A bancada de madeira é bastante popular nos Estados Unidos e na Europa, mas começa a se destacar como uma opção para quem quer trazer inovação para a cozinha com uma estética única que só a madeira pode oferecer.
Como não é um dos materiais mais usados para a construção de bancadas, ainda é comum o temor de que a madeira possa oferecer um valor muito superior a outros materiais, ou até mesmo não ser resistente suficiente para o uso na cozinha.
Porém, você deve deixar para trás todas essas ideias e conhecer um pouco mais sobre como a madeira pode ser o material ideal para sua bancada. Confira esse guia com tudo o que você precisa saber sobre bancada de madeira para cozinha.
Por que escolher uma bancada de madeira para cozinha?
Quando se busca inspirações para uma bancada de cozinha, as pedras são as mais citadas, e não é por acaso, já que esse material se tornou um dos mais usados principalmente em bancada para cozinha.
Mas nos últimos anos a madeira começa a ganhar destaque, como um material que se adequa aos mais diferentes estilos e trazendo um aconchego que não é alcançado com materiais como pedras e metal.
Mas antes de decidir escolher a madeira como o material para a bancada, é importante analisar se essa é a escolha ideal para você e para seu estilo de vida.
É inegável que a madeira possui uma variedade de estilos e traz uma imagem única para a cozinha, principalmente ao sair do usual que se tornou as pedras como mármore e granito.
Além de toda essa diversidade, a madeira pode se tornar uma opção mais barata e com uma boa durabilidade, mas tudo vai depender da escolha do material e dos cuidados ao decorrer dos anos.
Para saber se a bancada de madeira é um bom investimento, ou não, veja essa lista com as vantagens e desvantagem de uma bancada de madeira na cozinha.
Vantagens da bancada madeira para cozinha
Quando pensamos em madeira logo vem aquele conceito de que esse material é o mais caro para fazer bancada. Porém, essa não é uma ideia totalmente correta, já que é possível projetar uma bancada de madeira mais em conta do que com materiais como granito, mármore e Silestone.
A madeira tem uma instalação bem mais simples do que bancadas de pedras. É um material que pode ser encontrado em cortes pré-fabricadas e até ser totalmente personalizada ao ambiente com uma bancada sob medida.
Além disso, os formatos para caber o eletrométrico são bem simples de ser feito na bancada de madeira, com um acabamento bem fácil o que resume a instalação desse tipo de bancada muito mais fácil e com menos exigência de mão de obra do que o considerado para a bancada de pedra.
Diferente da pedra, a madeira é mais aconchegante, com um material forte, mas macio, que não causa tanto barulho como a pedra. Outro detalhe é que a madeira ameniza ruídos de aparelhos na cozinha, enquanto a pedra tem um poder de ampliar esse som.
Se você acha que a madeira pode ser mais frágil que a pedra, com mais possibilidade de sofrer com arranhões, marcas de queimadura, manchas e cortes, porém, diferente de outros materiais, a superfície da bancada de madeira pode ser renovada com uma boa lixada, dando um novo acabamento.
E se você ainda procura mais um motivo para escolher uma bancada de madeira, se atente que esse é um material verde, onde a grande maioria dos fornecedores oferecem certificação FSC, garantindo que você está adquirido um produto sustentável, evitando produto de origem duvidosa de extração ilegal de madeira.
Com a garantia certa, você adquire uma madeira que foi retirada com cuidado e de forma responsável.
Desvantagem da bancada de madeira para cozinha
Assim como o material traz vantagens, a madeira também tem algumas desvantagens, sendo uma delas o fato de insetos como cupins gostarem desse material, fazendo com que seja necessário a aplicação de pesticidas adequados para manter esse problema afastado.
A madeira também é mais propensa a sofrer com a mudança na umidade da atmosfera, fazendo com que o material se expanda e contraia, se movimentando caso não tenha sido instalada corretamente e com estabilidade.
É preciso uma atenção aos líquidos, sobre se não está ocorrendo uma penetração na madeira, isso pode causar manchas e rachaduras na superfície. Para evitar esse tipo de problema, a madeira precisa ser impermeabilizada corretamente.
A mão de obra também pode ser um problema, já que como é menos utilizada no Brasil, são poucos os marceneiros que oferecem o serviço para bancadas de madeira na cozinha.
- Veja também: Furoshiki: o método japonês de embrulhar presentes
Qual madeira escolher para bancada de cozinha?
Para a composição de uma bancada de cozinha, algumas espécies de árvores são mais indicadas, já que é um ambiente onde o material será constantemente manuseado e entrando em contato com água.
Confira quais são os tipos de madeira mais indicada para a bancada de cozinha:
- Ipê: É uma árvore muito conhecida no Brasil, principalmente por sua beleza exuberante com flores coloridas. A madeira do Ipê é considerada nobre e com excelente material para uso em móveis, por ser resistente e com uma madeira densa.
- Pinus: Esse é uma espécie de pinheiro com grande popularidade no Brasil. Uma de suas características é sua coloração clara, porém é uma espécie mais suscetível ao aparecimento de fungos.
- Cerejeira: A planta possui uma aparência que lembra o Ipê, com flores coloridas, mas a madeira da Cerejeira tem um valor de mercado mais alto, o que a torna uma madeira luxuosa.
- Teca: Uma opção que agrada por oferecer uma madeira maciça e com resistência a ataques de cupins e fungos.
- Sucupira: É uma madeira encontrada com abundância no Brasil, impressionando com sua cor marrom-escura. Com grande resistência e forte, a Sucupira é um dos mais indicados para quem busca durabilidade.
Tipos de bordas para a bancada de madeira
- Borda facilitada: Esse é um tipo de borda clássico, com um visual arredondado nas bordas, deixando a peça pronta para ser utilizada em qualquer estilo de decoração.
- Borda chanfrada: Uma das bordas mais popular, a chanfrada possui ângulo ousado para criar chanfros, com o canto superior sendo cortado em cerca de 45 graus.
- Borda com cume decorativo: A borda é arredondada e recebe um cume decorativo de 1/16 a 1/4 polegada de altura.
- Borda Ogee: É um tipo de borda que se curva para dentro e depois para fora, aparentando um S.
- Borda Ogee romano: Assim como a borda Ogee convencional, o romano também segue com curvas que se assimilam ao S, mas invertido.
A escolha do acabamento:
Não podemos deixar de citar que o acabamento da bancada de madeira possui uma grande influência sobre o resultado final. Por isso é preciso ficar atento para qual acabamento escolher, buscando aquele que melhor se identificar com o seu estilo e com a necessidade de uso.
- Acabamento à base d’àgua: Esse acabamento é fabricado com resinas, sem a adição de substâncias inflamáveis, tóxicas e poluentes. Ela torna a peça mais resistente a risco e umidade, podendo ser aplicado a qualquer tipo de madeira.
- Cera: Com um efeito acetinado na peça, a cera natural é uma ótima opção para quem procura um preço mais acessivo e ofereça uma impermeabilizante ao material. Um cuidado com o móvel encerado é que ele necessita de uma manutenção periodicamente.
- Óleo de linhaça: É um óleo muito usado na proteção de utensílios de cozinha, mas tem uma desvantagem ao amarelar a peça com o tempo.
- Óleo mineral: Diferente de outros óleos, o mineral não altera a cor da madeira. Ele também traz uma impermeabilidade a bancada.
- Resina acrílica: É um acabamento indicado para peças de linha reta. A resina acrílica é um bom acabamento para proteger a madeira da umidade.
- Verniz marítimo: Esse é o acabamento muito usado para embarcações como o próprio nome já indica. Ele possuiu uma boa impermeabilidade, mas pode não agradar esteticamente. Outro problema desse acabamento é a sua manutenção, que pode apresentar certa dificuldade.
Alguns cuidados:
Para a manutenção da saúde do material, alguns cuidados devem ser seguidos, garantido uma maior vida útil da bancada.
A bancada deve ser higienizada diariamente com pano úmido e um pouco de sabão.
Outra forma de limpeza é com o vinagre, usando:
- Uma parte de vinagre para 4 partes de água,
- Deixe descansar por 10 minutos e depois limpe a superfície.
- Evite utilizar produtos à base de amônia ou alvejante, esse tipo de substância pode desgastar o acabamento da madeira.
Em casos de manchas, uma opção é usar o sal na bancada e esfregar com metade de um limão, deixe descansar por alguns minutos e passe um pano úmido removendo.
Um cuidado com a bancada é com relação a panelas quentes, nuca coloque diretamente na madeira, ou isso pode acarretar danos na superfície.
- Veja também: Festa baby shark: Temas e ideias de decoração