O azul é sempre uma cor bem-vinda na decoração, principalmente o azul-índigo que chegou como a cor tendência em 2022.
Mesmo o ano acabando, o azul-índigo continua sendo uma das melhores opções para quem procura uma cor forte e com personalidade.
Essa é uma tonalidade escura do azul, que oferece um visual robusto e dramático, que abrange diferentes estilos de design para a decoração da casa.
Para confirmar que essa é a cor certa para a decoração da casa, selecionamos algumas ideais para trazer o destaque que esse azul pode proporcionar.
História do azul-índigo
Ao analisar o azul-índigo, o tom é um corante azul feito de plantas de índigo em 4000 aC. É a partir das folhas esmagadas e misturadas com soda cáustica, que ficam secas em forma de pó.
Essa cor foi usada em tecidos e roupas por diversos anos, sendo originalmente produzida no leste da Ásia, Egito, Índia e Peru.
A cor se tornou a marca para o visual dos clássicos jeans e passou a ser conhecida como cor anil.
O azul-índigo é uma cor que fica entre o azul e o roxo na roda de cores e com uma combinação com cores entre quentes e frias.
Além de toda versatilidade que a cor permite, esse tom possui uma ligação com a intuição, devoção, criatividade, sabedoria, sinceridade e espiritualidade.
Por que escolher o azul-índigo?
Uma cor diferente sempre causa preocupação sobre o resultado que ela tará para o design da casa.
Essa é uma cor rica, profunda, poderosa, que traz um diferencial para qualquer ambiente. A forma como a cor é usada influencia no resultado, por isso a combinação é fundamental para conseguir o efeito desejado.
Incorporar essa cor na decoração vai transformar a decoração da casa, por isso não deixe de escolher essa cor para transformar a decoração do ambiente.
Qual o significado do azul-índigo?
Para quem procura o significado do azul-índico, a cor tem um efeito de amplo alcance. É uma cor que traz um relaxamento e calmaria, além de permitir uma conexão com a natureza.
O azul-índigo reflete força e confiabilidade, adicionando vivacidade ao ser misturado com cores ousadas. Por ser uma cor profunda, permite um visual elétrico, principalmente ao ser combinado com cores neutras como o preto e branco.
A cor permite transmitir diferentes mensagens, o que a torna uma ótima opção para quem procura uma tonalidade com ligação ao natural e moderno para o ambiente, por isso dê uma chance para essa tendência na decoração da casa.
Cores para combinar com azul-índigo
Um dos melhores benefícios da escolha da cor é a forma como esse tom conversa com outras cores.
Ele permite uma combinação tanto com tons frios como com tons quentes, dando uma liberdade para usar a cor em diferentes paletas.
Para quem busca um contraste, a dica é combinar o azul-índigo com amarelo ou laranja, mas evite usar os tons primários, preferindo modelos suaves para acentuar com o azul.
Já para um esquema sereno e pacífico, busque um esquema com outros tons de azul como o ciano ou outras cores com tons neutros como o branco, creme, marfim, cinza e preto.
Em um visual elegante, que remeta ao luxo, use a cor com o dourado, uma combinação que cria um visual único e sofisticado.
Formas de adicionar a cor na decoração
Agora que sabemos que o azul-índigo é uma cor com diferentes combinações, a dúvida é sobre como incluir o tom na decoração da casa. É importante ressaltar que não há uma limitação na hora de escolher o ambiente em que a cor será utilizada.
Não se limite a apenas usar a cor na parede, são várias formas de decorar com o azul-índigo.
Use a cor no sofá
O profundo do azul-índigo é perfeito para o sofá, dando um visual elegante para a sala de estar e trazendo um destaque para esse móvel. Procure a combinação desse tom com cores neutras, deixando o protagonismo para o móvel.
Parede com azul-índigo
A parede é um dos locais onde a cor costuma ser mais utilizada, permitindo diferentes formas de usar a cor. Além da pintura clássica, o azul-índigo também pode receber outras roupagens como listras ou pinturas artísticas.
Use a cor nos armários da cozinha ou banheiro
Para ambientes como banheiro e cozinha, o azul-índigo pode ser adicionado nos móveis como armários, criando um visual atemporal e clássico para o ambiente.
É possível encontrar o móvel já nessa tonalidade, mas uma forma de economizar e renovar os armários é pintar a mobília com a cor.
Procure por almofadas na cor escolhida
Se você quer mergulhar nessa tendência, mas não se sente confiável para uma mudança drástica, uma opção é usar a cor nas almofadas. Essa forma simples e barata permite trazer mais cor para o ambiente, mas sem precisar de grandes mudanças.
Busque criar esquema com cores que combine com o azul-índigo, ou até mesmo usar somente o tom nas almofadas.
Um belo tapete para a sala
Outra forma de usar o azul-índigo sem necessidade de uma grande mudança é com o tapete.
Você pode procurar um modelo que mais corresponda com a decoração da sala, deixando o destaque para a cor azul do tecido.
O papel de parede com o azul-índigo
Para um visual inovador nas paredes, o papel de parede é a opção que você deve escolher. São diferentes padrões para customizar os mais distintos espaços.
Os papéis de parede florais são os modelos preferidos para a decoração, trazendo uma delicadeza ao espaço.
Até a porta pode ganhar uma versão azul-índigo
Nenhum espaço está livre da influência do azul-índigo, até mesmo a porta pode receber uma versão dessa cor.
A pintura da porta com cores fortes é uma tendência que repercute a um tempo, permitindo um efeito impactante na decoração do ambiente. Aproveite para renovar o visual do cômodo adicionando a cor em sua porta.
No jogo de cama
Para o quarto, procure utilizar a cor em tecidos como o jogo de cama, uma forma econômica de revitalizar o espaço de forma simples e econômica.