Conheça o Estilo Escandinavo de Decoração

Escrito por

 

Perfeito para apartamentos com ambientes compactos, o estilo escandinavo de decoração utiliza cores neutras com iluminação natural em seus ambientes.

Ele é uma vertente própria de países nórdicos como Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia, e se caracteriza por unir beleza, simplicidade e harmonia.

O estilo surgiu no início do século XX e tem se reinventado até os dias atuais. Sua essência é baseada nas condições climáticas e ambientais da região, além do artesanato local.

A combinação de cores neutras das paisagens com um aspecto levemente envelhecido busca a paz interior e a sensação de amplitude.

Decoração Escandinava: Cores Sóbrias para um Efeito Clean

Já que a ideia é alcançar esse visual que transmite tranquilidade e calma, o ideal é usar tons neutros, especialmente branco, cinza e nude.

sala decoração escandinavaEssas cores costumam estar presentes nas paredes, no piso e até mesmo em móveis e eletrodomésticos.

Porém, é preciso ter cuidado para não deixar o ambiente excessivamente frio.

Para prevenir, utilize tons de marrom, madeira clara ou envelhecida e o preto em posições e móveis estratégicos.

Além disso, procure aproveitar os elementos decorativos dos cômodos (quadros, molduras, almofadas, livros, luminárias, porta-retratos etc) para trazer cor e contraste aos ambientes, optando por modelos coloridos ou com estampas de paisagens e lagos – característicos desse estilo.

Mas sem exageros, afinal, o estilo escandinavo busca uma decoração simples e limpa.

Tradicional e Moderno em Um Só Estilo

Essa combinação visual de ambientes clean com detalhes coloridos reflete em outra propriedade marcante da decor escandinava: a mistura entre o tradicional e o moderno.

sala decoração escandinavaPara criar esse efeito, os materiais geralmente são feitos de linho e algodão, e são constantemente utilizados em móveis e objetos, trazendo características mais despojadas e um ar contemporâneo.

Outra característica deste estilo é a interação entre as linhas retas (presentes no design dos móveis e na disposição dos cômodos, se possível até mesmo na arquitetura do local) com o aspecto mais envelhecido (especialmente poltronas e mesas).

Uma dica é instalar muitas luminárias em um mesmo ambiente, ter uma mesinha de madeira na sala ou um armário com visual clássico – mas ainda assim com linhas retas.

Outros materiais que combinam muito bem com esse estilo são a cerâmica (que pode estar presente em vasos decorativos) e também o vidro – que combina com ambientes brancos, favorecendo a sensação de minimalismo, espaço e tranquilidade.

Aposte também em materiais naturais para os estofamentos, feitos de lã ou linho, em tapetes de peles e vasos de flores: assim você quebra um pouco a seriedade e rigidez do estilo com esses detalhes criativos, mas discretos.

Iluminação Natural Aliada a (Muitas) Luminárias

quarto decoração escandinavaInspirado no clima frio da Escandinávia, a iluminação natural é pensada para maximizar a iluminação e ajudar na propagação do calor.

Portanto esse tipo de decoração é marcado por janelas grandes e que trazem muita iluminação natural, geralmente sem muitos adornos ou decorações – lembre-se que um ponto chave desse estilo é ser discreto.

Caso você deseje enfeitar as janelas, opte então por elementos livres de decoração extra, como franjas ou saias.

Você também pode usar as luminárias – até mais de uma em um ambiente só. Elas podem ser coloridas ou pretas, para equilibrar com o visual clean das paredes.

Atenção na Hora de Escolher e Organizar os Móveis

Como você já viu, os móveis geralmente possuem linhas retas e curvas sutis, o que junto com os objetos decorativos de cerâmica e vidro produzem ambientes acolhedores e confortantes.

Para causar o efeito de tranquilidade e amplitude, é preciso tomar cuidado no momento de escolher a disposição dos móveis no ambiente.

copa decoração escandinavaUma peça posicionada de forma errada pode quebrar a dinâmica do ambiente e gerar incômodo.

A dica aqui é concentrar os móveis próximos às paredes, deixando um espaço de circulação amplo.

Também é uma boa ideia aplicar os objetos coloridos em pontos estratégicos para dar o destaque desejado no ambiente, que podem ser uma cadeira, um vaso, quadros na parede etc.

A decoração escandinava é minimalista – portanto evite colocar muitos móveis em um mesmo ambiente e tenha sempre em mente a funcionalidade dos cômodos.

O estilo escandinavo de decorar une tudo aquilo que deixa um apartamento moderno e elegante, e ainda dá aquele toque especial de conforto.

Sem contar que por conta de suas tonalidades claras e iluminação abundante, os ambientes transmitem a sensação de amplitude.

 

Autoria: Texto elaborado pela equipe da Tibério.