bastante resistência à abrasão, com muita durabilidade. É bem comum usar esse acabamento em ambientes externos por conta de sua resistência e durabilidade.
- Porcelanato acetinado: esse acabamento é mais fosco do que em relação ao polido, o que deixa a superfície menos brilhante, com um toque mais fosco. É um material de alta resistência e de fácil limpeza.
- Porcelanato struturado: ele tem um acabamento forte e abrasivo, com muita indicação para o uso em locais úmidos.
Pia de porcelanato no banheiro
A pia de porcelanato no banheiro traz um visual sofisticado para o ambiente, pois esse material permite grandes variedades de modelos de cores, texturas e formas. No banheiro, o mais comum é projetos usando uma coloração mais clara como branco e bege.
- Cuba esculpida de porcelanato: esse é um modelo que transmite um estilo clean e elegante ao banheiro. O modelo é um dos mais conhecidos, destacando uma modernidade ao local.
- Cuba embutida: é um modelo mais clássico, sofisticado e minimalista.
- Cuba de sobrepor: o modelo tem como característica a instalação da cuba, que fica em cima da bancada. Assim a cuba ganha um maior destaque, principalmente quando tem uma cor em contraste com o da bancada.
Para quem busca inovar, o porcelanato oferece diferentes modelos, com a possibilidade de imitar materiais como mármore, granito e madeira.
Um dos maiores benefícios do porcelanato é sua customização de tamanho, permitido fazer projetos que incluam ambientes com limitações de espaço, já que esse material pode ser adaptado com perfeição.
Pia de porcelanato na cozinha
Se no banheiro a cuba ganha um grande destaque na pia, na cozinha é na bancada que o material se torna o grande protagonista.
A bancada pode se estender em diferente tamanhos e formas, seguindo a proposta do design da cozinha.
Em casos de um local com bastante espaço, a pia pode seguir um formato maior, até mesmo com outras bancadas de apoio, mas caso seja um espaço reduzido, a pia de porcelanato ainda poderá ser utilizada no local.
Mas nesse caso será projetada de acordo com o espaço disponível, usando o material para criar uma pia que corresponda com as medidas, mas sem abrir mão de oferecer um design sofisticado.
Por ser um material não poroso, com baixa absolvição de líquidos, o porcelanato não sofre com manchas sobre a superfície.
Já em questão de cores, o porcelanato entra com diversas opções, dando uma liberdade para customizar da forma que desejar a cozinha.
As cores mais claras como branco e bege são as mais comuns na cozinha, mas os tons mais escuros também estão se tornando uma ótima opção para quem procura sair do convencional.
Pia de porcelanato em decoração minimalista
O porcelanato é uma cerâmica com um aspecto elegante e sofisticado, mas também deixa um visual clean, o que combina com o estilo de decoração minimalista.
A tendência minimalista segue inspiração da cultura japonesa, onde é importante não exagerar, e sim presar pela funcionalidade do ambiente.
Para usar o porcelanato, procure cores neutras, sem muitas características em sua superfície. A pia deve seguir um design mais discreto e em linhas retas.
Na decoração industrial
Esse é um design que segue uma proposta de ambiente modernizado e urbano, o que combina com o efeito do porcelanato.
Como é um estilo que permite uma maior ousadia na decoração, você pode ousar no projeto da pia, usando tom mais escuro como preto e com uma pia com formato mais elaborado.
Na decoração rústica
O rústico é um estilo de design com uma grande base de fãs, onde o conceito da decoração é usar elementos da natureza para o ambiente.
Nesse estilo, o porcelanato que imita madeira é um dos grandes pontos para a decoração, deixando o ambiente com aspecto único e seguindo a proposta do design.
Consideração sobre a pia de porcelanato
Não é à toa que o porcelanato se tornou um dos principais materiais de revestimentos nos últimos anos na indústria de construção. É um material resistente, com uma menor agressão ao meio ambiente e com um preço mais em conta do que outras pedras com propostas parecidas.
Mesmo com uma certa limitação de mão de obra profissional com esse material, o porcelanato continua sendo a melhor escolha para quem procura um acabamento sofisticado com durabilidade, e com um preço bem mais em conta.
Ao decidir usar o porcelanato na pia da cozinha ou banheiro, lembre-se de antes projetar como esse material deve ser usado.
O porcelanato permite uma grande customização tanto da cuba como da bancada, o que resulta em encontrar um estilo que corresponde a proposta do ambiente.