A barbearia retrô é um dos locais reservados para o público masculino, que por anos usa esse espaço como uma espécie de clube exclusivo.
Para deixar esse ambiente ainda mais especial e exclusivo é fundamental apresentar um design apelativo, que vai chamar a atenção do público-alvo. E pensando em temas para decorar a barbearia, uma opção retrô é ideal, um estilo com personalidade e que vai evocar o melhor do passado.
Vamos mergulhar no melhor que a barbearia retrô pode oferecer, além de dicas para um bom projeto envolvendo o espaço da barbearia.
Projetando a barbearia retrô
A decoração é um dos momentos mais aguardados em uma nova obra, mas antes de colocar a mão na massa, é preciso planejar. Mesmo com a empolgação em arrumar o espaço com um novo tema, é necessário levar tudo ao papel e descobrir a melhor maneira de otimizar o espaço.
Escolhendo o Layout
Definir o layout da barbearia é a forma correta de distribuir os elementos que serão disponibilizados no ambiente. Um bom layout deve permitir a passagem de luz e a circulação das pessoas através do espaço, proporcionando conforto aos clientes.
Na definição do layout será necessário considerar alguns elementos indispensáveis para um estabelecimento como a barbearia. É preciso incluir área de espera, recepção, cadeiras confortáveis e outras necessidades do local. Um espaço funcional e com conforto são essenciais para uma boa experiência dos clientes.
O projeto do layout depende do espaço disponível, que deve ser adaptado de acordo com a área definida para ser o estabelecimento.
Dependendo do espaço do seu projeto, o layout deve ser determinado para valorizar o espaço, mantendo o fluxo e valorizando o ambiente.
Para transformar o espaço pequeno e fazer parecer mais amplo e espaçoso, procure usar espelho na parede ou em uma reforma mais drástica, você pode substituir alguma parede por uma longa janela.
Em um espaço estreito, procure por um layout longo, criando uma área compartilhada no centro e nas laterais.
Se está trabalhando com um espaço minúsculo, o ideal é a criação de multiuso, com um local reservado para combinar mais de um serviço, otimizando o espaço com móveis multifuncionais.
Já para oferecer mais privacidade aos clientes, uma opção é projetar separações em certar áreas, essa é uma forma de oferecer um serviço mais exclusivo enquanto mantém a privacidade, principalmente se a barbearia oferecer outros serviços como massagens ou depilação.
Desenvolvendo a decoração com o tema retrô
A escolha do tema é um dos pontos principais para a criação da marca da barbearia, nesse caso nós vamos nos dedicar no desenvolvimento do tema retrô. Para entender como funciona o tema escolhido é importante diferenciar o retrô do vintage, estilos de decoração com conceitos similares, mas com uma proposta diferente.
Os dois estilos evocam o passado, levando em referência a designs marcantes de décadas atrás. Porém, enquanto o vintage retorna com peças antigas, que foram realmente usadas em um certo momento, o retrô tem como função fazer uma releitura daqueles designs de antigamente.
Geralmente o retrô é inspirado em décadas como as de 50,60,70 e 80, usando o que era tendência nessa época para criar a decoração do novo espaço. O retrô tem algumas características que devem ser adaptadas ao local que receberá a decoração:
- Móveis com linha reta;
- Cores vibrantes em móveis e paredes;
- Pés em palito na mobília;
- Formas abstratas e geométricas;
- Textura como plástico, vinil e veludo;
- Estampas florais e xadrez.
Essas são algumas das características presentes em uma decoração retrô, onde o estilo cria um espaço com personalidade, criativo e com bastante referência ao passado.
Escolhendo o esquema de cores para a barbearia retrô
O primeiro passo ao iniciar a decoração do ambiente é escolher um esquema de cores que represente a marca. A cor tem uma função importantíssima na construção visual de um estabelecimento, por isso, escolher certo uma cor que representa o conceito do espaço é fundamental.
Como nossa função é a construção de um espaço com uma decoração retrô, as cores vibrantes são as mais indicadas, mas não é necessário usar esses tons como parte de toda a decoração. O ideal é escolher uma cor e usar como destaque combinado com um esquema de tons mais sóbrios.
Um cuidado na escolha do esquema é observar a iluminação no interior, já que o resultado pode ter efeito diferente de acordo como funciona a luz do espaço.
- Veja também: Cozinha azul petróleo: Dê à sua cozinha um visual único.
A iluminação para a barbearia retrô
Se tem um elemento que você pode usar no retrô é a iluminação. Existem vários modelos que podem ser utilizados no espaço mantendo o conceito retrô. Procure modelos como tubular, chama de vela, globo ou bolinha. Pendentes também são ótimos para trazer esse visual retrô na barbearia.
Como é um local que necessita de uma boa iluminação, tanto natural como artificial, é primordial garantir que a iluminação seja adequada para um bom trabalho e satisfação do cliente.
Revestimento do piso e da parede
Como estamos baseando nossa decoração ao estilo retrô, o revestimento do piso e da parede deve se atentar a esse conceito. Para a barbearia, um revestimento com o piso xadrez vai deixar a barbearia com aquele visual bem nostálgico, bem característico das barbearias das décadas de 60 e 70. Outra forma de manter o estilo na barbearia é investir em revestimentos como madeira, ladrilho, cimento queimado e cobogós.
Móveis com o estilo retrô para a barbearia
Para manter o espaço com o tema retrô, procure incluir uma mobília que seja inspirada nesse estilo. Como é uma barbearia, os principais móveis utilizados no ambiente são as bancadas e cadeiras. É possível encontrar esses móveis já fabricados com um design retrô, mas outra opção é buscar por uma mobília customizada.
Além da bancada e cadeira, a barbearia pode receber outros móveis como sofá, poltrona, mesa de apoio, armários e prateleiras.
Decore a barbearia com elementos retrô
Esse é um dos momentos mais divertidos, onde o projeto recebe aqueles itens que finalizam a decoração. Capriche nos pôsteres, com aquela pegada retrô, criando uma combinação na parede. Quadros coloridos também são opções para a decoração. Inclua objetos como rádios, câmeras e até mesmo veículos antigos.
- Leia mais: Divisória para quarto: adiciona privacidade e estilo ao ambiente