Como escolher um lugar para o consultório de psicologia? Como decorar com sucesso a sala de um psicólogo e projetar corretamente cada um de seus locais? A cor importa ao criar um interior harmonioso, relaxante e ao mesmo tempo funcional? Confira oito dicas para decorar o consultório de psicologia.
Por que o design do consultório de psicologia é tão importante
O consultório de um psicólogo é um lugar onde uma pessoa pode relaxar, aliviar o estresse e simplesmente se desconectar de uma cidade barulhenta e movimentada. Portanto, o projeto correto do consultório do psicólogo já faz parte do trabalho.
O principal critério usado no projeto é uma atmosfera de calma. Afinal, o ambiente externo, mesmo em nível inconsciente, afeta muito o estado geral.
Alguns psicólogos admitem que muitos pacientes os procuram não apenas para resolver problemas urgentes, mas simplesmente para se esconder da vida cotidiana em um lugar tranquilo e despreocupado.
Dicas para decorar o consultório de psicologia
Para criar um interior harmonioso do consultório do psicólogo, onde todos se sintam confortáveis: não apenas o próprio especialista, mas também seus clientes, você precisa zonear adequadamente o local de trabalho. Existem, é claro, certos critérios para a criação de um espaço universal que é aceitável.
Mas agora é a era de tudo novo e incomum em estilo, as tendências modernas há muito suplantaram os estereótipos de como exatamente o consultório de um psicólogo deve ser para que o trabalho ocorra sem problemas.
Portanto, é importante criar não apenas um espaço aconchegante que se encaixe em determinados enquadramentos, mas também com um gosto próprio, que caracterize corretamente tanto a atividade de trabalho quanto o próprio profissional.
Os designers entendem que os psicólogos são diferentes: clínico, consultivo, em desenvolvimento, com viés pedagógico, lidando com problemas sociais ou trabalhistas etc.
Para não focar em cada caso individual, vamos considerar os principais pontos para a criação de uma sala de psicólogo e oferecer opções criativas de fotos como bons exemplos para a implementação do projeto de design.
Localização
A geolocalização é importante. Pense em qual é o seu público-alvo. Você é um psicólogo que trabalha em uma área específica, ou um especialista restrito, dos quais existem apenas alguns em uma cidade grande?
No primeiro caso, escolha um local para um escritório onde haja o melhor tráfego, no segundo, o centro da cidade em uma rua tranquila, o melhor de tudo perto de uma praça.
Não economize espaço
A sala em si não deve ser apertada. As pessoas geralmente têm medo de espaços fechados, então você não deve economizar espaço.
Via de regra, é melhor alugar um espaço maior e trabalhar por prazer sem constranger ninguém do que perder metade dos clientes por causa de uma sala pequena em que você não pode se sentir bem.
Isolamento de ruído no consultório de psicologia
A insonorização vai ajudar. Para que o cliente relaxe completamente e confie no psicólogo, ele precisa de silêncio e uma boa visão da janela. Se não tiver como colocar janela, você pode substituir por um quadro.
Antes de projetar um consultório, você deve verificar a audibilidade e, se estiver muito boa, não economize na criação de um isolamento acústico de alta qualidade.
Temperatura
Todo mundo sabe que para uma pessoa existe uma temperatura do ar confortável na qual ela pode relaxar.
Você deve manter o termômetro em cerca de 23 graus, mas cada indivíduo tem sua própria percepção do regime de temperatura. Por isso, o consultório do psicólogo deve ser equipado com ar condicionado.
Zoneamento do espaço dentro do consultório de psicologia
Como zonear com sucesso o consultório de um psicólogo e como projetar cada local?
Ao dividir a sala em vários locais importantes com diferentes cargas funcionais, ficará muito mais fácil realizar as atividades profissionais, sem contar que isso facilitará muito a condição dos clientes durante sua permanência nas sessões.
Zona consultiva
Para um psicólogo, é uma das áreas mais importantes, pois foi criada não apenas para o espaço pessoal, mas também para trabalhar com o cliente através de um longo diálogo, durante o qual todos os problemas urgentes devem ser discutidos.
O design deste local deve ser projetado com o máximo de conforto.
O esquema de cores deve ser em tons neutros ou pastel que não distraiam nem o cliente nem o especialista.
Os elementos obrigatórios do interior deste local do consultório do psicólogo devem ser:
- Um sofá confortável (ou cadeira) para o paciente,
- Uma pequena mesa para dispositivos necessários,
- Cadeira confortável para o psicólogo.
Esta parte deve ser decorada com plantas, painéis nas paredes, abstratos ou urbanos.
Uma boa opção para decorar o consultório de um psicólogo neste local seria instalar um aquário, uma fonte em miniatura ou uma lareira decorativa.
Um tapete também ajuda o cliente a relaxar e sintonizar uma relação de confiança com um psicólogo, por isso se tornará um atributo muito apropriado.
Os móveis da sala do psicólogo devem ser confortáveis, macios, sempre com braços e encostos.
Quanto mais confortáveis forem as cadeiras e sofás para os pacientes, maior será a oportunidade de estabelecer o interlocutor e você mesmo para um diálogo.
- Veja mais: Entrada moderna: as mais belas ideias para se inspirar
Zona de trabalho do consultório de psicologia
O local mais importante para o próprio especialista é, obviamente, a zona de trabalho (também chamada de pessoal).
No interior de um pequeno consultório de psicólogo, pode ser combinado com uma sala de diagnóstico e, em uma sala de consultor privada em miniatura, pode ser localizada em algum lugar perto da janela.
Este local tem a luz mais natural, por isso será mais fácil se preparar para a próxima sessão com o cliente e depois sistematizar e processar os dados.
O design de uma área pessoal na sala do psicólogo pode ser feito de acordo com suas próprias preferências, mas se o local for combinado com outros, é melhor preferir uma faixa neutra, composta por tons quentes: bege, areia, marrom claro, creme, etc.
Faz sentido esconder a área de trabalho atrás de uma pequena divisória ou uma tela que pode ser removida quando a recepção terminar.
- Veja também: Como pendurar fotos? Aqui estão 8 ideias (ou regras estéticas)
Cores para o consultório de um psicólogo
A seleção das cores do interior é um elemento muito importante no design do consultório de um psicólogo.
Cada cor afeta uma pessoa de uma maneira especial. As cores claras e pastel têm um efeito calmante, relaxam, inclinam-se à confiança, ajudam a concentrar-se. Para o consultório de um psicólogo, esta é sempre uma opção universal.
Em tal ambiente, uma pessoa entra rapidamente em um estado de equilíbrio, cheia de confiança em um especialista e está pronta para revelações.
Um ambiente doméstico acolhedor também envolve cores claras e naturais, de modo que a recepção de um design “lar” ajuda o psicólogo a estabelecer rapidamente o contato com o paciente.
- Vermelho – causa atividade, incentiva a ação, excita a imaginação.
- Laranja claro e amarelo suave – permitem estabelecer contato rapidamente com o paciente, são bons para o consultório de um psicólogo.
- Tons profundos de azul, violeta, lilás – criam desapego, fazem o paciente se aprofundar em si mesmo;
- Todos os tons de verde, sintonizam no trabalho, suavizam a situação, até liberam moderadamente.
- Nuances marrons e bege – estabilizam a condição, retribuem a irritabilidade, são quase invisíveis para o cliente.