Decoração de Primavera para a Casa

Escrito por

Depois do inverno, “lá vem o sol”! Ele não espera o verão chegar: já na primavera começa, gradativamente, a tornar o ambiente mais aquecido e colorido. Que tal trazer esse clima para dentro da sua casa? Confira algumas dicas simples e surpreendentes para incorporar a estação das flores à decoração.

Tecidos para a Decoração de Primavera

sala coresÉ hora de despir a casa da decoração de inverno e torná-la mais fresca e colorida. O que pode ser feito imediatamente é trocar as cortinas pesadas por outras de tecidos naturais mais leves, como é o caso do linho e do voal.

O mesmo deverá acontecer com as camas e chão: mande lavar edredons quentes e tapetes felpudos e guarde-os para o ano que vem. Mantas e colchas mais leves podem continuar em cena.

As almofadas podem ser vestidas com capas bem coloridas. Se os seus estofados forem em tom neutro, não terá erro. Caso contrário, mande fazer uma capa também para seus sofás e poltronas.

Isso pode ser especialmente útil se seus móveis forem de couro. Eles causam suor e grudam no corpo em dias mais quentes.

Cores e Flores na Decoração Primaveril

A ideia é simular um jardim dentro de casa. Isso pode ser alcançado com uma decoração que contempla uma boa cartela de cores suaves. Mas também pode ser mais ousada e misturar tons quentes, como o pink, com os mais calmantes, como o azul marinho.

pano pintura primaveraO verde, no entanto, deve possuir uma dominância discreta. Ele pode servir como o pano de fundo da decoração, estando em parte ou inteiramente presente em praticamente todos os objetos, mesmo que acompanhado por outros tons.

Existem muitas sugestões de paletas com diversos tons que combinam entre si. Elas podem estar presentes nas já citadas almofadas e capas de sofás a até mesmo vasos, porta-retratos, cinzeiros, tapetes, cortinas, pôsteres e em tecidos autocolantes para paredes.

Se você possui dons artísticos, cogite usar um lençol branco e pintá-lo com motivos florais. Depois de pronto e com a tinta seca, pendure-o numa parede especial da sala ou na cabeceira da cama, no quarto.

Por sinal: uma paleta primaveril não precisa estar presente em tecidos e objetos lisos. Os estampados com flores e folhagens podem ser fantásticos também, criando um efeito impactante.

Contudo, atenção: folhas secas, normalmente representadas por tons quentes, se referem mais ao verão e ao outono. Folhagens verdes com flores coloridas são a própria primavera.

Plantas e Hortas na Casa de Primavera

prateleiras de temperos cozinhaPrepare seus vasos para acomodar flores e plantas da estação – que serão de espécies das mais variadas. Se não tiver vasos, regadores de lata, baldinhos, chaleiras e outros recipientes domésticos podem ser muito charmosos para substituir.

Cogite adquirir uma árvore para espaços internos. Se você dispõe de varanda, o céu é o limite. E na sala, que tal montar um jardim vertical?

Atenção para possíveis alergias em moradores da casa. Você terá que dispensar flores com pólen excessivo.

Na cozinha, a primavera pode surgir em forma de vasinhos com ervas e temperos diversos, que você poderá cultivar e usar fresquinhas na hora de cozinhar. Mesmo quando a própria primavera passar.

Aposte em Móveis Artesanais ou Provençais

quarto provençalSe você está pensando em expandir a primavera doméstica para os próprios móveis, os artesanais ou mesmo de antiquário são perfeitos. Eles possuem uma pegada natural e ao mesmo tempo graciosa. E costumam custar menos do que peças modernas ou rústicas.

A originalidade simples dos feitos à mão e o charme vintage dos antigos combinam perfeitamente com essa estação do ano.

Muitos possuem motivos de jardim, com pinturas ou engravos de flores e até mesmo telas de palha. Se os tons são escuros, aposte numa pátina com tinta mais clara e tons pastéis para atualizá-los.

Outra opção é partir diretamente para as linhas provençais, cuja estética remete aos campos franceses.