Se você está pensando em mudar a cozinha mais não sabe como, uma dica é trazer cor para esse ambiente. A cozinha costuma ser um ambiente onde as cores são limitadas a cores neutras, mas isso não significa que você não possa se aventurar no colorido, e nesse caso, te damos todos os motivos para apostar na cozinha rosa.
O rosa é muito visto como uma cor sensível e delicada e até considerada infantil, mas é possível criar um ambiente único com essa cor.
Por que pensar no rosa para a cozinha?
Talvez durante sua infância você imaginava ter uma cozinha rosa quando chegasse na vida adulta, mas é bem provável que esse desejo tenha se perdido com o tempo, já que essa cor é bastante relacionada a imaturidade.
Mas já foi o tempo em que o rosa era exclusivo para quem tem um espírito Barbie, e sim, é possível incluir o rosa na sua cozinha e conquistar uma decoração única, madura e no estilo que você desejar.
Ao analisar o rosa, podemos indicar que essa cor é versátil e tem uma ligação com promover o bem-estar. Existem estudos que apontam o rosa como efeito calmante, principalmente para os tons mais pálidos.
A cor também é associada ao amor, alegria, feminilidade, criatividade e otimismo. Pela psicologia das cores, o rosa em tonalidade com vermelho evoca emoções fortes como paixão. Já os mais claros inspiram sentimentos suaves.
O rosa é uma cor positiva, reconfortante e calorosa, o que pode combinar perfeitamente com o espaço da cozinha onde tais sentimentos são sempre bem-vindos.
Como combinar o rosa?
Um medo de quem se aventura em cores para a cozinha é o medo de não saber combinar os tons. Uma dica ao ousar com tons coloridos é que sempre será possível associar essas cores aos neutros, criando um esquema que trará equilíbrio ao ambiente.
Ao pensar na cor rosa logo vem a palavra versatilidade, já que é um tom que pode ser incluído em diversos esquemas de cores. Lembre-se que o rosa é uma cor com diferentes intensidades de tonalidades, o que pode trazer diferentes resultados e impactos para a cozinha.
O rosa mais claro tem uma boa combinação com cores mais escuras como verdes e azuis, permitindo a criação de um esquema com personalidade e com um visual único para o ambiente. Caso você tenha um estilo mais tradicional e queira optar por uma cozinha clara, um esquema que funciona bem é o rosa pálido com tons neutros como o branco, creme e cinza, resultando em um estilo mais suave.
A criação do esquema com o rosa dependerá de como é esperado que seja o interior, um ambiente mais calmo ou com um design mais original.
Observe alguns esquemas e estilos que você pode adicionar na sua cozinha:
- Cinza ou bege – é uma combinação para um esquema no estilo escandinavo ou minimalista, usando tons mais claros do rosa.
- Grafite ou cinza carvão: um esquema para um estilo industrial, onde você pode ousar com um rosa mais forte.
- Azul ou verde menta – é possível um esquema colorido com o rosa, combinando a cor com o azul ou verde menta, alcançando um interior com estilo retrô ou vintage.
- Ouro ou prata – são tons para trazer destaque ao rosa, criando um estilo glamour na cozinha.
- Preto – essa é uma combinação ousada, com uma pegada gótica e ousada, perfeita para quem quer um equilíbrio entre a meiguice que o rosa traz para o ambiente.
Onde usar o rosa na cozinha?
Um grande medo ao escolher um tom como o rosa é não saber como utilizar a cor no ambiente. Diferente da sala ou quarto, a cozinha costuma receber uma decoração mais limpa, sem tanto contraste e cores. Porém, nos últimos anos, cada vez mais o colorido é incluído nesse ambiente, trazendo originalidade ao espaço.
O rosa é uma boa opção para quem busca o colorido, mas ainda não se sente seguro para uma grande mudança, já que por sua variação de tons é possível encontrar uma tonalidade mais clara e calma.
Independente de qual tom seja o escolhido, o rosa pode ser incluído em diferentes itens de uma cozinha, acompanhe algumas formas de usar o rosa em sua cozinha para um resultado satisfatório.
As paredes com o rosa
Ao colorir um ambiente como a cozinha, as paredes surgem como as melhores opções para essa mudança, já que é possível uma transformação gradativa, começando aos poucos com alguns detalhes na parede.
Pintar as paredes ou optar por um papel de parede rosa é uma forma de fazer uma reforma na cozinha incluindo a cor sem a necessidade de grandes gastos, além de proporcionar como será a interação da cor com o ambiente, a pintura também pode ser alterada com facilidade caso não agrade.
Opções para a parede rosa inclui inspirações como degradê, combinações de dois tons ou uma estampa com a cor.
Para quem está mais seguro com o rosa, uma opção é usar a cor no revestimento como nos azulejos.
- Veja também: Cama Mezanino: Como aproveitar o espaço.
Rosa nos eletrodomésticos da cozinha
Além das paredes, outra forma de utilizar o rosa na cozinha é com os eletrodomésticos. Hoje é possível encontrar uma gama de produtos em diferentes tons do rosa, dando uma liberdade para criar uma boa decoração a partir dos eletrodomésticos.
Entre as opções que você pode encontrar na cor rosa estão:
- Geladeira;
- Torradeira;
- micro-ondas;
- cafeteira;
- liquidificador;
- batedeira;
- chaleira elétrica.
Móveis na cor rosa para cozinha
A cozinha pode ganhar o toque rosa a partir de móveis como armários e bancos. Uma mobília nessa coloração pode ser o grande diferencial de sua cozinha. Você pode encontrar a mobília já na cor rosa, mas também tem a opção de encomendar esses móveis personalizados na forma que desejar.
Para quem teme se arrepender ou procura uma forma mais econômica, a sugestão é utilizar tinta ou papel adesivo para fazer a cobertura do móvel.
Para uma mudança menos drástica, você pode acrescentar apenas detalhes na cor rosa no móvel como trocar os puxadores do armário por algum tom rosa.
- Veja mais: Lavabo rústico: Adicione charme à casa!