Decoração Retrô para a Sala

Escrito por

 

O estilo retrô está em alta em termos de decoração e moda.

Essa tendência é forte sobretudo na geração de pessoas que hoje tem em torno de vinte anos: elas podem ser fãs de Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, e também entusiastas do bom e velho Elvis Presley, por mais que este ícone não pertença ao seu período.

O sentimento se difere daquele que se observa em quem realmente viveu certos períodos e se lembra deles com saudade. Os jovens utilizam esses ícones para compor seu gosto, mesclando-o a diversos outros estilos.

A palavra que pode caracterizar essa geração é “diversão”, já que as características do passado são incorporadas ao cotidiano de maneira sutil e descompromissada.

A Força do Estilo Retrô

A cultura retrô tem aumentado a receita de brechós e antiquários, que oferecem um grande acervo de artigos vintage para os amantes dessa tendência.

Por isso, algumas empresas têm apostado na fabricação de novos produtos deste estilo para atender às demandas da população.

Seja em brechó, loja especializada ou na internet, a verdade é que decorar a casa com o estilo retrô é muito fácil e divertido.

Veja algumas maneiras de deixar a sala de estar linda como no tempo da vovó.

Toca-Discos Retrô

som retrôO aparelho vem sendo aperfeiçoado desde a segunda metade do século XIX, mas foi perto da década de 50 que o toca-discos tomou a forma que se conhece até hoje.

Os modelos mais recentes desse sistema de som, por exemplo, também reproduzem músicas no formato MP3 e CD.

Aqueles que gostam de LPs antigos podem encontrar unidades em sebos e feirinhas especializadas, mas também é possível comprar as versões remasterizadas dos vinis em livrarias.

Telefones, Abajures e Relógios de Modelos Antigos

Assim como as vitrolas, existe uma versão moderna de telefone que segue os moldes do aparelho retrô.

Com um formato arredondado e o teclado disposto em um círculo, é possível dar este toque “vintage” a mais para a sala.

relogioMuitos dos modelos vêm com secretária eletrônica, identificador de chamadas e viva-voz, além de não possuir fios.

Clássico e elegante, o abajur ajuda a controlar a luz do ambiente e é um charmoso item para a decoração retrô. Os modelos com a base de madeira ornada e a cúpula mais simples são os que mais caracterizam os anos passados.

Já na parede, é legal colocar relógios com um tom mais escurecido, característica que objetos antigos adquirem com a ação do tempo.

Normalmente, os números vêm em algarismos romanos – excelentes para remontar a época analógica.

Uma outra pedida para alegrar as paredes são os quadros de campanhas publicitárias dos anos 50 com as cores levemente desbotadas.

Papel de Parede na Decoração Retrô

sala retroRevestir a parede com um papel floral é uma boa pedida para criar um ambiente retrô.

É possível escolher temas inspirados na Art Nouveau, no Barroco ou até mesmo na Pop Art, tornando sua sala um ambiente agradável e aconchegante.

Para que o cômodo fique ainda mais harmonioso, a dica é escolher um papel de parede que combine com a mobília.