Substituir o sofá: É possível criar um interior funcional e elegante de uma sala de estar sem um objeto obrigatório como um sofá grande e macio ou um grupo de sofás?
Sim, é possível! Preparamos para você algumas dicas práticas que vão te ajudar a organizar o espaço da sua sala sem o tradicional sofá grande.
1. Várias poltronas
A opção mais óbvia é substituir um sofá volumoso em uma pequena sala de estar por várias cadeiras mais compactas ou módulos macios que podem ser movidos e reorganizados a seu critério.
Você pode escolher os mesmos modelos em estofados diferentes – para que sua sala de estar pareça original e você não sentirá falta do bom e velho sofá na frente da TV.
O principal neste caso é calcular corretamente o número de “assentos”. Porque se no caso de um sofá eles dizem “onde cabem dois, cabem três ali”, sentar juntos na mesma cadeira não vai funcionar.
Portanto, é sempre bom ter lugares adicionais, como pufes, banquetas ou móveis dobráveis, no caso de um grande número de convidados.
2. Sofá + poltronas ao substituir o sofá grande
Um sofá grande muitas vezes prejudica a funcionalidade da sala de estar, e reduz o espaço útil e interfere na livre circulação.
Mesmo que seja composto por módulos e possa mudar sua composição, isso nem sempre salva a situação.
Nesses casos, os designers recomendam substituí-lo por um sofá leve + um par de cadeiras mais móveis e “fáceis de levantar”.
3. Banco
Uma banqueta ou banco é outra solução para uma pequena sala de estar. Eles podem ser colocados perto da parede (vai servir de encosto) e regados com lindas almofadas e cobertores, transformando-os em um “ninho” aconchegante.
- Veja mais: Cores para sala de jantar: ideias e dicas para um ambiente perfeito
4. Assentos no chão ao substituir o sofá
Para interiores em estilo japonês, interiores em estilo boho ou pequenas salas de estar, você pode organizar uma área de estar com assentos no chão e almofadas. Por que essa opção é boa? Dá muito espaço à sua imaginação.
Os assentos podem ser colocados um em cima do outro, aumentando a altura, construa um encosto a partir deles, mude para outro lugar e, se você adicionar um tapete macio, cobertores, mesas baixas e luminárias de chão à composição, ficará muito aconchegante.
5. Lembre-se do conforto acima de tudo ao substituir o sofá
Ao escolher um sofá, primeiro verificamos o quão confortável ele é. Siga o mesmo princípio ao comprar espreguiçadeiras!
Afinal, agora eles terão que suportar o peso da carga, e não apenas ser uma bela adição ao sofá.
Ninguém gosta de ficar muito tempo sentado em uma cadeira dura, por mais bonita que ela seja, então aposte na comodidade e tenha em mente que você e seus convidados terão que passar muito tempo nela.
- Veja também: Interior de uma sala pequena: 6 tons que vão estragar
6. Escolha poltranas com cor diferente, mas tons próximos
Poltronas e sofás são estofados em tons diferentes, mas próximos. Esta solução permite criar uma composição de móveis sólida, uniforme e ao mesmo tempo dinâmica.
7. Escolha poltranas com cor diferente, mas o estilo geral e design semelhante
Sofás e poltronas de cores diferentes, mas no mesmo estilo, são outra forma comum de projetar um grupo de sofá.
Para criar uma composição harmoniosa, basta escolher o estilo que você gosta e construir sobre ele na hora de escolher os móveis.
Clássico, estilo escandinavo, art déco ou minimalismo – há muitas opções, tudo depende dos seus gostos e preferências!
8. Estilo e cor diferentes, mas forma semelhante
Uma solução tão simples também permite preservar a aparência harmoniosa da sala de estar: você pode colocar sofás e poltronas de cores e desenhos diferentes, mas com as mesmas linhas e formas.